Saint Onii-san

Saint Onii-san

Olá, como estão? Tudo bem com vocês? Hoje gostaria de apresentar o manga de comédia que foi até instalado temporariamente no setor asiática do Museu Britânico: Saint Onii-san, da Nakamura Hikaru. Publicado pela Morning Two da Kodansha desde 2006. 

Dentro das muitas subculturas japonesas, o Saint Onii-san se destaca. Pois ele lida com a própria religião como uma matéria prima, e nada mais. Tão bem trabalhado, ao ponto de uma grande editora como a Kodansha publicar o manga, e posteriormente desenvolveram até mesmo um filme de anime.

Sinopse

Mas afinal, fala sobre o que? Se você ainda não se ligou, vamos lá. O Saint Onii-san é uma comédia sobre Jesus e Buda, que tiraram férias para morar na terra novamente. Dividindo um apartamento simples em Tachikawa, Tóquio, Japão. A propósito, eles são pagos, mas é muito pouco, assim eles são forçados a economizar muito dinheiro.

HERESIIIIIAAAAA. ISSO É HERESIIIIIAAAAA

Não, calma, respira. Tudo melhora. Vai tome um café, ou sei lá, coma um cup noodles.

Saint Onii-san

Os personagens mais famosos do mundo

Saint Onii-san é uma comédia que retrata o dia-dia do Filho de Deus: Jesus, e o Iluminado: Buda. No início, baseava a comédia nas conversas entre Buda e Jesus. Nas lacunas de senso comum entre os santos e as pessoas comuns que eles conheceram em Tachikawa. Com o avanço da obra, basearam-se em inúmeros episódios religiosos, não se limitando somente ao budismo e ao cristianismo.

Desde 2011, ela também foi traduzida e lançada na França e em outros países onde o cristianismo é ou esteve bastante presente. Ainda está sendo publicado no momento (em 2021). O Saint Onii-san, retratam estes fundadores das religiões globalmente apegadas de forma sensacional e amável. Além dos protagonistas, os outros personagens incluem como o “pai” (Yahweh), a “mãe” (a Virgem Maria), o Ju-ichi-men Kannon (Entidade de onze faces) e a Yakushi Nyorai (Entidade da Misericórdia), entre outros. Todas elas demasiadamente inspiradoras para rir.

Assim, o elenco de personagens não se limitam apenas figuras cristãs e budistas, mas também divindades olímpicas e xintoístas. Se bem que, até o momento não há representação direta do Islã. De certa forma, um pouco estranho que uma das três principais religiões do mundo não seja sequer mencionada em uma obra que é baseada em uma “história religiosa” e tem mais de 19 volumes. Concordam? Mas isso fica para outro momento.

Saint Onii-san

Política, religião e futebol não se discutem?

Saint Onii-san mostra que talvez no caso da religião não precisa ser tão cri-cri. Aliás, faz mais de 15 anos de publicação. O Saint Onii-san lida diretamente com temas religiosos considerados sagrados ou tabus.

Por exemplo, quando Buda se deita para tirar uma soneca, os animais se reúnem ao seu redor, e quando Jesus se diverte enquanto gira uma roda de oleiro, o barro em pão. Há também muitas referências cristãs, como o Espírito Santo sendo representado por um pombo. De forma geral, a história do cristianismo é mais católica, enquanto a história do budismo leva em conta as tradições e costumes budistas do Japão. Qualquer forma, é uma comédia bem estruturada.

Crença do não crer

Saint Onii-san 1

A propósito, traduziram e publicaram o “Saint Onii-san” na França com o título “Les Vacances de Jésus et Bouddha” (As Férias de Jesus e de Buda). Embora a França seja um dos países com maior taxa de desvinculamento do cristianismo, tem várias avaliações sobre a obra na Amazon francesa. Assim, muitos deles a elogiaram como uma comédia manga, dizendo: “Este manga retrata os deuses como um humano. O cenário e os personagens são fora do comum e divertidos!” Mas também há comentários que assumem a fé dos fervorosos.

Em um país onde a maioria da população acredita piamente no cristianismo ou no budismo, “Saint Onii-san” não seria possível ser publicado por tanto tempo. Isto porque a religião recebe um status privilegiado na sociedade, e é vista como algo que transcende o mundano. Nos Estados Unidos, onde existe um número significativo de cristãos conservadores, onde nem mesmo os filmes do Harry Potter foram exibidos nos cinemas por ser anticristo, ou até mesmo no Brasil que o Yu-Gi-Oh, mera cartinhas de diversão, foram ditas que era do demonho, “Saint Oniisan” seria severamente criticado.

Apesar de haver pessoas no Japão que acreditam fervorosamente no cristianismo ou o budismo, como foi possível construir histórias sobre Jesus e Buda? Se pensarmos neste ponto, talvez possamos compreender a característica da cultura religiosa japonesa: “crença do não crer”.

Querem o Manga? Achamos em inglês, e também emPortuga. Procurem, assim, acharão! 

Querem o Anime? Infelizmente, não temos série. Mas um dorama e um filme.

Como sempre amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir?

Bem, então, até a próxima!!

Recomendação anterior
Todas as manchas de anime e manga

Saint Onii-san

Yago