Ranma ½
Meu companheiro aqui do mancha, o Yago, falou do manga dessa obra maravilhosa. Mas eu acho que vale falar sobre de novo. Afinal, quando temos a confirmação do remake de um clássico, é mais que válido falar sobre. Por isso, para quem não conhece, hoje é dia de falar sobre Ranma ½!
Originalmente em manga, com autoria de Rumiko Takahashi, autora também do grande clássico, InuYasha e Urusei Yatsura. Mas, para quem não quiser esperar, o anime está completo na Amazon Prime.
Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente importa!
Sinopse
Tendou Soun tem um dojo de artes marciais, que cuida com suas três filhas: Akane, Nabiki e Kasumi. E para garantir que seu legado seja mantido, eles surpreende as filhas, dizendo que prometeu uma delas em casamento ao filho de um amigo seu, que também é um artista marcial. Mas suas filhas, nem um pouco felizes com isso, querem tudo, menos receber os Saotome em sua casa.
Pouco depois, Saotome Genma e seu filho, Ranma, chegam ao dojo Tendou, depois de passaram por uma temporada de treinamento na China. Onde, infelizmente, sofreram um terrível acidente, e ambos foram amaldiçoados. Agora, sempre que água fria toca Genma, ele se transforma em um panda. Mas no caso de Ranma, ele se torna uma mulher.
Agora, contra a vontade de ambos, Akane e Ranma ficam noivos, e além de viverem juntos, estudam no mesmo colégio. O que vai fazer que eles precisem lidar com vários inimigos, que são completamente contra o noivado deles. E talvez, por lutarem juntos, isso mude a relação deles aos poucos.
Homem e mulher?!
A coisa mais divertida de Ranma½ é toda a questão do Ranma, de precisar se preocupar em esconder sua condição atual. Pois, além dos Tendou, ninguém mais fica sabendo disso. O que acaba fazendo que ele passe por várias situações complicadas. Como inimigos de sua forma masculina acabarem se apaixonando pela forma feminina. Além de todas as loucuras que faz pra manter o segredo.
Mas, obviamente, esse é um anime de romance. Porque, se tem algo que a autora faz, são romances. E muitas vezes, tem toda essa questão do Inimigos a Amantes. Normalmente, eu acho meio forçado. Mas as obras dela costumam fazer isso muito bem. Principalmente porque, no caso de Ranma½, não é porque ele e a Akane se odeiam. E sim por serem forçados a casar. Então, como é o esperado, a convivência faz que eles mudem aos poucos, mas ainda com aquela parte que é contra o noivado. Algo que deixa bem mais interessante a obra.
Ranma½
De início, Ranma½ parece ser apenas mais um anime qualquer. Só mais uma comédia romântica com ecchi. Mas, conforme se assiste, fica claro que vai muito além disso. A parte da comédia é muito bem feita, e faz sentido com a história. Junto com isso, devido a toda essa questão da transformação, há todo um escopo que apenas a obra consegue utilizar.
Ah, e importante. Diferente de algumas outras obras, que simplesmente tem o protagonista homem se transformando em mulher para ter mais fan service, Ranma½ não é apenas sobre isso. Pois, além de seu pai, há outros personagens que também sofrem do mesmo problema. Como seu principal rival, Ryouga, que se transforma em um porco. E esse é só um exemplo. Então recomendo muito a todos que assistam o anime. Seja o clássico, ou o novo que está por vir.
Mas é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!
Mancha anterior (Gantz)