Strange Lessons by Professor Terror: As aulas que você deveria ter tido

Strange Lessons by Professor Terror: As aulas que você deveria ter tido

Como vocês estão? Estão todos bens? Por algum acaso do destino, conheci um manga extremamente didático e sarcástico. Obrigado, falta de energia causada pela chuva brutal. O nome dele é: Terror Kyouju no Ayashi Jugyo, ou em inglês: Strange Lessons by Professor Terror. O título já é auto descritivo, quase um spoiler. Ao menos, posso dizer que não é mentiroso.

O autor é o Carlo Zen e a arte é do Ishida Ten. Aliás, o Carlo Zen é o responsável por aquela obra que deu o que falar: Yojo Senki, ou em inglês: Saga of Tanya the Evil. Ou a outra obra: Baikoku Kikan, ou em inglês: The Queen of The Opera.

Agora, o Strange Lessons by Professor Terror é tão mal-intencionado como as outras? Talvez, vai depender do seu ponto de vista. Eu vi como um livro didático para quem odeia uma leitura pesada que obriga sentar a bunda e pensar acima de 20 segundos.

Sinopse

Em uma certa universidade, havia um professor chamado Lorentz. Onde nas aulas dele discute: Terrorismo e ceita. Entretanto, olhando com calma, nas aulas discute sobre o senso crítico, a comunicação, e também o poder e a sua influência.

O prof. Lorentz leciona filosofia? Partes, sim, mas não. Só deixo claro que ele é extremamente honesto com o ensino.

As aulas que você deveria ter tido: Strange Lessons by Professor Terror

Temática e o sarcasmo

Professor Terror Terrorista

Uma vez que a temática do Strange Lessons by Professor Terror é “terrorismo e seita”, a mistura entre a seriedade e o sarcasmo o torna excelente. Digo que seria um belo casamento. Pois são os tópicos que quando misturados, normalmente começam a cheirar bem mal. Apesar disso, elas são muito bem misturados, junto de uma pitada mais forte de sarcasmo. Consequentemente, faz que mesmo a temática sendo densa, não fique algo pesado. Cria uma leveza, sem perder a seriedade. 

Claramente que o traço do artista colabora com isso também, mas o personagem, mais especificamente o prof. Lorentz, ajuda bastante nisso. O humor dele é esplêndido para esse contexto. 

Qual a relação entre terrorismo e seita?

A priori, toda. Não entrarei em detalhes para não te dar spoiler. Mas só dando uma pincelada. 

No primeiro volume do Strange Lessons by Professor Terror vai acontecer o famoso “Globo repórter”; “Terroristas, onde vivem, o que fazem e do que se alimentam?”. Aliás, essa é uma pergunta que já pode começar a pensar. Poiss a resposta estará no primeiro volume. 

Contudo, a resposta será do tipo: “Achismo do autor”? Para a nossa felicidade, não. Não será. Terá uma explicação coerente e até um certo ponto, questionável. Sim, exatamente, ele trabalha tanto com o nosso pensamento crítico que nós começamos a questionar o autor. Olhar de forma crítica. Isso deixa a narrativa muito mais interessante e a experiência saborosa.

Exala a honestidade

Professor Terror Baka

Mais uma razão para a recomendação é a honestidade. No caso, a honestidade do autor.
No Strange Lessons by Professor Terror, juntam os estudantes um pouco mais puros (não, não chamarei de vulnerável ou até mesmo ingênuo), e leciona para, futuramente, eles não se tornarem terroristas. Ou seja, explica de forma bem didática como esquivar dos riscos não aparentes.

Com o decorrer, você percebe a preocupação do autor para com os que dizem: “Eu não caio nessa”, ou até mesmo, “Isso não vai acontecer comigo”

Resumindo: As aulas que você deveria ter tido: Strange Lessons by Professor Terror

Bem, isso foi o resumo sem spoiler do Strange Lessons by Professor Terror.

É óbvio que quem consegue nos proteger, somos nós mesmos. Nós temos que nos proteger. Todavia, no cotidiano, conhecemos coisas que estão fora da nossa concepção, da nossa realidade. Pode ser que isso nos cause mudanças positivas, mas talvez elas sejam negativas. 

No final das contas, esse manga vai te ensinar a lidar com o “desconhecido”. Como, por exemplo, a distância a ser tomada, como criar limites, e qual o risco de se aproximar muito.

Deve ser por isso que muitos dos personagens são pessoas que, provavelmente, você conseguiria dar nomes, lembrando de algum conhecido ou até mesmo amigos.

E é por isso que digo que você deveria ter tido essa aula na sua vida.

Então o seguinte, querem o Manga? Oficialmente, tem aqui, em Jp. Em português, tem os colaboradores anônimos que propagam as palavras. 

Querem o Anime? Não tem. Infelizmente.

Bem, então, até a próxima!!

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e manga

Yago

Um comentário em “Strange Lessons by Professor Terror: As aulas que você deveria ter tido

Comentários estão encerrado.