Shinjuku Swan

Shinjuku Swan

Olá, como estão? Tudo bem com vocês? Estava arrumando os arquivos do meu PC, uma vez que, estava alagando de lixo. Assim, encontrei mais um manga das antigas. Mas com o o autor voando. O Wakui Ken é o autor do Tokyo Revengers também (Oh o Review do Bruno aqui). Só que Shinjuku Swan é um pouco mais velho. Para começo de conversa, o Tokyo Revengers é publicado no Weekly SHONEN Magazine, correto? Entretanto, publicaram os 385 capítulos do Shinjuku Swan no Weekly Young Magazine. Isso mesmo, em uma revista SEINEN. Mesmo com as limitações de expressão por ser shonen, o Tokyo Revengers é maravilindo, imagina em seinen? Vamos entrar em mais detalhes?

Sinopse

Dizem que a história é baseada em fatos reais que o Wakui Ken vivenciou. O protagonista Shiratori Tatsuhiko, de 19 anos, vem para Tokyo buscando crescer na vida. Entretanto, obviamente sem dinheiro, não há como fazer nada em Tokyo. Enquanto ele andava por Kabukicho, sem rumo, conheceu um olheiro (scouter) chamado Mako. Shiratori vê em Mako como uma meta a ser alcançada e se torna também um olheiro.

Por meio do scout, ele começa a ver as partes sujas do mundo. Como as farsas que rolam com as mulheres, guerra entre as empresas de scouting e a luta de poder dos yakuza que são chamados de ketsu-mochi. No bom portugues, dos que esquentam as costas. Esta é uma representação realista da parte “invisível” de Shinjuku, Kabukicho.

Uma pena que depois de umas tantas, a descrição do “olheiro”, ou melhor, a presença do Shiratori, vai diminuindo gradualmente. E então o holofote passa para o “Mako”, o homem que trouxe Shiratori para o mundo dos olheiros.

Construção da narrativa

Se você acompanhou Tokyo Revengers, você saberá exatamente do que estou falando. Como no Tokyo Revengers, Shinjuku Swan também tem rios de personagens. Pessoalmente, eu não gosto desse tipo de manga. Porque, em proporção ao número de personagens, a história tende a ficar complexa e confusa. No final, muitas vezes é difícil saber para onde a história está indo.

Mas, estranhamente, nas obras do Wakui Ken, não me confunde tanto assim. Isto provavelmente pelo fato de que depois de umas tantas, o Mako torna-se o foco principal. Mas também mostra o alto nível da habilidade do autor em tecer histórias. Pois ele representou com muita maestria as complexas relações humanas. Falando um pouco mais, acho que é porque os personagens são bem desenvolvidos e as relações humanas estão vividamente retratadas.

Expressão facial 

Por outro lado, as habilidades artísticas são bastante limitadas no início. Já vi pessoas comparando com arte de fanfiqueiro meia boca. O design também é um pouco antiquado, lembra os anos 90. Entretanto, à medida que avança a numeração dos volumes, ele cresce e evolui visivelmente. As ilustrações também se tornam cada vez mais originais, deixando claro o quão única é a sua arte. Ele nos deu tapa com o seu “potencial de crescimento”.

Embora tenha sido mostrado desde o início as suas habilidades artísticas, os close-ups das expressões faciais são particularmente esplêndidas. Por exemplo, dê uma olhada nessa cara desse personagem. Isso já é no final, lá para o Volume 34. Como você já pode ver pela imagem, ele consegue expressar bem o mau-catarismo dos personagens. E isso dá um toque muito bom no Shinjuku Swan.

Não tenho muito conhecimento, então é uma apresentação bem rasa, mas bem.
Querem o Manga? Até achamos em inglês, mas em português, só lamentos. 

Querem o Anime? Infelizmente, não temos. Mas temos a versão live action. Por falta de 1, tem o 2 também.

Como sempre amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir?

Bem, então, até a próxima!!

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Yago