Sword Art Online: Alicization

Sword Art Online: Alicization

E aí! Sabadão, e para melhorar, só com mais anime! E continuando com nosso especial, hoje sobre o último arco finalizado na novel. Sword Art Online: Alicization.

Eu falei no post de Aincrad, porém só para lembrar. Eu irei fazer dois posts separados para o Alicization, porque o War of Underworld é simplesmente grande demais para colocar junto. Mas vamos ao que realmente interessa.

Sobre o arco

Kazuto recebe uma oferta de emprego na empresa Rath, para testar uma nova tecnologia de Full Dive, o Soul Translator. Aparentemente um trabalho simples, ele iria estar em Full Dive durante o fim de semana. E suas memórias sobre o período de testes serão bloqueadas, por questões de segurança.

Porém, por trás da fachada de testar um novo aparelho de Full Dive, Rath criou um mundo digital acelerado, chamado Underworld. E o objetivo é conseguir criar uma nova Inteligência Artificial (AI) para uso militar.

Ao final do experimento, Kazuto volta para casa sem lembrar o que aconteceu no Underworld.

Um dia, enquanto ele e Asuna estão voltando para casa, eles são atacados por Atsushi Kanamoto, um dos comparsas de Death Gun (GGO) que conseguiu fugir, e ex-membro da guilda Laughing Coffin.

No embate, Atsushi consegue injetar uma dose letal de uma droga em Kazuto. E com o objetivo de salvar Kazuto, o levam as instalações da Rath, no meio do oceano, onde será tratado usando o Soul translator.

Então Kirito acorda no Underworld, anos após o experimento que participou. Porém, desta vez com todas as suas memórias.

Um mundo ditado pelas regras

Sword Art Online: Alicization consegue, mais uma vez, trazer um novo conceito a série. Não mais um jogo, Kirito se encontra em um mundo com regras e funções definidas. E ninguém tem condições de descumprir.

E neste mundo que ele conhece Eugeo, um jovem garoto que, assim como Kirito, recebeu o papel de cortar a Gigas Cedar, uma árvore enorme que, em anos, mal foi danificada. Porém, para acelerar o trabalho, Kirito aplica seu conhecimento em jogos no trabalho, e logo os dois terminam sua função, ficando livre para fazer o que acharem melhor.

O início da jornada

Os dois, livres de sua função, partem para o império de Zakkaria, com o objetivo de se tornarem cavaleiros. E é neste lugar que irão aprender o quanto os personagens deste mundo são limitados pelas regras, assim como o preço de tentar ir contra elas.

O mundo real

Enquanto Kirito se encontra em Underworld, com seu corpo sendo trabalho, Asuna consegue forçar Kikuoka, que é responsável pelo Soul Translator, a levá-la até o local que Kazuto está sendo tratado.

E ao chegar lá, ela descobre sobre um projeto que utiliza o Soul Translator para criar uma IA nova, possuindo capacidade de adaptação, nomeada A.L.I.C.E. (Artificial Labile Intelligent Cybernated Existance), e por isto, Projeto Alicization.

Sword Art Online: Alicization

Falar sobre Sword Art Online: Alicization, sem nenhum spoiler, é um desafio. Alice é extremamente importante ao arco, porém, após ser apresentada no começo da temporada, demora para que ela apareça novamente.

Porém, uma coisa que posso dizer com certeza sobre o arco. Pela primeira vez Kirito não tem o mundo a seu favor durante um arco.

Digo isso porque, em todos os arcos, ele era aquele mais possuía experiência, que era o mais forte. E Sword Art Online: Alicization é o arco que, definitivamente, ele mais sente a dificuldade em ultrapassar os obstáculos.

E também Eugeo. Ele é o personagem que mais faz diferença. Porque, pela primeira vez, podemos ver uma relação de amizade realmente intensa entre Kirito e outra pessoa. Não é como a amizade que ele tem com Klein ou Agil. Eugeo e Kirito tem a mesma idade, estiveram juntos por muito tempo. O que resultou em um vínculo extremamente forte entre os dois.

Sem contar que Eugeo é o primeiro a ir contra as regras do sistema e seguindo em frente com sua decisão, mesmo que isso o fizesse sofrer. E é uma cena de grande impacto. Até diria o que acontece, mas a experiência de assistir é muito superior a uma descrição escrita.

E por hoje eu termino aqui. Amanhã finalizando o especial SAO, com a segunda parte de Alicization, War of Underworld!

Manchas de anime e manga

Recomendações da temporada (janeiro 2021)

Bruno Arade