Thermae Romae Novae

Thermae Romae Novae

Já imaginou um anime sobre fontes termais? Não? Agora, coloca um romano no meio disso tudo. É sobre isso que Thermae Romae Novae fala!

O anime tem 11 episódios, que foram baseados no manga de mesmo nome, da autora Yamazaki Mari. Além disso, também um live action, mas eu não cheguei a assistir, então simplesmente vou ignorar que ele existe. Por sinal, o anime está completo na Netflix. Mas chega de enrolar e vamos ao que importa!

Sinopse

Na antiga Roma, algo que fazia parte da vida dos romanos era o que chamavam de Thermae, um grande banho aquecido público. Lucius Modestus é um arquiteto de termas, que está a procura de emprego após ser demitido. E o que ele quer é fazer seu antigo empregador se arrepender de tê-lo demitido. Mas para isso, é necessário uma ideia inovadora.

Thermae Romae Novae

Enquanto pensa durante um banho, ele coloca a cabeça em baixo da água, e quando volta a superfície, ele está em um banho japonês moderno. E ao voltar para Roma, ele faz o possível para replicar o que conheceu no Japão, o que o trás grande fama, como um homem que está além de sua época.

Desde momento em diante, Lucius se vê diversas vezes no Japão, em termas diferentes, e sempre volta a Roma com novidades que, para os romanos, eram inimagináveis. E sua fama vai continuar a crescer.

Entre Japão e Roma

Thermae Romae Novae apresenta um romano, diretamente da antiga Roma, se deparando com o Japão moderno. Mas, coisas que tornam isso interessante são: ele não faz ideia que está viajando no tempo, ou a ideia sequer passa por sua cabeça, e ele não sabe, magicamente, falar a língua japonesa.

Todas as vezes que ele vai a nação das pessoas de rosto achatado, como ele fala dos japoneses, ele passa a maior parte de seu tempo analisando suas construções, e as termas, principalmente. O que faz ele temer pelo império romano, pois com aquela tecnologia, Roma não teria chances contra a terra das pessoas de rosto achatado.

Thermae Romae Novae

Outra coisa muito interessante é que, quando Lucius fala algo, ele realmente fala em latim, e não em japonês. Seus pensamentos ou as partes em Roma, todos falam em japonês, por uma questão de praticidade, mas ele falando em latim com os japoneses, e ninguém entendendo o que ele fala, mas ainda conseguindo se comunicar, é muito bom.

Thermae Romae Novae

Sinceramente, Thermae Romae Novae é o tipo de anime que, independente se você gosta ou não de animes, vai ser legal. Ele tem uma comédia interessante, trás um pouco da histórias romanas e japonesas, e no final de todos os episódios, tem alguns minutos da autora viajando o Japão, enquanto ela conhecia as diversas fontes termais do país.

Thermae Romae Novae

Assim sendo, eu digo que Thermae Romae Novae é um anime excelente, e que compensa cada minuto que assistir. E sinceramente, assiste sem pressa, aproveita a experiência. Porque realmente é muito bom.

E é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!

Kasa

Mancha anterior (Grimoire of Zero)

Recomendações da temporada (Abril 2022)

Impressão Final da Temporada (Janeiro 2022) – Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Bruno Arade