Sword Art Online: War of Underworld
E aí povo! Domingão, e hoje finalizando o especial de SAO, seguindo com Sword Art Online: War of Underworld.
Lembrando, War of Underworld, em si, não é um arco separado. Mas sim a segunda parte do arco Alicization. Contudo, como está parte do arco é muito grande, e tem muitas diferenças, vou fazer este post apenas para está parte. Além que, no anime, War of Underworld é adaptado em 23 episódios.
“Mas são 24 episódios!”. Então, como o primeiro é um recap da temporada anterior, considere o episódio como nulo. Malditos episódios de recap.
Detalhes de Alicization – Underworld
Para falar de Sword Art Online: War of Underworld, eu preciso explicar algumas coisas do Alicization. Então, para começar a lista:
Kirito e Eugeo vão contra a Administradora, uma AI que, de alguma forma, descobriu como acessar a base de comandos do Underworld, e se tornou praticamente invencível;
Para ir contra a Administradora, os dois precisam subir a enorme torre que ela se encontra, lutando contra seus cavaleiros. E descobrem que Alice, desaparecida desde pequena, é um desses cavaleiros.
A administradora, para manter os cavaleiros sobre seu controle, alterava suas memórias, os fazendo acreditar que nasceram com o objetivo de servi-la. Alice descobre isso, perde o olho direito por ir contra o sistema, e se une a Kirito e Eugeo.
Porém, a luta contra a Administradora não é favorável a eles, e Eugeo se sacrifica para que vencer a luta. Kirito consegue contatar o mundo real, apenas para descobrir que a Ocean Turtle está sendo atacada, e durante a comunicação, devido a um surto de energia, a consciência de Kirito é afetada e ele entra em estado de coma.
O início da guerra
Eugeo se tornou um com sua espada. Kirito está em estado vegetativo. Alice, após a luta, parte da capital e passa a viver com Kirito, cuidando dele, dia após dia enquanto aguarda que ele acorde. Porém, ele praticamente não tem reações, além de nunca soltar a espada de Eugeo.
Ao mesmo tempo, no mundo real, enquanto o tratamento de Kazuto continua, a equipe da Ocean Turtle precisa lidar com os invasores. E estes mesmos invasores decidem que, em vez de lutar no mundo real, eles vão entrar no Underworld, utilizando avatars de NPCs.
E então os invasores se encontram no território proibido, dito como local onde apenas os monstros vivem. Seu líder como o emperador negro, Vector, assume a liderança do território negro rapidamente, e organiza suas tropas para a guerra.
Com a guerra iminente, Alice se vê forçada a, mais uma vez, vestir o manto de cavaleiro e se juntar a luta contra o exército do território negro.
Alice como protagonista
Sword Art Online: War of Underworld, novamente fez algo que, em muitos momentos, era necessário. Kirito deixa o papel de protagonista, dando espaço para que Alice assuma a posição. Porém, diferente de como isso acontece em Mother’s Rosario, pela primeira vez Kirito precisa se protegido.
É triste ver como Alice simplesmente abandona sua vida para cuidar de Kirito. Como se estivesse em dívida com ele, ela continua a garantir que ele sempre esteja bem. Inicialmente é confuso o que ela sente por Kirito. Contudo, é claro que ela carrega em si um senso de responsabilidade muito intenso por ele.
E mesmo com toda essa responsabilidade, ela não se permite acabar sua vida, apenas cuidando dele. Saber que a população precisa dela para protege-los a motiva a lutar. Ao mesmo tempo que é triste ver como Alice se sacrifica por Kirito, também é bonito saber que, para ela, o importante é que ele esteja bem, independente se ela é quem vai garantir isso.
“Mas o Kirito volta como protagonista!”. Obviamente né. Ele é o protagonista de SAO em geral. Porém, é inegável que Alice é a protagonista em maior parte do arco. No anime ele é dividido em duas partes. E o Kirito só vai voltar lá pela metade do segundo arco. E até esse momento, ela é a protagonista.
Uma breve reminiscência
Antes de prosseguir, quero lembrar que, no arco de Aincrad, Kazuto era um adolescente de 14 anos apenas. E do dia para a noite, ele teve que começar a lutar pela sua vida. Um movimento errado durante uma luta, e ele poderia estar morto. Além das vidas que ele tirou em SAO, peso que ele continua a carregar.
