Sakugan

Sakugan

Feliz Natal meu povo! Eu tenho um presente aqui para vocês, que é mais uma recomendação de anime da temporada! Um anime que o primeiro episódio já é o suficiente para ficar emocionado, e que só vi o Gigguk falando sobre até agora. Eu falo de Sakugan, meu povo. Aquela pedra preciosa que tá ali no canto, tímida, mas esperando que olhe para ela. Isso é Sakugan.

Sakugan nasceu originalmente como novel, por Nekotarou Inui, com o título original de Sakugan Labyrinth Marker. E eu não faço ideia se o autor, o autora, escreveu alguma outra coisa, porque não tem nada sobre no MyAnimeList. E não é o que importa, de verdade. Mas o anime é bom. Ah, e aproveitando e já tirando isso do caminho, o anime está sendo transmitido pela Crunchyroll.

Sinopse

sakugan

Labirinto. Um gigantesco espaço subterrâneo, onde os humanos vivem em espaços considerados seguros, chamados de Colônias. E depois de tanto tempo no subterrâneo, a superfície se tornou algo que as pessoas esqueceram.

Cada pessoa tem uma função no labirinto, e entre as funções há os Workers, que são responsáveis em coletar minérios para abastecer as colônias, e os Markers, que se aventuram fora das colônias para mapear o labirinto. Mas esse é um trabalho perigoso, pois há um grande risco aos humanos fora das colônias. Monstros gigantes chamados kaijuus.

Memempu é uma criança gênio, que é formada na faculdade com 9 anos, e que suas criações são uma grande ajuda ao trabalho dos Workers. Mas ela deseja deixar a vida de Worker de lado e se tornar um Marker, devido a um sonho que ela sempre vê, e acredita que a única maneira de ver aquele cenário seja saindo das colônias.

Mas seu pai, Gugumber, é completamente contra Memempu se tornar uma Marker. Contudo, após um incidente que ocorre com um kaijuu, Gugumber aceita que Memempu se torne uma Marker. Mas ele vai junto com ela.

Primeiras impressões

Sakugan é realmente o que dá pra chamar de joia escondida. Tudo começa bem simples, de um jeito divertido, com a briga de Memempu e Gugumber. Algo que acontece durante todo o primeiro episódio, por sinal. Mas é rápido de entender que Gugumber só está preocupado com a filha. O que não é estranho, já que ela tem 9 anos.

É até estranho, porque todo mundo parece achar normal que uma criança de 9 anos se coloque em riscos absurdos, então ele é o único falando “mas ela só tem 9 anos, ela é uma criança!”.

sakugan

Claro, tem todo o contexto do cenário da obra. Pode ser que, em Sakugan, seja normal uma criança tão nova estar trabalhando e se arriscar. Mas como é a única criança que apareceu, fica a questão se realmente é o comum ou se Memempu é uma exceção.

Mas tá, até aí fica a dúvida que talvez os próximos episódios irão responder. Porém, o que realmente causa o impacto é quando tem o incidente com o kaijuu. Sem detalhes, porque spoiler é coisa de corno. Mas o incidente mostra o quanto as pessoas tem conhecimento do perigo, e apenas se acostumaram com isso. A tragédia é uma companheira constante para a humanidade. E a maneira que isso é apresentado machuca. E machuca com gosto.

JUDGEMENT TIME!!

Eu já falei que Sakugan é uma joia escondida? Já? Mas deixa eu falar mais uma vez. Porque realmente é uma joia escondida. A animação é maravilhosa, o enredo, já no primeiro episódio, te envolve e faz querer ver mais, e sinceramente, eu quase chorei já no primeiro episódio. Detalhe, o último anime que saiu e teve esse impacto em mim foi Mars Red, que por sinal todo mundo deveria assistir também.

sakugan

Mas sem enrolar, Sakugan é uma obra incrível, e eu aconselho com muita força a todos. Agora, se fosse dar uma nota, só pelo primeiro episódio, é um 9 de 10, fácil. Porque realmente é muito bom.

Mas é isso aí. Essa é a última recomendação dessa temporada. Então sábado que vem, começo com as impressões finais da temporada. Mas vamos deixar isso para o próximo sábado.

Kasa

Aquele abraço e até a próxima!

Todas as manchas de anime e manga

Recomendação anterior

Recomendações da temporada (julho 2021)

Bruno Arade