Tsuma, Shougakusei ni Naru.: Reencarnação inédita
Olá, como estão? Hoje apresentarei uma obra que pode separar opiniões, mas vamos lá. Ela se chama “Tsuma, Shougakusei ni Naru.”. Em uma tradução bem direta seria algo do tipo: “Esposa, torna uma criança”, ou também, “Esposa, torna uma criança do ensino fundamental I”. Nome bastante inusitado.
Essa obra seinem publicada pela Weekly Manga Times tem como autor Murata Yayu, e é uma comédia romântica com base na reencarnação.
Então, sem mais delongas, vamos para a sinopse?
Sinopse
Após a morte de sua esposa, Takae, há dez anos, Niijima Keisuke, seu amado esposo, juntamente a sua filha, Mai, estavam no fundo do poço, afundado na tristeza. Até que, em uma noite, uma garota de uns 10 anos visita a família Niijima, falando ser a reencarnação de Takae, que havia falecido.
A princípio, eles acham que ela era alguma pegadinha de mal gosto, mas a garota falava coisas que só a família conhece. Então com o tempo, o Keisuke e a Mai reconhecem a garota como “Takae”.
Assim, os três começam então a agir juntos como uma “família”. No entanto, a estudante Marika Shiraishi vive negligenciada por sua mãe, Chika, nesta vida.
Tsuma, Shougakusei ni Naru.: Reencarnação inédita
Fazia muito tempo que eu não via um mangá que ficasse na minha mente dessa forma. Não há cenas chocantes, como pessoas sendo massacradas e degoladas (embora a Takae tenha morrido em um acidente de carro). Como uma história de família achei muito bem feita. Pois, pelo título imaginei uma história que transforma a “esposa” em uma criança. Algo como o “Detective Conan / Case Closed”, ou pegando algo mais recente o “Kill Ao”, onde o protagonista rejuvenesce e o drama ocorre para envelhecer até a idade original. Mas como já foi dito na sinopse, foi totalmente diferente. Ela reencarnou.
A obra é no total de 14 volumes, e para falar dessa obra, mas sem spoiler, vou tomar apenas o primeiro volume para apresentar.
Quem é você. O que te difere dos outros?
Em primeiro lugar, logo no começo da obra, fiquei pensando como é difícil para as pessoas identificarem quem eu sou só por informações. Partindo disso, de certa forma, quem confirma a nossa existência como um ser estabelecido, é a presença de uma terceira pessoa (ou observador).
Para tomar um caso como exemplo, é difícil distinguir o que é verdadeiro e/ou falso na Internet. Tem casos onde tomam medidas para autenticar as contas das pessoas, mas agora que pode comprá-la, essa medida também não é mais confiável. De qualquer forma, a história segue nessa linha: credibilidade e confiança social.
Depois que o Keisuke e a Mai reconhecem que aquela garota é a “Takae”, surgem cenários onde eles tentam tampar o arrombo que a saudade deixa. Como o Keisuke abraçando e tirando fotos de “Takae”. Afinal de contas, não é fácil superar a perda de uma ente querida. Estava em um ponto onde o Keisuke (literalmente) morrendo de saudade.
Entretanto, à medida que a “Tsuma, Shougakusei ni Naru.” avança, vemos facilmente problemas surgindo. Pois, o fato é que a Takae reencarnou e agora tem 10 anos e com outro nome: Shiraishi Marika. Em comparação, o Keisuke é nada mais nada menos do que um bom senhor de meia idade e tem a Mai para cuidar.
Reiterando. Ela não rejuvenesce, mas reencarna
Sim, exatamente esse o ponto. A Takae reencarna. A esposa do Keisuke agora é estudante do ensino fundamental. Ainda mais, ela não nasceu na família de onde era, mas é filha de uma pessoa sem vínculo nenhum com a do Keisuke e da Mai. Imagine só o tamanho do problema que vem junto nesse amor dessa família.
Lidar com esse tema nos dias atuais, onde muitas das vezes nós somos mais um número na estatística, senti que foi uma tentativa inigualável.
Ainda mais, isso foi só no primeiro volume. A história se expande, e a forma como desenvolveram deixou muito interessante. Quando terminei de ler o primeiro volume e estava passando para o volume 2, me deu um aperto no coração assustador. A trajetória tomada e a forma como se desenrolou de lá até o volume 14, nem digo nada. Só leia.
Tsuma, Shougakusei ni Naru.: Reencarnação inédita
Bem, essa foi a breve visão sobre a Tsuma, Shougakusei ni Naru.: Reencarnação inédita. Uma obra de reencarnação e muito amor de família. Tudo bem que é uma família japonesa, então os afetos não são calorosos como a do Brasil. Mas é afeto familiar. Problemas tem pra dar e sobrar.
Recomendo fortemente para qualquer pessoa que esteja a fim de se distanciar das mangá de grande sucesso, cheio de ataque com nome inédito e batalhas estrondosas.
Para quem tiver interesse procure o mangá ou a série. O anime estará na vossa tela em outubro de 2024.
Então, divirta-se!
Recomendação anterior
Todas as manchas de anime e mangá