Yesterday wo Utatte

Yesterday wo Utatte

Diversas vezes falo de animes para adultos. Mas creio que, até hoje, nunca falei sobre um anime que, mesmo sendo de romance, conseguiu ser tão maduro quanto esse. Além de ser um anime incrível. Por tudo isso, eu tenho o prazer de lhes apresentar Yesterday wo Utatte, ou como está na Crunchyroll, Sing “Yesterday” For Me.

Originalmente em manga, por Toume Kei, infelizmente o anime não adaptou todo o original. Mas, mesmo assim, ainda é um anime incrível.

Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente importa!

Sinopse

Após terminar a faculdade, Uozami Rikuo não viu sentido em seguir uma carreira, e agora vive trabalhando em conveniências. Mas sua vida pacata muda com a presença de Nonaka Haru, uma garota de 18 anos, sempre animada, que frequentemente vai ao trabalho dele para se aproximar de Rikuo.

Porém, as coisas mudam quando uma colega de Rikuo da faculdade, a qual ele também era apaixonado, Morinome Shinako, voltou para a cidade, ele vai atrás dela, na tentativa de transmitir seus sentimentos. Ao mesmo tempo, um amigo de infância de Shinako, Hayakawa Rou, que também é apaixonado por Shinako, mesmo que ela o veja apenas como um irmão mais novo, agora é maior de idade, e também deseja conquistar Shinako.

Nesse quadrado amoroso, o passado deles virá a tona, e relações serão construídas. Ou destruídas.

Deixar o passado

De certa forma, Yesterday wo Utatte é um título perfeito para a obra. Enquanto todos os personagens tentam, a sua maneira, seguir com suas vidas, o passado continua a voltar. Afetando cada um de sua maneira. Rikuo, que não consegue desapegar de Shinako, mesmo que não seja o que realmente lhe faz bem. Haru, que foge constante do passado, até o momento que não tem mais opção. Shinako, que não consegue superar o ex-namorado que faleceu, e Rou, irmão do ex-namorado de Shinako, que nunca deixou de ser o irmão mais novo dela.

E durante todo o anime, há conflitos entre as relações que, a cada novo momento, se percebe que é necessário para todos os personagens, de alguma maneira, lidarem com esses passados. Mesmo que, para isso, seja necessário se machucar. Ou perder algo que seja de grande importância.

Mas tudo acontece, realmente, de maneira madura. Não é mais um shoujo com drama desnecessário e sem sentido. Ou um shounen no qual os personagens nunca fazem nada para estar com quem gostam. Coisas acontecem, e não tem como, simplesmente, fingir que nunca aconteceu. Mas tem como aprender a conviver e superar. E Yesterday wo Utatte deixa bem claro essa questão.

Yesterday wo Utatte

Devido a um acontecimento de ontem, esse anime me veio a cabeça. E senti que, acima de tudo, esse era o momento de falar sobre. Pois, dessa vez, é possível falar sobre a marca que Yesterday wo Utatte deixou em mim. E resumo em uma única frase.

“O passado é importante. Mas não é possível viver o presente, ou seguir para o futuro, se o passado não for deixado de lado.”

As vezes, é necessário entender que o passado é apenas o passado. É parte da nossa história, mas ele não vai se repetir. Por isso, é importante lidar com seu passado, mas sem ficar preso nele. Para assim conseguir seguir em frente. E essa é uma mensagem que, com toda certeza, Yesterday wo Utatte passa de maneira clara. Portanto, eu considero que, a todos que precisam lembrar disso, assistam o anime. Com certeza vai fazer bem.

E é isso aí. Aquele abraço e até a próxima!

Mancha anterior (Words Bubble Up Like Soda Pop)

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (Abril 2022)

Bruno Arade

Um comentário em “Yesterday wo Utatte

Comentários estão encerrado.