Toaru Majutsu no Index

Toaru Majutsu no Index

E aí povo! De boa? Quinta-feira chegou, e junto mais uma mancha de anime. Hoje irei falar sobre um anime que, talvez, possa até ser considerado um clássico. Vamos de Toaru Majutsu no Index, também conhecido por A Certain Magical Index

Adaptado da light novel de mesmo título, pelo autor Kazuma Kamachi, autor também de Heavy Object, também adaptado para anime, e com arte por Kiyotaka Haimura, responsável pela arte da novel de Sword Oratoria.

Ah, e o anime principal é Index, porém há dois spin-offs, que são Toaru Kagaku no Railgun e Toaru Kagaku no Accelerator, que também tiveram suas versões em anime. Contudo, deixarei para falar sobre os spin-offs e o universo de index mais pra frente.

Sinopse

Cidade Academia. Uma cidade que foi feita com o foco em pesquisas acadêmicas, principalmente no funcionamento do poder de espers, pessoas que conseguem alterar a realidade até certo ponto, existindo um sistema de níveis que os separam, sendo o mais baixo nível 0, aqueles que possuem a possibilidade, mas não o poder, até os níveis 5, com poderes ditos como inigualáveis.

Touma Kamijou é um esper de nível 0 da cidade academia. E a pessoa mais azarada que existe. Porém, ele possuí uma habilidade única, conhecida por Imagine Breaker, que permite anular qualquer coisa sobrenatural com sua mão direita.

Um dia, ele se depara com uma freira pendurada em sua varanda, chamada Index. E ela revela a existência de magia para Touma. Nesse encontro inesperado, Touma se vê envolvido em um conflito contra magos que desejam capturar Index, e decide lutar para proteger a garota de seus perseguidores.

O mundo de Index

Touma e Index

Inicialmente, é preciso falar sobre alguns detalhes de Toaru Majutu no Index. Como disse, o anime possuí dois spin-offs. Porém, apenas Railgun realmente é relevante. “Mas eu gostei de Accelerator!”. Que pena, mas o anime de Accelerator é praticamente um filler. Ao menos é o nível de qualidade da história.

Mas, continuando, nós temos primeiro Index, que tem como protagonistas Touma e Index, focando no conflito entre ciência e magia. A seguir, vem Railgun, focado em Mikoto Misaka, uma das sete espers de nível 5 da cidade academia, e o foco da história é em conflitos dentro da cidade. Porém, há uma ligação muito forte entre Index e Railgun, com os arcos se ligando uns aos outros, além de um dos arcos ser adaptado em ambos títulos, porém com perspectivas diferentes. E também, a relação de Touma e Mikoto, que sinceramente, eu shippo com força. #teammikoto

Como não shippar um casal desses?

E aí nós temos Accelerator. Que não faz diferença. De verdade, os acontecimentos de Accelerator não afetam em nada a linha principal. Apenas são apresentados alguns personagens, que poderiam ser apresentados em Toaru Majutu no Index, ou Toaru Kagaku no Railgun, e a personagem única de Accelerator simplesmente desaparece. Ou seja, filler.

Ignorando Accelerator, porque se não assistir, não vai fazer diferença, Toaru Majutu no Index e Railgun se entrelaçam o tempo todo, explicando encontros entre personagens, e cada qual focando as relações entre personagens diferentes. Então vale muito a pena.

O conflito entre magia e ciência

Bem, antes de continuar, eu vou deixar um aviso. O que irei falar sobre a igreja NÃO É A MINHA OPINIÃO, e sim o que o anime apresenta. Tendo isso bem claro, vamos a treta.

A Igreja Católica é a responsável pelos magos no mundo. Ao nível que, em três temporadas de Toaru Majutsu no Index, apenas houve um caso de mago não ligado a Igreja. E isso porque esse mago é um desertor. Então, as ações dos magos representam muito a necessidade da Igreja de controlar o mundo. Eles demonstram estar dispostos a muita coisa pelo poder, e a ciência é seu principal inimigo.

