Sword Art Online: Ordinal Scale
Boa sexta-feira! Fim de semana na nossa cara, e nada melhor que aproveitar para assistir uns animes no tempo livre. E Continuando o especial SAO, hoje irei falar sobre o filme Sword Art Online: Ordinal Scale.
E não, o filme não faz parte da light novel. Porém, ele é considerado canon, já que seus eventos tiveram efeito nos acontecimentos da novel.
O mundo atual
Diferente de todos os outros arcos, Sword Art Online: Ordinal Scale, se passa exclusivamente no mundo real.
No ano de 2026 surgiu uma nova tecnologia, conhecida por Augma. Vindo com o objetivo de substituir o amusphere, pois possuí a capacidade de enviar informações ao cérebro do usuário, mesmo com este acordado.
Por consequência, Augma é utilizado primariamente para Realidade Aumentada. Para quem não sabe o que é Realidade Aumentada, imagine Pokémon Go ou o Minecraft Earth. São apps de realidade aumentada, usando o celular como intermédio.
E é neste futuro, no qual Realidade Aumentada se torna algo constante em nossa sociedade, que se passa Sword Art Online: Ordinal Scale.
Sobre o arco
Com a vinda de uma nova tecnologia gráfica, sempre haverá algum jogo novo. E com Augma não foi diferente.
Ordinal Scale é o primeiro Augmented Reality Massive Multiplayer Online Role Playing Game (ARMMORPG) criado, e que rapidamente se tornou popular entre os usuários de Augma.
Com os rumores de monstros do SAO sendo adicionados ao jogo, Kirito e todo o grupo decidem jogar para participar da luta com o chefe. E o segundo player no ranque, Eiji, também se junta a luta.
Asuna se torna cada vez mais interessada no jogo, enquanto Kirito não se sente confortável a jogar, o que cria certa distância entre eles. Porém, enquanto tudo isto acontece, há relatos de antigos players de SAO estarem perdendo suas memórias, e parece haver ligação com o jogo Ordinal Scale.
Real e virtual se tornando um
Primeiramente, quero compartilhar que eu daria minha alma por um jogos desses! Empresas, tornem isso realidade!
Sword Art Online: Ordinal Scale, mostra como seria caso Pokémon Go fosse jogável sem um celular. Como se realmente, você virasse uma esquina enquanto anda na rua, e se depara com um Pokémon.
A vida cotidiana mudou com o surgimento do Augma. O jogo é apenas uma pequena parte. Lojas criando cardápios virtuais, aplicativos que permitem a pessoa a cantar no meio da rua, como se estivesse no karaokê. Com direito a efeitos de luz e tudo mais. A vida se torna ainda mais prática.
“Ah, mas as pessoas vão começar a confundir os dois!”. É, eu sei, sempre haverá aqueles que vão argumentar isto. E se acontecer na vida real, eu sinceramente não sei como será isso. Porém, o filme não apresenta esta situação. Os players sabem que Ordinal Scale é um jogo. E as pessoas não confundem o real com o virtual.
Para sempre um herói
Diferente dos outros arcos, Kirito não é alguém que sente vontade em jogar Ordinal Scale. Pois sua primeira experiência não foi muito boa, devido a ser um jogo de realidade aumentada, e depender muito mais de sua capacidade física.
Porém, a situação o força a ter que treinar novamente, e melhorar sua condição física. Pois, mais uma vez, o jogo não está sendo apenas um jogo. Há algo estranho no jogo, e isto está afetando os jogadores.
Além disso, Kirito começa a ver um “fantasma”, muito parecido com a idol que existe apenas em Realidade Aumentada, Yuna. E descobre que tal fantasma está diretamente ligado ao Ordinal Scale.
Seguindo um senso de responsabilidade de que deve resolver a situação, Kirito acaba se encontrando no papel do herói, com o objetivo de resolver a situação e garantir que não haja mais vítimas.
Sword Art Online: Ordinal Scale
Diferente dos outros arcos, Sword Art Online: Ordinal Scale tem um foco muito maior no mundo real. Mostra os personagens terem que lidar com as limitações do dia a dia, e como o costume dos jogos acaba por afetar suas ações.
Kazuto, mesmo com toda a noção de luta que conseguiu em jogos, sente como a falta de preparo físico vai afetá-lo, e isto logo no começo do filme. Não apenas, mas como os movimentos são mais realistas e próximos da capacidade do corpo humano. O que é uma visão interessante comparado aos arcos anteriores.
E gostaria de pedir para que lembrem. Sword Art Online: Ordinal Scale é um filme. Não será o melhor ou pior arco do anime. O filme é interessante e divertido. Pela minha opinião, vale a pena assistir. Então super recomendo.
Então finalizo aqui hoje. Chegando ao fim do especial SAO, e amanhã falando sobre a primeira parte do Alicization.