Ugh, you’re a MONSTER!
Como vocês estão? Estão todos bens? Como está o frio? O projeto picolé, está em avanço? Bem, eu estou liquefando aqui do outro lado do mundo. Mas mesmo nesse calor, congelei com um comentário de um conhecido. Percebi o quão otaku ancião me tornei. Pois a pessoa não conhecia, o Urasawa Naoki. Sim, o senhor responsável pelo Monster e Master Keaton. Claro, desconheciam as obras como 20th Century Boys e Pluto também.
Então, hoje será uma aula introdutória do Urasawa Naoki com Monster. Mentira, não será uma aula, mas uma breve introdução a esse grande autor, Urasawa Naoki. Uma obra publicada no Big Comic Original da Shogakukan, no periodo de1994 a 2001 e alguns anos depois tornando anime.
Sinopse
A vida do Dr. Tenma, um neurocirurgião japonês, aparentava estar linda e brilhosa, uma vez que ele já estava com a vida consolidada como médico e estava noivado com a filha do diretor do hospital. Mas tudo começa a degringolar após a cirurgia de emergência do Johan Liebert.
Um suspense e drama humano, tendo como palco a Alemanha e a Checa, antes do muro de Berlim ser derrubado.
Ugh, you’re a MONSTER!
É confuso
A primeira vista, esta obra aparenta ser confusa. Pois há várias camadas de suspense, thriller e mistérios. Tudo devido às mil folhas de dor de cabeça, ao redor do Dr. Tenma, causado pelo Johan Liebert. Mas isto seria um problema? Não, ao contrário, só aprofunda mais a nossa curiosidade. Isso gera alguma perguntas, como:
- Afinal de contas, quem é Johan Liebert?
- O que ele deseja realizar?
- O que é o “monstro” que ele tanto fala?
Vou responder elas no artigo? NÃO! Definitivamente não. Mas darei visão do mundo de Monster do Urasawa Naoki.
Antônimos
Como o a mil folhas de mistério nos da varios gostinhos de quero mais, aqui vou comentar apenas só uma das faces. O Johan não mata emocionalmente, com base em ira e ódio. Então qual é a motivação dele? Ele explica isso de uma forma elegante dentro do Monster, mas pode se dizer que os antonimos representa bem. Como por exemplo, a existência e a perda, vida e morte, amor e ódio. Os famosos termos que são tidos como “dois lados da mesma moeda”. Talvez, isso seja bastante crucial.
O que me intriga dessa obra é o fato de que cada vez que volto a ler, encontro pontos de vistas diferentes, me deparo com a sensação de ter experiências novas inesgotáveis. Ao mesmo tempo, isso me dá medo. Pois o desejo do Johan torna-se cada vez mais ambíguo.
O medo ao desconhecido
Como torna mais ambíguo uma vez que o autor explica? Bem, isso é a parte aterrorizante da obra e não comentarei sobre ela. Dar spoiler não é legal. Só posso dizer um único fato. Divirta-se. Divirta-se com o desconhecido com o medo.
Talvez essa seja a característica do Urasawa Naoki. Ele constrói a histórias com muita cautela. Isso faz com que tenha ritmos excelentes para aumentar a tensão gradativamente.
Resumindo: Ugt, your MONSTER!
Bem, isso foi o resumo sem (muito) spoiler do Monster. Divirta-se com a dor do Tenma, a ambiguidade do Johan e toda característica “humana” dos personagens ao redor dos dois principais. Espero que todos os leitores que não conheciam o Urasawa tenham uma experiência divertida. São somente 10 volumes que em uma sentada média você consegue devorar.
Então o seguinte, querem o Manga? Aqui no Br, foi publicado pela Conrad e a versão definitiva pela Panini.
Querem o Anime? Foi produzida em 2004 e tem 74 eps. Então só procurar na interweb que você vai achar.
Bem, então, até a próxima!!
Recomendação anterior
Todas as manchas de anime e manga
Um comentário em “Ugh, you’re a MONSTER!”
Comentários estão encerrado.