Tate no Yuusha no Nariagari

Tate no Yuusha no Nariagari

Tem muitos isekais por aí. E a maioria deles, o protagonista tem um poder que mais parece uma trapaça, ou é o mais forte usuário de magia. Sempre tem um harém que surge pelo simples motivo de ‘porque sim’. E então nasceu Tate no Yuusha no Nariagari para quebrar o padrão.

A novel é publicada desde 2013, escrita por Yusagi Aneko e com ilustrações por Seira Minami. Também tem o manga, e o anime que lançou em 2019, com 25 episódios.

Sinopse

Naofumi Iwatani é um estudante universitário de 20 anos, que passa parte de seu tempo livre lendo novels. Um dia, enquanto estava procurando por algo novo, ele encontra um livro que tem uma história parecia com as novels medievais. Porém, esse livro está em branco após algumas páginas, e quando chega as páginas brancas, o livro o invoca para um mundo medieval fantástico.

Neste mundo, Naofumi e outros 3 jovens são conhecidos como os heróis das armas. Heróis que lutam para salvar o mundo das ondas, momentos que hordas de monstros atacam indiscriminadamente. Mas diferente dos outros, a arma de Naofumi é um escudo.

tate no yuusha no nariagari
Mine, antes de trair Naofumi

Assim como os outros 3, Naofumi aparenta ser bem recebido. Porém ele é falsamente acusado de abusar de Mine, a única aventureira que aceitou viajar junto dele. E ao perceber que ele foi enganado desde o início, apenas para que tirassem o pouco que ele tinha, e que o rei era a favor daquilo, Naofumi parte por conta. Mas, agora Naofumi se fechou, e considera que ninguém naquele mundo é confiável.

Um herói diferente

Tate no Yuusha no Nariagari apresenta um herói diferente. Sem aquela coisa de salvar as pessoas porque é o certo. Ou ajudar sem ganhar nada em troca. No momento que Naofumi é traído pela primeira vez, a ideia de fazer algo de graça simplesmente deixa de existir.

E isso não significa que Naofumi seja uma pessoa ruim. Mas que, no momento que ocorre uma troca, ou prestação de serviços, não é necessário criar confiança. A única coisa que precisam é que o serviço seja bem feito, e que o pagamento seja justo.

tate no yuusha no nariagari
Raphtalia cresceu rápido

Mas a desconfiança de Naofumi não acaba por aí. A dificuldade em confiar nas pessoas, pelo medo de ser traído novamente, se tornam tão grandes que ele aceita até mesmo escravos. Mas é quando ele consegue uma garota tanuki, Raphtalia, como escrava, que é possível ver que Naofumi não é uma pessoa ruim.

De início, ele tenta tratar Raphtalia apenas como uma ferramenta. Porém, não demora para mostrar que ele simplesmente não consegue. Ele trata ela como uma filha, ensinando ela o que ela precisa saber para viver por conta. Mas isso não o impede de sempre pedir a melhor comida para ela, enquanto para si ele só pega o prato mais barato que pode.

Inimigo de “todos”

Posso dizer que Naofumi é, provavelmente, um dos personagens com mais inimigos que eu já vi. Mas a parte difícil de engolir é que, todos esses inimigos, não são dele em si. E sim do escudo.

Há toda uma situação, que não vou entrar em detalhes dos motivos, para não dar spoilers. Contudo, Naofumi chegou naquele mundo já com um alvo no peito. Simplesmente porque ele é quem porta o escudo.

tate no yuusha no nariagari
O boneco herói da lança

Todas as pessoas da corte real, incluindo o rei, o tratam como lixo desde o início. Isso é algo perceptível desde o começo do primeiro episódio. E sinceramente, é algo que chega a dar raiva. Porque é fácil se imaginar no lugar dele. Afinal, acho que quase todo mundo já recebeu a culpa por algo que não fez. Naofumi é essa pessoa. E tudo isso porque ele tem o escudo.

Tate no Yuusha no Nariagari

Tate no Yuusha no Nariagari é o melhor exemplo de como usar um “anti-herói”. Ao olhar para o Naofumi, você encontra motivo para o jeito ríspido dele, e mesmo que ele tenha sido humilhado publicamente, ele não se tornou um monstro. E o que melhora é saber que, mesmo que Naofumi não tenha culpa pelo escudo que carrega, o que fazem com ele não é algo absurdo. Como uma outra obra, bem horrível, que fala sobre a vingança de um cara que usa cura. Tate no Yuusha é bom. Essa obra do healer, por outro lado, é só um erro.

tate no yuusha no nariagari

Outra coisa que faz Tate no Yuusha ser bom é não ter o protagonista invencível. Ele precisa se desenvolver e enfrentar desafios para continuar crescendo. O que mostra que realmente mostra A Evolução do Herói do Escudo.

Para quem quiser assistir, o anime inteiro está disponível na Crunchyroll. E em abril de 2022 vem a segunda temporada, então é o momento perfeito para assistir.

E por hoje é isso. Aquele abraço e até a próxima!

Kasa

Manchas de anime e manga

Mancha anterior

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (julho 2021)

Bruno Arade

Um comentário em “Tate no Yuusha no Nariagari

Comentários estão encerrado.