Urusei Yatsura
Diversos animes antigos tem voltado. Seja na forma de remakes, ou continuações, como está acontecendo com o Bleach. E o caso de hoje é um remake, de um dos clássicos dos animes. Dá mesma autora de InuYasha e Ranma 1/2, hoje é dia de falar sobre Urusei Yatsura!
Nascido em 1978 como manga, a primeira versão em anime estreou em 1981, e teve 195 episódios no total. Mas se você está se perguntando se o atual vai ser assim. Bem, talvez. A primeira temporada tem previsão de 23 episódios. Mas assim como Furuba, que foi um remake, com várias temporadas, provável que aconteça o mesmo com esse. Ah, caso tenham interesse, recentemente o Yago fez um post sobre o manga, que está bem aqui.
De qualquer forma, chega de enrolação e vamos ao que realmente importa!
Sinopse
Moboroshi Ataru tem duas características principais. Ser mulherengo e extremamente azarado. Quando a terra é ameaçada de ser dominada por onis alienígenas, eles dizem que uma pessoa, escolhida aleatoriamente, iria participar, por 10 dias seguidos, de um jogo de pega, com um membro escolhido dos onis. E caso o humano conseguisse, nesse período, segurar os chifres do oni, os humanos seriam os vencedores do jogo, e os onis iriam desistir da invasão.
Ataru é escolhido entre os humanos, e vai jogar contra Lum, a filha do líder dos onis. Mas o grande problema é que ela pode voar e criar descargas elétricas. Durante o último dia do jogo, enquanto Ataru fala para si mesmo que vai casar com sua namorada, Shinobu, após vencer, Lum acaba ouvindo o que Ataru fala, mas ela entende que ele está pedindo ela em casamento. O que permitiu que Ataru, no momento de distração, vencesse o jogo. Mas por consequência, ele ganhou uma noiva que é uma oni alien.
Agora ele vai ter que lidar com sua relação com Shinobu, enquanto mantém Lum feliz, e continua dando em cima de todas as mulheres bonitas que ele encontra.
Primeiras impressões
Vamos direto ao ponto. Urusei Yatsura é um título deverás antigo. Então tenham em mente que, para os padrões que temos de animes atualmente, vai causar um certo choque. Afinal, é um anime feito com a mentalidade do Japão no final dos anos 70. Mas com isso esclarecido, continuemos.
O anime em si é divertido. Como disse, causou uma estranheza, porque a comédia, a maneira que funciona a relação do Ataru com a Lum e a Shinobu, são bem diferentes do que vemos hoje em dia. E muitas vezes eu pensei “cara, não é possível que elas simplesmente não escutem o que o Ataru fala”. Porque ele vive falando que não quer casar com a Lum, e que quer casar com a Shinobu. Mas geral ignora, sem nenhum motivo aparentemente.
Tem também algo que irrita, que é a hipocrisia da Shinobu. Porque ela vive brava com o Ataru, por ele dar em cima de outras mulheres. Isso é completamente compreensível e aceitável. Mas no momento que aparece alguém, que ela considera melhor que o Ataru, é como se o cara simplesmente não existisse mais. E melhor, eu me refiro a simplesmente beleza e dinheiro. Só. Porém, estranhamente ninguém vê um problema com isso. Uma coisa que, pessoalmente, me incomodou muito. Mas vamos ver como vai seguir.
JUDGEMENT TIME!!!
Bem, vamos a análise de Urusei Yatsura. Inicialmente, começando com trilha sonora, não é exatamente a coisa mais marcante que tem. É bom, mas se não prestar atenção, facilmente vai passar batido. Indo para a animação, isso é muito bom. Algo que é esperado, já que é um remake de um dos grandes clássicos, e esses remakes sempre tem um alto investimento em animação.
Roteiro, não é que seja ruim, mas claramente demonstra a diferença da época. Afinal, é uma obra do final dos anos 70. Então a diferença na cultura, após mais de 40 anos, não são ignoráveis. O roteiro, sinceramente, é bom. O problema é como os personagens são.
Não que sejam ruins, mas é algo muito forçado. O Ataru sempre mulherengo, mas nunca desiste da Shinobu. A Lum que vive grudada no Ataru, porque sabe que, na primeira chance, ele vai ficar com a Shinobu. E a Shinobu, que aparenta ser a namorada oficial, mas que nunca se dá ao trabalho de sequer ouvir o Ataru, e claramente o deixa de lado facilmente. E depois de escrever isso, percebi que o problema todo é a Shinobu. Maldita Shinobu.
De qualquer forma, em questão de qualidade, Urusei Yatsura é muito bom. Creio eu que, para o manga ter durado tanto tempo, chegando a 366 capítulos, é porque há um desenvolvimento de enredo que compense isso. Além disso, é a mesma autora de InuYasha e Ranma 1/2. Dois animes também considerados clássicos, e amados até hoje. Por tudo isso, considero que Urusei Yatsura vale ser assistido.
E é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!
Recomendação anterior (Fuufu Ijou, Koibito Miman)
Todas as manchas de anime e manga
Recomendações da temporada (Julho 2022)
Impressão Final da Temporada (Julho 2022) – Parte 1 | Parte 2
Um comentário em “Urusei Yatsura”
Comentários estão encerrado.