A seguir precisa ir atrás de salvar a Asuna, para garantir que ela não seja forçada a casar com um grande babaca. E enquanto busca por Asuna, precisa lidar com sua prima que, claramente, se apaixona por ele. Porém eles vivem na mesma casa. Mas obviamente não é suficiente, e ele quase vê Asuna ser estuprada na sua frente, o que quase acarretou em ele tirar mais uma vida.
Depois GGO, no qual ele vai reviver o peso das vidas que tirou durante o SAO, ao mesmo tempo que investiga como que o player Death Gun faz para matar suas vítimas. E quase morre no processo.
Aí vem o Mother’s Rosario, porém foi o mais leve para ele. Então o Ordinal Scale, no qual está roubando memórias dos ex-jogadores de SAO, fazendo vários serem hospitalizados. E novamente, ele assume o papel de herói para resolver a situação.
Não sendo suficiente, quando finalmente ele está tendo alguma paz, ele é diretamente atacado, e quase morto. Fica preso em um mundo diferente, e neste mundo diferente perde um braço, vê seu melhor amigo se sacrificando para que ele sobreviva, e ainda tem sua consciência afetada.
Com tudo isso em mente, vamos para a próxima parte.
A prisão pessoal
Kirito… Não, nesse caso é sobre o Kazuto mesmo. Sword Art Online: War of Underworld, é um dos arcos mais pesados já feitos. E faz sentido para o cenário apresentado. Contudo, uma das questões que, mesmo pouco presente, trás grande impacto, é a situação de Kazuto consigo mesmo.
Um adolescente, com 14 anos, e pelos seus próximos 4 anos, precisa lutar, diretamente, contra a morte. Sempre tratado como o herói, pessoas contam com ele para resolver os problemas. Para assumir a frente, e se sacrificar pelos outros.
Porém, o peso é simplesmente grande demais para alguém tão jovem. É uma responsabilidade que nenhum adolescente deve ter. E não seria estranho ele chegar ao seu limite. De não querer mais lutar.
E é esta a prisão de Kazuto. Mesmo que ele já tenha se recuperado fisicamente, seu psicológico não deseja voltar. Para ele, naquele momento, é melhor a falsa paz de seu estado, a voltar a realidade, onde precisará lutar novamente.
Pode ser que eu seja um dos poucos, mas aos meus olhos, a situação de Kazuto é uma das mais pesadas já apresentadas no anime. Pois pela primeira vez mostra, realmente, o peso de ser um herói.
A guerra
Sword Art Online: War of Underworld roda em torno da guerra. Com combates incríveis, animação de altíssima qualidade, e a apresentação de novos personagens, em ambos os lados, cada novo embate aumenta a vontade de continuar assistindo.
Pela primeira vez é apresentado o conceito de personagens que lutam sem armas, apenas com os punhos, que são os pugilistas. Pessoas com treino físico tão intenso, que seus músculos conseguem para espadas, e seus punhos destroçar paredes.
Cavaleiros, cada qual com suas armas próprias. Exemplos disso são Scheta, uma cavaleira que usa uma espada extremamente fina, e a única que consegue causar danos ao líder dos pugilistas, ou Renly, que usa wing blades, ou basicamente laminas com o formato de bumerangues.
E obviamente houve um grande esforço, por ser a luta final, mas o embate entre Kirito e Vector é simplesmente magnífico. Além daquela coisa deliciosa, que é ver o Kirito utilizando novamente o Starburst Stream. Para qualquer fã, só essa cena faz valer a pena.
Sword Art Online: War of Underworld
Com o papel de finalizar o Alicization, War of Underworld faz isso magnificamente. Se mantém justo a história, do começo ao fim. É satisfatório ver o que acontece no final.
Bem, quase. Porque a última cena em si… Aquilo foi confuso. Não vi qual foi o verdadeiro sentido. Se pretendem fazer outro filme que vai se tornar material canônico, se o próximo arco tem alguma relação. Ou se não foi apenas um fan service estranho.
Porém, exceto por esse final esquisito, toda a temporada é ótima. E mesmo que o final seja estranho, diferente muitos animes com finais ruins, Sword Art Online: War of Underworld, não é estragado por isso. O final não anula nada que aconteceu durante todo o arco Alicization. E por isso que ainda digo que é um dos melhores arcos feitos.
Final do especial
Bem pessoas, espero que tenham gostado desse especial de 3 meses. Deu bem mais trabalho, porém valeu a pena escrever cada artigo.
Eu fico por aqui hoje, e a partir de amanhã voltamos com a programação normal.
Até a próxima!