Sousou no Frieren: Conheça as pessoas

Sousou no Frieren: Conheça as pessoas

Olá, como estão? A obra de hoje é uma que retrata a curiosidade de uma elfo, e se chama Sousou no Frieren. Sousou em japonês quer dizer Procissão fúnebre e Frieren é o nome dela. Em inglês traduziram como Frieren: Beyond Journey’s End. Um título tanto quanto assustadora, mas não se preocupe, a história é bem tranquila. 

O que mais me assustou foi o fato dela ter lançado o 1º ao 4º episódio em quadro de 2 horas em uma só vez. Alias, tem como autor o Yamada Kanehito e ilustrado por Abe Tsukasa e publicado semanalmente no Weekly Shonen Sunday.

Sinopse

Fantasia que retrata a vida após derrotar o Rei dos demônios.

Depois de derrotar o Rei dos demônios e retornar triunfalmente, os quatro membros do grupo heroico – o Himmel, o Heiter, o Eisen e a Freelen – estavam profundamente emocionados com sua jornada de dez anos. Entretanto, para a Freelen, uma elfo de vida longa que facilmente vive 1000 anos, a jornada foi extremamente curta. Os quatro viram juntos o meteoro de meio século, que aparece a cada 50 anos, e o grupo se despediu com a promessa de vê-lo novamente na próxima vez.

Cinquenta anos depois, Freelen se reencontra com Himmel, que envelheceu, e junto com Heiter e Eisen, eles assistem à chuva de meteoros novamente. Himmel morre pouco tempo depois e, em seu funeral, Freelen chora ao perceber que não sabia nada sobre Himmel e nunca tentou descobrir. Confuso com sua dor, Freelen parte em uma jornada para conhecer os humanos e coletar magia.

Sousou no Frieren Capa manga vol 1

Sousou no Frieren: Conheça as pessoas 

Conhecer faz bem

Basicamente, a Frieren começa a jornada por uma decepção pessoal. Pois ela por ser uma elfo que vive mais de 1000 anos, e aparentemente, para ela 10 anos é como alguns dias para nós humanos. Assim, ela sempre negligenciou conhecer as pessoas de uma forma mais profunda.

Após a morte de uma amigo Himmel, ela teve uma reflexão ao ponto de chorar pelo tamanho da perda que teve. Ou seja, só com a morte de alguém, supostamente próximo, ela percebe que faltava interesse dela para com os outros. 

Mesmo essa obra sendo uma fantasia, parecia dizer muito da modernidade, onde as relações humanas são brutalmente superficiais e agressivamente fluidas. Não sei porque, mas lembrei muito das obras do Studio Ghibli que comumente abalam com o nosso emocional. Então se prepare. 

Rios de reflexão

Ah, mas a obra é pesada? É feito para abalar o emocional? Digo que não, mas nos traz várias oportunidades de reflexão.

Como por exemplo, a Frieren não tem conversa com os demônios. Diz ela que os demônios são “Feroz como animais e não tem humanidade, mas usa a linguagem humana para enganar os humanos.” 

Mas por que ela chegou nessa ideia? O que fez com que ela tivesse essa ideia?  Como ela pode ter tanta certeza disso? Perguntas simples que surgem de imediato. Agora quando nós temos um ser na nossa vida, tal qual os demônios na vida da Frieren, como nos poderemos comportar? 

Mas não é somente seriedade

Ah Mas é sempre sério? Felizmente não. Falando mais sobre a Frieren, afinal de contas ela é a protagonista, ela gosta de colecionar magias inúteis, como a magia que deixa roupas transparentes, a que faz raspadinha de gelo, a que limpa a superfície metálica e assim vai. Ela gosta tanto dessas magias inúteis que às vezes aceita trabalhos em troca desses grimórios. 

Ela também não gosta muito de acordar cedo de manhã, e dorme demais, e às vezes Fern a surpreende quando ela acorda cedo e a elogia por isso. Aliás, a Fern é a aprendiz que a Frieren aceitou a pedido de Heiter quando elas se reencontraram.

Digamos que a Frieren tem uma personalidade um tanto quanto seca e exigente, mas geralmente é gentil e atenciosa, um pouco insensível aos sentimentos humanos e ainda mais, é um tanto desajeitada ao lidar com as pessoas. Mas ao menos ela tenta

Resumindo o Sousou no Frieren: Conheça as pessoas

Bem, essa foi a breve visão. Agora com o anime, tudo fica mais fácil. Assistir dá menos trabalho do que ler. Entretanto, ainda recomendo a leitura. Como tem vários pontos de reflexão, podemos parar por um momento e pensar. Na leitura conseguimos criar um tempo para a reflexão, mas no amine o rio de informação impede um pouco, então, eu particularmente, para com essa obra, recomendo fortemente a leitura para ter uma experiência divertida e reflexiva.   

Então, divirta-se com essa obra que ganhou até prêmios!

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e manga

Yago