Pluto: Urasawa Naoki e o Tezuka Osamu

Pluto: Urasawa Naoki e o Tezuka Osamu

Como vocês estão? Estão todos bens? A obra de hoje é uma que para os antigos gerara uma certa nostalgia e para os novos uma novidade. A obra se chama: Pluto. Bela de uma obra entre Urasawa Naoki e o Deus do Manga, Tezuka Osamu.

Dando uma breve pincelada, uma das obras que inspirou a vida de Urasawa Naoki foi um dos capítulos do Astro Boy, ou também Tetsuwan Atom. Após muitos anos, o Urasawa Naoki, comoveu e obteve a permissão do prole do Tezuka Osamu: Tezuka Makoto, para criar uma reinterpretação do arco histórico: “O maior robô do mundo”. Com isso, em 2003, iniciou a produção do Pluto na revista Big Comic Original.  

Sinopse

O detetive robô Gesicht da Europol está na suas tentativas de resolver os casos de mortes de robôs e humanas. Onde todas as vítimas têm objetos colocados ou posicionados por suas cabeças, como se fossem chifres. O caso torna-se mais confuso, com as evidências indicando que o responsável pelos casos é um robô. Pois isso não ocorria fazia um tempo significativo.

A situação torna-se cada vez mais sinistra, pois todos os sete robôs mais potentes do mundo, os cientificamente mais avançados com o potencial de se tornar armas de destruição em massa, parecem ser os próximos alvos do assassino. E para variar, eles são convocados para uma missão.

Pluto: Urasawa Naoki e o Tezuka Osamu

Reinterpretação

Por ser uma reinterpretação, de um dos arcos do Astro Boy, o personagem em foco não é o Atom, mas boa parte acontece ao redor e pela visão do Gesicht. Isso significa que quase toda a obra é contada de um ângulo diferente do original. Essa mudança de ponto de vista, refeita pelo Urasawa, gerou uma profundidade mais abissal em comparação a obra originária do Tezuka Osamu. Entretanto, que fique bem claro, não estou dizendo que a versão do Tezuka Osamu era rasa. Ao contrário, mesmo o Astro Boy sendo considerado infanto-juvenil, a temática proposta não era nada infantil. Mas, é bem complexo e facilmente provoca inúmeras divergências de opinião. Quem disse que as obras primordiais do manga não tinha profundidade e era só para crianças, acredito eu que não leu direito ou desconhece o termo reflexão. Será que estou sendo radical de forma demasiada?

Pluto personagens
Alguns personagens centrais

Suspense “humano”

Vamos mais a fundo, o Tezuka Osamu plantou e o Urasawa Naoki regou. Assim o Pluto ganhou uma profundidade bem maior. Mas como?

Para quem já teve a oportunidade de apreciar as obras do Tezuka Osamu (Se você acompanhou Tezuka, tu é velho. Já dá para saber a idade, sem falar nada), sabemos que ele propõe questões complexas, como moral, ético, religioso e cultural, de forma brutalmente lúdica e de fácil imaginação.

Em comparação, para quem já tomou um tempo para ler as obras de Urasawa Naoki, como Monster, 20 Century Boy / 21 Century Boy, Master Keaton e outros, já sabe que o forte dele é representar o interno humano. Mais conhecido como amálgama de sentimentos inexplicáveis em poucas palavras.

Agora imagine o casamento entre esses dois autores? As questões propostas pelo Tezuka Osamu sendo retratado com um outro autor que possui uma maestria em retratar sentimentos humanos, mas com personagens sendo basicamente robôs. Incrível, não?  

De novo com a NETFLIX

No dia 15 de Fevereiro de 2023, a NETFLIX anunciou que iria lançar a versão em anime. Com isso, já deram um tapa, bem dado, na nossa face com o PV. Aliás, o estúdio responsável é o M2, o parente do MAPPA.

No momento que vi a notícia, larguei o artigo que estava escrevendo e comecei a escrever esse. Pois, mesmo com o conteúdo da obra, no manga há limitações gráficas. O que faz com que amenize a dinâmica e reduza o impacto da obra. Mas com o anime a 1000%, todos os movimentos e cenas épicas do manga vão vir à tona. Espero que o meu coração aguente tanta emoção.

Resumo: Pluto: Urasawa Naoki e o Tezuka Osamu

A avaliação deixarei nas vossas mãos. Mas prometo que a fusão entre Urasawa Naoki e o Tezuka Osamu não nos decepcionará. O suspense com robôs atuando com sentimentos semelhantes aos do humano, e querendo ser racionais, mas falhando miseravelmente por não poder processar, são cenas fortes, mas conformidavel.

Para quem não quer esperar a NETFLIX lançar, a Panini lançou a versão em Pt.

Bem, então, divirta-se e até a próxima!!

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e manga

Pagina oficil: Pluto

Yago

Um comentário em “Pluto: Urasawa Naoki e o Tezuka Osamu

Comentários estão encerrado.