Sangatsu no Lion -March Comes In like a Lion-

Sangatsu no Lion -March Comes In like a Lion-

Olá, como estão? Tudo bem com vocês? Hoje quero apresentar um Manga chamado: “Sangatsu no Lion”. Numa tradução livre seria “Leão de Março”. Dá pra imaginar algo com esse título? Eu não. Mas tudo bem. Fique tranquilo, falarei disso também.

“Sangatsu no Lion” é feito pela autora Umino Chika, e publicado periodicamente (como o Hunter X Hunter é) no Young Animal, da editora Hakusensya. Não é da DC Comic. Tem como temática o Shogi, conhecido também como xadrez japonês. As análises das jogadas de shogi são feitas pelo Senzaki Manabu, profissional de Shogi.

Sinopse

O personagem principal do Sangatsu no Lion é o Kiriyama Rei, o jogador profissional de Shogi e estudante do ensino médio. Ele perdeu a família em um acidente quando era criança, e assim, todos que poderiam ajudar ele. Mas um amigo do seu falecido pai decide cuidar dele. Então, se torna “membro da casa dos jogadores de Shogi”. Para sobreviver, ele mentia que gostava de Shogi, entrou para o Shoreikai, instituto de treinamento para tornar-se profissional de Shogi, e com isso fica mais forte do que quem acolheu ele. Tem uma ficha um pouco trágica.

Rei se ridiculariza como sendo o pássaro; Cuco, que põem os ovos em ninho de outras aves, e ocupa um ninho inteiro. Se fecha para com os outros e dedica-se ao Shogi. Após tornar-se o quinto jogador profissional da história, mesmo ainda estando no ensino fundamental 2, ele deixa a casa de seus pais de criação e começa a viver sozinho. No seu apartamento, só havia uma mesa de Shogi com as peças, várias cópias dos registros de jogo e alguns itens fundamentais para viver. Nem cortina ele tinha instalado. Ele despejava toda sua força no Shogi. Parecia até que o vazio do quarto dele retratava a mente desolada.

As pequenas mudanças

O Rei conhece a família Kawamoto, que vive em uma cidade vizinha. É uma casa antiga onde vivem o avô, dono de uma Wagashi (confeitaria japonesa ) estabelecida há muito tempo, e as três irmãs; Akari, a mais velha, que trabalha no bar da sua tia em Ginza. A Hinata, a do meio que está no fundamental 2, e a Momo, a mais nova que está no jardim de infância. Elas insistem tanto que o Rei não consegue recusar as ajudas e os convites para “vir comer”, e ele começa frequentar a casa da família Kawamoto. Assim começa as pequenas mudanças.

Como este é um trabalho sobre um jovem jogador profissional de Shogi, o assunto principal é, naturalmente, Shogi, mas também é um trabalho sobre o crescimento pessoal e mudança do Rei. Em particular, é muito tocante como o Rei se abre gradativamente através das interações com a família Kawamoto. Mas também é engraçado ver o fato dele se abrir demais e perder o controle. É muito fofo. É uma história suave onde Rei e as pessoas ao seu redor recuperam algo perdido.

Mas por que esse título?

O título: Sangatsu no Lion vem do provérbio britânico: “Março vem como um leão e sai como um cordeiro”. Quem tiver interesse, procure no google. Em japonês, Sangatsu é março e Lion é leão. A Umino relata que quando conheceu este termo, sentiu que seria “uma palavra que poderia fazer uma história”. 

Além disso, segundo o Senzaki, no mundo do Shogi, as partidas rankeadas começam em junho e as finais são realizadas em março, assim, eles são promovidos ou rebaixados. Em uma das colunas no segundo volume, ele disse que a pessoa que se tornar um jogador profissional se tornará um “leão” em março, como retrata o título. O “espírito competitivo” ou “ranço a perda” é bastante retratada em Sangatsu no Lion. Interessante que na regra do Shogi, você tem que admitir que perdeu. É um tanto quanto cruel para as pessoas que odeiam perder. É, mas aí, cada um que lute.

Os pequenos prazeres da vida cotidiana

A história principal é divertida por si só, mas há vários outros elementos chamativos. Por exemplo, acho que não há alguém que não goste de uma boa comida, e você pode ver com seus próprios olhos (mesmo não podendo comer) as delicinhas que a Akari e a Hinata fazem! Se for algo simples, tem a receita e explicam como fazer. Dá até para fazê-la em casa. Tem esse tipo de pequenas felicidades da vida cotidiana, e também apreciar os gatinhos fofos e esfomeadinhos!

Além disso, não é sempre, mas as imagens ao inico do capitulo é uma historinha contínua, como os episódios 2 a 6 no volume 1. Como por exemplo: “O Rei, a Hinata e a Momo estão  andando juntos tomando sorvete (cap.2), e a Momo deixa cair o dela (cap.3), Hinata dá o dela a Momo (cap.4), o Rei dá o dela a Hinata (cap.5), e a Momo “ganha mais um” e dá a Akari (cap.6)”. É só mais uma imagem que abre o capítulo, que está cheio de pequenas felicidades diárias. Ainda mais, no início de cada volume, há uma versão colorida das ilustrações usadas nas abertura do capítulo, para que as pequenas felicidades possam estar no mundo real.

Para finalizar

Para finalizar, vamos voltar o foco para o Shogi. Entre um capítulo para outro, há uma “Coluna de Shogi do Manabu Senzaki”. Há muitos outros conteúdos além do mangá, como as regras do shogi, Tsume shogi, rankeamento e os dan, sobre os título e ranking dos jogos, e explicações do tabuleiro que apareceram na obra.

Mais ainda, “Sangatsu-cho”, o palco do Sangatsu no Lion, é um bairro fictício, mas está cheia de referências ao redor de na região de Tsukishima em Chuo-ku, Tóquio. Há uma loja de tsukudani chamada Ten’an, que reza a lenda ser o modelo da loja wagashi: Mikazuki-do; o St. Luke’s Tower, arranha-céus que estão de lado a lado com uma passagem no meio dos dois. Também aparecem o Shogi Hall da Federação de Shogi do Japão e o Hatomori Hachiman Jinja, ambas em Sendagaya, Shibuya-ku. Se você tiver a oportunidade de ir ao Japão, poderá facilmente fazer uma visita a esses lugares!

No momento são 15 volumes de bastante seriedade e fofura. Editoras por favor publiquem!! Para quem quiser o Anime, esta aqui!

Como sempre amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir?

Bem, então, até a próxima!!

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e manga

Yago

Um comentário em “Sangatsu no Lion -March Comes In like a Lion-

Comentários estão encerrado.