Uma outra face do Kiseijuu: Parasyte Reversi
Como vocês estão? Estão todos bens? Eu voltei! Essa semana falarei de um manga que me questionei bastante internamente. A obra se chama Kiseijuu Reversi. O nome é bastante subjetivo. Deixa claro a relação com a saudosa e lendária obra Kiseijuu, ou Parasyte. Sobre a obra original, já tive o prazer de comentar aqui na página. Detalhes acompanhe aqui. Agora, esta obra baseada no Parasyte e dirigida pelo Ohta Moare teve um ponto de vista um pouco diferente da original, e hoje falarei sobre isso.
Sinopse
A disputa de sobrevivência entre a humanidade e os parasitas não muda. O original contou a história entre o Shiniti e o Migi. Aqui a batalha é outra.
O policial veterano Fukami, sente uma estranheza no Tatsuki. Um mero estudante que procurou a polícia quando isso foi necessário. A razão da estranheza surgiu pela sua família.
Aqui se inicia mais uma história das pessoas envolvidas com o Parasyte.
Uma outra face do Kiseijuu: Parasyte Reversi
As temáticas abordadas
Partindo do pressuposto que vocês já leram a obra original do Parasyte, farei uma pergunta. Perceberam com clareza a temática principal da obra? Acredito que sim. E os temas subsequentes, conseguiram pegar? Como por exemplo a falta da figura materna?
Pois bem, o que isso importa? No caso, um dos temas do Kiseijuu Reversi é exatamente a falta da figura paterna.
Digamos que para muitos casos, a figura materna serve para direcionar a orientação emocional, sentimental e afetiva. Em comparação, a figura paterna estabelece os valores morais, a justiça e os congêneres. O quanto isso varia de uma família para outra, não discutirei, mas infelizmente, o clichê representa isso. Certo?
As figuras à se espelhar do Hirokawa Tatsuki
Então, retomando o assunto, o personagem principal Hirokawa Tatsuki, cresce em uma família onde a mãe faleceu quando ele era bem pequeno e só está o pai, extremamente ausente. Aos que leram bastante o original já deve ter pegado, Tatsuki é o filho do prefeito, o Hirokawa.
As ações do Tatsuki deixa bem claro a carência do amor, do afeto e que ele busca essas características. Mesmo o autor não executando isso de forma agradável ao ler, a figura do Horimi como uma figura paterna fica bastante nítida como alguém que transmite moralidade ao Tatsuki.
As outras temáticas
Além desse comparativo das figuras materna e paterna entre o Parasyte original e o Reversi, há outras temáticas como: “Como utilizar a força concebida”, “formas de convivência” entre outros. Não me estenderei para não estragar mais ainda a experiência.
De qualquer forma, repito, pois é extremamente importante não crie expectativa excessiva.
Vale a pena ou não?
Por ser uma obra que a versão original teve uma enorme repercussão, e na realidade até hoje é relevante na história do manga, há muitos leitores que demonstraram rejeição, próxima a ojeriza. Coerente. Assim a questão que não quer calar é: Vale a pena ler ou não?
Eu, particularmente, digo que seria legal você ler com ou sem expectativas. Como se tivesse pegando qualquer outra obra fanmade. Ok, chamar de fanmade algo que o autor do original Iwaaki Hitoshi acompanhou é forçar a barra. Mas quero acreditar que consegui chegar ao ponto.
Resumindo: Uma outra face do Kiseijuu: Parasyte Reversi
Bem, isso foi o resumo sem (muito) spoiler do Parasyte Reversi. Lembrando que Parasyte Reversi é uma obra que segue paralelamente ao original e suplementa a temática do original. Acredito que como um spin-off tem uma qualidade decente.
É óbvio que não segue completamente o original, nem na narrativa, nem na estrutura e nem nas artes. Mas a essência ele manteve. Deu para perceber que o autor, Ohta Moare, ama a obra original e a respeita profundamente. Tanto que os personagens que aparecem na versão original e que protagonizaram cenários no Reversi, não são deformados para satisfazer esta obra. Eles são os mesmos personagens do original. É o básico? Sim, exatamente. Mas são poucas obras spin-off que respeitam.
Por isso mesmo com as minhas dúvidas decidi trazer para vocês.
Então o seguinte, querem o Manga? Procurei o oficial, mas infelizmente não encontrei.
Querem o Anime? Não tem. Infelizmente.
Bem, então, até a próxima!!