Todenka / Urban Legend Unit
Olá, como estão? Tudo bem com vocês? Hoje apresentarei um manga que trata-se de “lendas urbanas” como algo real, mas muitos não o conhecem, ou fazem de conta que não existem. Essa obra se chama Todenka. Recomendo fortemente para os amantes de histórias e humores estranhos com qualidade duvidosa.
O Todenka foi escrito pelo Ootsuka Eiji, o autor do Kurosagi Shitai Takuhaibin: Delivery Service of Corpse e desenhado pela Kio Nato. Publicado na Kwai e posteriormente no Young Ace da editora Kadokawa.
O Todenka inicia com um universitário sendo indicado para entrar na Segunda Divisão de Assuntos Gerais Metropolitano de Tóquio, pelo seu orientador, para não ser mais um na estatística. Lê-se desempregado. O nome do setor é longo e bonito, mas na prática, resolvem problemas com “lendas urbanas”.
Aliás, a Segunda Divisão de pipipi-popopó é chamado de Todenka, pois em japonês, Ka é setor e Toden é abreviação do Toshi Densetsu Kujoo Uketsuke Gakari. Onde Toshi densetsu é lenda urbana, Kujoo é reclamação e Uketsuke é onde recebe essas reclamações. Mas, Toden tem a mesma pronúncia da rede de linha de trem, então aparenta ser uma divisão que atua na area de transporte. Omonimos confundinco até as vidas dos japoneses.
Sinopse
O universitário, Tsukigiwa Tomeru, tornou-se funcionário contratado por Tóquio, pois atuava na área do folclorismo. No entanto, seu local de trabalho é um departamento que lida com problemas de lendas urbanas….
Desde o início da história, monstros de lendas urbanas japonesas como a Mulher da boca rasgada, o Cão com face humana e o Homem-Darma apareceram na maior natureza. E os incidentes que ocorrem também são baseados em lendas urbanas japonesas, independente se sejam antigas ou novas, como o Monstro do Manto Vermelho, o Little green men e entre outras. Além disso, há várias histórias que explicam experimentos sobre como estas histórias se propagavam, razão dos pânicos coletivos e imagens “inexplicáveis”.
Humor e seriedade
Se você gosta desse tipo de coisa, você vai adorar Todenka, certo? Bem irresistível. Como passa em vários cenários sérios, à primeira vista é de que seja um manga sério. No entanto, ela tem uma estrutura história muito cômica, e essa amálgama é estranhamente satisfatória. Além disso, por envolver informações não muito conhecidas, essa experiência fica mais saborosa.
Ainda mais, como Todenka é uma das obras do Ootsuka eiji, ele usa personagens das outras obra dele como personagens desse manga e não se maneira sub. Para quem fez o dever de casa e já leu Kurosagi Shitai Takuhaibin: Delivery Service of Corpse, vai reencontrar alguns deles.
São tantas coisinhas que nos atiça para ler Todenka que nem sei mais o que dizer. Mas uma coisa é certa. Leia todos os 7 volumes que não vai ser decepcionante.
Querem o Manga? Tem em português pelas páginas inadequadas para serem ditas em público, tudo bonitinho. Querem o Anime? Então somos dois. Eu também quero.
Como sempre amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir?
Bem, então, até a próxima!!