Suzumiya Haruhi no Yuuutsu

Suzumiya Haruhi no Yuuutsu

Após recomendar um romance que quebra corações, mas ainda é lindo, hoje é dia de falar sobre insanidade. E para você que se pergunta porque, logo eu vou explicar muito bem. Pois, mesmo parecendo ser só um anime de comédia, Suzumiya Haruri no Yuuutsu é algo muito além disso.

Baseado nas light novels de Tanigawa Nagaru, conhecidas como Suzumiya Haruri Series. O anime em si tem duas temporadas, mas há alguns spin-offs, focando em outros personagens, e ao menos um filme. E para os interessados, o anime está completo na Crunchyroll. Mas um detalhe. Eu não sei como está a ordem cronológica na Crunchyroll. Porque Suzumiya, quando lançou, não seguiu uma cronologia, e só no final do anime mostrava em que parte o episódio ficava na ordem cronológica. Então talvez seja uma boa ideia procurar um guia. Só por garantia.

Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente importa!

Sinopse

Kyon é um adolescente do ensino médio normal, como muitos outros. E como a maioria, ele não acredita em aliens, viagem no tempo ou espers. Mas logo em seu primeiro dia de aula, ele encontra Suzumiya Haruhi, a garota que vai mudar completamente sua vida.

Haruhi, logo no primeiro dia, deixa claro que só tem interesse em conhecer aqueles que não são normais, e está cansada da vida comum. E junto com isso, deixa claro sua frustração pelo colégio não ter nenhum clube focado em coisas não normais. Portanto, Kyon dá a ideia que ela crie seu próprio clube. Assim nasce a Brigada SOS.

Mas Kyon, que queria uma vida normal, acaba fazendo parte da Brigada SOS, junto com a quieta Nagato Yuki, a veterana tímida Asahina Mikuru, e o otimista Koizumi Itsuki. E mesmo que pareçam estudantes normais, Kyon logo vai descobrir que estão longe disso, e que todos estão ligados a Haruhi de alguma forma. E essa convivência com a Brigada SOS vai, aos poucos, mostrar para Kyon a verdade sobre Haruhi.

Além do que se percebe

Suzumiya Haruhi no Yuuutsu é um anime que consegue, de sua forma, fazer que tenha um mistério realmente intenso, mas mantém a comédia o tempo todo. A combinação dos personagens faz que as piadas aconteçam constantemente. E mesmo assim, ainda é possível ficar confuso se não prestar atenção no anime.

Ainda mais para quem, assim como eu, assistiu primeiro pela ordem de lançamento. Pela ordem de lançamento, só parece um slice of life meio viajado. Mas quando se assiste pela ordem cronológica, tudo muda. É nesse momento que se percebe o quanto é bem trabalho o anime, e como tudo passa a fazer sentido. Além do choque de quando se descobre o que a Haruhi realmente é. E porque tem tanta gente “não normal” perto dela. Agora, o que cada um é, eu vou deixar para que descubra no anime. Porque é bem mais interessante assim.

Suzumiya Haruhi no Yuuutsu

Para quem quiser um anime de comédia, meio sem noção, mas que ainda consegue ter nexo no final, então Suzumiya Haruhi no Yuuutsu é simplesmente perfeito. Os personagens, como disse antes, fazem que a comédia seja constante, além de garantir aventuras que raramente são vistas em animes como esse.

Junto com isso, se tem um anime que envolve colegial, sci-fi e mistério sem precisar fazer algo em escalas universais. Bem, ao menos não do jeito que sempre é, com lutas de robôs do tamanho de planetas e coisas assim. Até porque, a ideia de viagem espacial não faz parte do anime em si. Bem, ao menos não é um foco. Mas é exatamente por ser essa mistura louca e caótica, que ainda faz sentido ao final, que torna Suzumiya Haruhi no Yuuutsu tão bom.

Assim sendo, eu recomendo a todos que assistam essa obra incrível!

Mas é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!

Mancha anterior (Plastic Memories)

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (Outubro 2023)

Bruno Arade