Tokyo Ravens – Magia Oriental e reencarnação

Tokyo Ravens – Magia Oriental e reencarnação

Olha nós aqui outra vez! E novamente trazendo um anime que meche com o sobrenatural. Mas dessa vez, com a temática principal relacionada ao Onmyõdõ. Não sabe o que é? Pois então irei apresentar.

Tokyo Ravens é um anime adaptado da light novel do mesmo título, escrito por Kouhei Azano. Também é autor de Black Blood Brothers e K (sim, é esse o nome da obra), sendo que K também foi adaptado a anime.

Sinopse

Onmyõdõ foi uma técnica muito utilizada pelo Japão durante a segunda guerra. Porém muita coisa mudou atualmente, com a utilização de tecnologia para auxiliar no uso da arte.

A história tem como protagonista Harutora, um jovem nascido no ramo secundário da família Tsuchimikado, conhecidos por serem descendentes de Abe no Seimei, o maior e mais conhecido onmyõuji da história.

Quando criança, Harutora faz uma promessa com Natsume, a filha do líder do ramo principal da família, em que ele seria seu familiar quando os dois fossem mais velhos. Contudo, Harutora chega a adolescência sem demonstrar qualquer talento ou interesse em se tornar um onmyõuji.

E quando Natsume volta para sua cidade natal, uma usuária proeminente de onmyõdo vai até a cidade, ameaçando recriar um feitiço que foi utilizado a dois anos atrás e os resultados foram catastróficos.

Nessa situação, Harutora e Natsume se unem para tentar impedir que tal erro se repita.

Afinal, o que é onmyõdõ?

Coisa rápida, só pra dar uma visão BEM geral sobre. Onmyõdõ é um tipo de “magia”, por falta de nome melhor, que surgiu durante os séculos V e VI, e envolve diversos conhecimentos diferentes, sendo alguns a astrologia, esoterismo, alquimia, feng shui e shinto.

Diversos animes já apresentaram conceitos próximos ou fez menções a figuras relacionadas, como Nurarihyon no Mago, Toaru Majutsu no Index e o clássico Shaman King.

Agora, sobre o anime

“Tokyo Ravens é mais um anime focado em sobrenatural, com algum tipo de magia.” Bem, errado não tá. Mas falta coisa nisso.

Sinceramente, creio que o único anime que focou tanto nos conceitos do onmyõdõ que conheço é Tokyo Ravens. Ao menos, nenhum outro que realmente foi marcante me vem à cabeça.

Pode ser que um conhecedor de onmyõdõ não concorde. Mas esse anime consegue apresentar com facilidade os conceitos da arte. Sem contar a maneira que misturam o sobrenatural com a tecnologia.

Além disso, a estória não segue aquela receita típica de muitos animes de ação. Sabe, o típico “ah, eu sou o protagonista, e vou ficar forte para lutar contra o vilão, porque o vilão é MALÉGNO!”

Todos os personagens, tanto os protagonistas quanto os antagonistas, possuem suas motivações. O que dificulta dizer que tem um vilão. O que, ao menos para mim, torna o anime muito mais interessante.

O grupo principal

E nisso tudo ainda há aquele romance gostoso para quem gosta, personagens carismáticos (a maioria ao menos) e a garantia de diversão.

Pena que não tem mais o anime no crunchyroll. Por que? Também não sei. Só sei que é assim. Mas titio Google sempre ajuda.

E por hoje é isso. Semana que vem estou de volta com outra mancha. E nada sobrenatural dessa vez.

“ESPERA! Cadê a parte da reencarnação?”

Então. Assiste o anime que vai fazer sentido.

Fontes:

https://myanimelist.net/anime/16011/Tokyo_Ravens

Bruno Arade