Ranma 1/2: Metamorfose gag

Ranma 1/2: Metamorfose gag

Olá, como estão? Hoje falarei de uma obra serializada no século passado, mas aparentemente estão querendo reviver. Ela se chama Ranma 1/2. Em portugues lê-se Ranma meio. 

Essa obra publicada no Weekly Shonen Sunday tem como autora a lendária Takahashi Rumiko, a mesma autora do Inuyasha, Urusei Yatsura e assim por diante. De qualquer forma, uma mangaká de mão cheia. 

Então, sem mais delongas, vamos para a sinopse?

Sinopse

O Saotome Genma e seu filho Ranma, que estavam treinando na China, vieram para a família Tendou. Entretanto, o que aparece por lá é um panda gigante e uma garota.

Como resultado de seu árduo treinamento na China, o Ranma desenvolveu uma estranha condição. Desde o dia em que chega ao Japão, ele luta contra rivais que aparecem um após o outro.

Ranma 1/2: Metamorfose gag

De forma geral, Ranma 1/2 é uma obra que mistura ação, gag e comédia romântica do jeitinho bem característico da Takahashi Rumiko, também conhecido como Rumic word.

Metamorfo

Um ponto que destaca logo no começo da obra é o fato da família Saotome serem metamorfos. São metamorfos porque querem? Não, mas a razão de vocês vão saber no decorrer da obra. 

De qualquer forma, o pai é um panda e o filho é uma garota. Isso já faz um diferencial bem grande. Pois, é década de 80 para 90. Nas mídias, podiam ter tiro, bomba e dedo no c* e gritaria, mas ter pessoas que mudam de sexo, imdepemdente da razão, era uma aberração. Mesmo assim, a Takahashi Rumiko coloca um (uma?) personagem assim como protagonista.

O interessante é que o fato do Ranma se transformar com um banho de água, independente de ser intencional ou não, faz com que tenha rios de gag nonsense que quebre essa barreira do moralismo rasteiro.  

Ranma 1/2 manga Saotome Ranma
Saotome Ranma na sua primeira aparição

Comédia, artes marciais e romance

Já vamos aproveitar e falar dos outros fatores que fez com que o julgamento moral não fosse forte. Se for resumir de maneira bem forte, seria a Rumic world resolve tudo. Entretanto, para não parar por aí, destrinchamos.
Como assim? Então, a Takahashi Rumiko, cria uma amálgama muito leve (não é leviano, mas sim, leve), como no Urusei Yatsura, em assuntos que são espinhosos. Tudo bem que ela também não é uma santa na terra para acertar em tudo o que ela faz, produz e publica ao mundo a fora. Entretanto, a apresentação de lutas com artes marciais com a implementação do cômico e a seriedade da comédia romântica, faz com que conseguimos rir e ignorar as diferenças que as pessoas tanto condenam. E ressalto novamente, isso foi na década de 80-90 do século passado.

Resumindo o Ranma 1/2: Metamorfose gag

Bem, essa foi a breve visão sobre o Ranma 1/2: Metamorfose gag. Uma obra que marcou uma geração no Japão. Pois a obra era divertida de uma maneira que não tinha comparação, mesmo sendo inclusivo e colocando todos e qualquer para zuar juntos, com uma pitadinha de comédia romântica entre o protagonista e a heroína.

Para quem tiver interesse procure o mangá, claro, tem a versão em anime também. Mas se quiser, logo logo terá a versão em remake sendo exibido. Se não me engano, inicia no dia 2 de outubro de 2024 (Para quem tiver lendo isso depois do lançamento, escolha o que mais lhe convém e seja feliz!).  
Aos que desejam uma versão mais inusitada, tem a versão em live action também.

Então, divirta-se!

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e mangá

Yago