Ryza no Atelier

Ryza no Atelier

Após começar as recomendações de julho com um clássico, agora é o momento de falar do anime que é adaptação de jogo. Hoje eu lhes apresento Ryza no Atelier: Tokoyami no Joou to Himitsu no Kakurega. Ou como está na Crunchyroll, Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout The Animation. Mas, para faciliar, vou me referir apenas por Ryza no Atelier.

O jogo faz parte da franquia Atelier, e já tem mais dois jogos na sequência. Mas ao que tudo indica, o anime é apenas do primeiro jogo. Que por sinal, estou jogando, e é bem interessante. Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente interessa!

Sinopse

Reisalin (Ryza) Stout é uma adolescente que vive na isolada ilha de Kurken. E a vida monótona, devido aos costumes que proíbem que saiam da ilha, é algo que não a interessa mais. Por isso ela, junto de seus amigos de infância, Lent, que quer se tornar um grande guerreiro um dia, e Tao, que deseja aprender a ler uma língua antiga, encontram um bote em um porto abandonado, e começam a explorar o que há fora da ilha.

Em sua exploração, elas conhecem Klaudia, filha de um mercador que está se mudando para a ilha, mas são atacados por monstros neste encontro. Quando achavam que era o fim, eles são salvos pelo alquimista Empel e a guerreira Lila. E esse encontro vai levar Ryza a se tornar uma alquimista, e descobrir a verdade sobre sua cidade natal.

Primeiras impressões

Nós todos já sabemos como funciona isso. A empresa faz um jogo, e para vender, paga por uma adaptação em anime. Mas, normalmente, a adaptação é uma piada, podendo até começar bem, mas terminando muito mal. E até o momento, Ryza no Atelier está fazendo a parte de começar bem. É um anime bem leve, e foca muito na Ryza encontrando novos ingredientes. O que, na verdade, é fiel ao jogo.

O jogo em si tem todo o sistema de alquimia, mas obviamente tem uma história. Dá uma sensação de início de um slice of life, mas aí vai ficando mais sério. E esse começo do anime está sendo exatamente assim. Eu estou gostando, ainda mais porque certas missões estão sendo adaptadas como parte do desenvolvimento, o que faz muito sentido. Mas, obviamente, não vai ser tudo adaptado. Muita coisa simplesmente não é importante o suficiente para isso.

JUDGEMENT TIME!!!

Ryza no Atelier é um anime que, se conseguir adaptar bem o jogo, vai estar entre os melhores da temporada. Digo porque o jogo é bem interessante, então potencial tem. A animação está simplesmente maravilhosa, a trilha sonora não é grande coisa, mas ainda tem aquela coisa marcante. Questão de enredo, vai realmente depender se vai ser fiel ao jogo. Sendo fiel, vai ser bom. Se não for, aí eu temo pelo futuro desse anime.

No geral, até o momento, Ryza no Atelier é um anime que está divertido, e logo deve ficar mais sério. Outra coisa que me preocupa, é que o anime está programado para ter 12 episódios. Então, ou ele vai ser 2-cour, ou vai ser rushado. E a segunda opção não seria nada bom. Mas vamos esperar para ver como realmente vai ser.

E é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!

Todas as manchas de anime e manga

Recomendação anterior (Rurouni Kenshin 2023)

Recomendações da temporada (Abril 2023)

Bruno Arade