O líder da Cidade Academia

Quando se diz que o conflito é entre magia e ciência, o mais correto seria dizer que o conflito é entre a Igreja e a Cidade Academia, já que essa última é a maior representação do desenvolvimento científico no mundo. E então é apresentado dois lados: a Igreja, com uma metodologia baseada no fanatismo de seus membros, e a Cidade Academia, que aparenta ser maravilhosa, mas que esconde em suas sombras diversas atrocidades.

E em meio disso, está Touma. Por que? Oras, só porque ele tem o poder de destruir tudo sobrenatural. Magia ou habilidades de espers.

Quando ações tem um peso muito grande

Bem, Toaru Majutsu no Index nos dá um protagonista que está sempre disposto a lutar pelas pessoas que ele gosta. E por quem ele simplesmente simpatiza. Só tem um pequeno detalhe. Ele sempre se envolve em coisas enormes, o que faz suas ações terem um peso muito maior que o esperado.

Mikoto tenta impedir Touma, que foge do hospital para ir lutar

Aos poucos, ele conseguem mais e mais aliados. Sendo alguns deles a Igreja Inglesa, que é a responsável por Index, a Mikoto, que só é a terceira esper mais forte da cidade academia. Isso são apenas os primeiros exemplos, porque a lista aumenta cada vez mais. Touma apenas quer fazer o que considera certo. Mesmo que isso faça que toda a Igreja Romana o considere como seu maior inimigo.

Imagine Breaker

Sendo bem direto. Touma é o ser mais azarado que existe. O que pode dar errado, vai dar errado. Quebrar o celular porque acabou pisando nele sem querer. Uma máquina de bebidas engolir uma nota de 2000 ienes, que seriam, no dia desse artigo, uns 100 reais. Porém, isso é explicado, incrivelmente, logo no primeiro episódio.

O poder de seu braço direito, ou Imagine Breaker, é o responsável por isso. Em troca de conseguir destruir tudo que é sobrenatural, fica claro que, o que chamamos de sorte, é considerado como uma benção que as pessoas recebem. E devido ao Imagine Breaker, toda a sorte que Touma teria é anulada. O que rende diversas cenas cômicas, além de sua frase de praxe “Que Azar!”. Ou como pronuncia em japonês: FUKOU DA!

Ah, isso também é o motivo de ele ser um nível 0, eternamente. Pois todo poder que ele poderia desenvolver é anulado pelo Imagine Breaker. Só um detalhe bobo.

Toaru Majutu no Index

Bem, eu vou me abster de continuar a falar, ou esse post vai ser gigantesco. Toaru Majutsu no Index é uma obra incrível, e uma das poucas que coloca um protagonista, supostamente, fraco. Só um adolescente que arranja brigas com frequência, é muito azarado, mas com um coração enorme e um senso de justiça inabalável.

Eu recomendo, com MUITA FORÇA, para que todos assistam Index. E Railgun. Accelerator não, mas quem quiser, a vontade. Eu, particularmente, não gostei. Mas, né, gosto é gosto.

A cronologia

Atualmente, são três temporadas de Index, um filme, três de Railgun, e uma de Accelerator. Para quem quiser a ordem cronológica das temporadas, é a seguinte: Railgun, seguido por Railgun S, Index, Accelerator, Index 2, Railgun T e Index 3.

O filme é filler, então não faz muita diferença, porém vale a pena, e pela cronologia, o filme acontece após o episódio 7 de Index 2. Ou, se você é um doente como eu, que quer ver a cronologia exata, episódio por episódio, procura aqui.

E eu termino aqui. Espero que tenham gostado. Infelizmente, a Crunchyroll não tem todas as temporadas, então né, titio Google ao resgate.

Espero que tenham gostado, e sábado eu volto. PORÉM! Não será com recomendação da temporada, e sim com a minha opinião sobre os animes que eu recomendei que foram finalizados.

And that’s all folks! Aquele abraço, e até a próxima!

Kasa

Manchas de anime e manga

Mancha anterior

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (janeiro 2021)

Bruno Arade