Saekano – Saenai Heroine no Sodatekata
Você já ouviu falar de galge? Não? Bem, galge, que é a abreviação de girls game, ou bishoujo game, é um gênero de jogo no qual o jogador, no papel do protagonista, irá interagir e se relacionar com diversas garotas bonitas.
Normalmente são jogos de simulação, com ilustrações e imagens estáticas, e o jogador vai fazendo escolhas, e o conjunto de escolhas leva a um dos finais programados.
Saenai Heroine no Sodatekata (como criar uma namorada chata), também conhecido por Saekano, tem grande foco no tema. Mas antes de falar sobre o anime, aquele básico do autor.
Saekano foi adaptado da light novel do mesmo nome, escrito por Fumiaki Maruto. Além de Saekano, também está envolvido com White Album 2 e responsável pelo script de outros animes como Classroom Crises e Miru Tights. O anime de saekano possuí duas temporadas, ambas com um episódio especial, totalizando em 25 episódios, e um filme que fecha a obra.
Sinopse
Tomoya Aki, um estudante de ensino médio, é o típico otaku viciado em animes, possuindo coleções de mangas, light novels, jogos, e o que mais imaginar. E ele sempre tenta subir no mundo otaku com suas próprias forças.
Um dia, enquanto fazia um trabalho logo de cedo entregando jornais, ele vê um chapéu passando por ele, e ao final da descida, quando ele pega o chapéu e olha para cima, vê a cena de uma garota, com um vestido branco, e as pétalas de cerejeira voando. E isso o inspira a fazer um galge.
Para isso, ele convence Eriri Spencer Sawamura, sua amiga de infância, popular, mas que em segredo é uma ilustradora e mangaka de doujinshins hentai, e Utaha Kasumigaoka, uma garota linda que está sempre sozinha, que na realidade é uma autora profissional de light novels.
Junto a isso, ele descobre que a garota que ele viu, na realidade, é sua colega de classe, Megumi Katou, e ele convence ela a ser a modelo da heroína de seu galge. Mas com um grande porém nisto: Megumi não conhece o mundo otaku, e não sendo suficiente, ela é uma das pessoas com menos presença que eles conhecem.
E então eles se juntam e começam a trabalhar em criar um galge, ao mesmo tempo que tenta ensinar a Megumi a ser mais expressiva. E assim nasce o círculo de doujin, Blessing Software.
Para se inspirar, precisa viver
O anime trás uma ideia simples, e ao início, parece que não tem muito conteúdo, apenas pela sinopse. Contudo, compatriotas, eu lhes afirmo que tal concepção é completamente errada!
Saekano consegue fazer uma combinação incrível de seus personagens. Sim, é meio óbvio, mas é um harém. A Eriri é a amiga de infância tsundere. A Utaha a senpai linda e maravilhosa, super inteligente, e que não tenta disfarçar o que sente pelo protagonista.
Durante a primeira temporada aparece também Michiru Hyoudou, prima de Tomoya, que ocupa o papel da prima apaixonada, e que sempre veste pouca roupa perto do protagonista. Além de ser a musicista do anime. E Izumi Hashima, a kouhai (caloura) que conheceu sobre o mundo otaku devido a Tomoya, e é super fofa.
A única que quebra tudo isso é Megumi, pois ela não se mostra interessada em Tomoya. Ela o trata como um amigo, e em algum ponto, como sócios. Eles estão sempre juntos, e é super natural para eles essa relação.
E tudo deveria ir bem. Exceto pelo pequeno detalhe que, para conseguir criar algo, é necessário ter o mínimo de experiência ou conhecimento sobre o assunto. E se tem uma coisa que falta para Tomoya e as pessoas de seu grupo, são experiências do tipo. Eles vão ter que conseguir experiência, e a melhor maneira é na prática.
Vale a pena?
Vale. Vale muito. Santo deus, vale a pena demais. Eu mesmo assisti esse anime já umas três vezes, e estou pensando seriamente em assistir novamente. E não faz muito tempo que eu assisti pela última vez.
Saekano é como ser levado a um parque de diversões, e primeiro vai nas atrações mais calmas, mas que também são gostosas. E então, quando se menos espera, você está na montanha russa, e aquilo é muito mais intenso do que você esperava ser.
“Ah, mas com quem ele fica no final?” Vai assistir. Assim você descobre. Porque eu me nego a dar spoiler. ME NEGO! Saekano é bom demais para ficar sabendo o que acontece realmente por outra pessoa.
E para meus compatriotas que são loucos por um bom romance, eu lhes garanto que isso tem. E muito. Aquele romance saboroso, do início ao fim, e que fica até difícil dizer com qual ele vai realmente ficar ao final. E sim, ele fica com alguém no final. Mas precisa assistir o filme para saber. Até o final. Porque tem cena pós-crédito.
Além que, só de ver as reações do Tomoya já faz Saekano ser algo extremamente gostoso de assistir. Porém, infelizmente não tem no crunchyroll. Então, né. God Google tá aí pra isso.
E para ajudar com os nomes, siga a ordem:
- Saenai Heroine no Sodatekata
- Saenai Heroine no Sodatekata Flat
- Saenai Heroine no Sodatekata Fine
Não é difícil de achar, vai por mim. E para quem tiver interesse na light novel, ela está sendo vendida em inglês na amazon. Não, não tem em português. Ao menos eu não achei. Porém é melhor do que nada.
E por hoje é isso. Eu me despeço lembrando que sábado tem post novo, com recomendação da temporada, e semana que vem, na quinta, vamos falar sobre a guerra do santo graal.
Agora vá assistir Saekano. Anda. GO GO GO!!!
Ótima sinopse, mal espero pra ver como acaba. Depois de assistir 2 eps posso concordar, as reações do Tomoya já fazem o anime valer a pena ^.^
Amei o conteúdo como sempre, mal espero pelo próximo posto.