Os mais marcantes de 2023
Chegou 2024, e felizmente isso significa que finalmente acabou esse ano horrível. Mas nem tudo em 2023 foi ruim. Pois houveram vários animes bons, isso com certeza. E é sobre isso? Bem, não exatamente. Pois hoje o objetivo não é falar em si dos animes no ano passado. Mas sim das manchas de anime que, particularmente, são de obras mais marcantes. Por isso, hoje é sobre os mais marcantes de 2023!
Agora você pergunta: como eu defini isso? Mas calma, pois eu vou explicar, um por um. Então chega de enrolar e vamos ao que realmente interessa!
Koutetsujou no Kabaneri
Eu coloco Kabaneri aqui por dois motivos. Primeiro, por ser um anime que trabalha com zumbis, mas que deixa de lado aquela coisa clichê. Todo o conceito de zumbis de “metal” é algo que eu gostei muito. E que deixou bem mais interessante o tema.
Mas além disso, todo o fator steampunk. A tecnologia ser baseada em máquinas de vapor, mesmo as armas, é algo que eu achei incrível. Bem, particularmente eu gosto do tema, mas vai além do meu gosto. Pois steampunk é algo raro em animes. Por isso eu digo que Koutetsujou no Kabaneri entra nos mais marcantes de 2023.
A Whisker Away
Saindo completamente do gênero de Kabaneri, A Whisker Away, ou Olhos de Gato em português, foi um filme que lançou 2020. Mas por que esse filme? Porque ele tem um enredo incrível, pela animação ser ótima? Talvez, mas não é o principal motivo.
Toda a mitologia dos gatos apresentada no filme é fenomenal. A ideia de uma sociedade mística e secreta, na qual apenas os gatos são bem vindos, foi incrível. Toda uma sociedade, montada no que seria o ideal de uma “nação para gatos”. Além disso, é um filme que, em seu decorrer, mostra que, devemos tomar cuidado com as nossas ações. Mas não é porque uma decisão foi tomada, que não é possível resolver o problema. Tudo isso faz que A Whisker Away esteja entre os mais marcantes de 2023.
Vox Machina
Se você gosta de jogar RPG de mesa, tipo Dungeons & Dragons, e gosta de animação, entende porque esse está aqui. Vox Machina faz uma adaptação fantástica de uma mesa, feita em stream, da melhor maneira imaginável.
Os personagens são incríveis, os próprios jogadores, que no caso são dubladores também, fazem a dublagem de seus personagens. Houve algumas alterações, devido a direitos autorais, mas nada que tenha tirado o sentido da obra. Ainda mais com a segunda temporada, que deixou ainda melhor.
Então a todos os companheiros RPGistas que chegaram até aqui, eu sei que vocês concordam comigo. Que Vox Machina, definitivamente, merece ficar entre os mais marcantes de 2023.
Yesterday wo Utatte
Agora é falar de uma obra que, definitivamente, não é para o jovem inocente, que acredita em romance de shoujo. Porque Yesterday wo Utatte mostra, de maneira incrivelmente realista para um anime, o que realmente é um romance. Como é a vida adulta. E a maneira que, em diversos casos, não importa o quanto se goste de alguém, isso nunca vai ter frutos.
Entre as coisas que tornam Yesterday wo Utatte incrível, eu vou apontar apenas algumas. Primeiro, como o anime mostra que, muitas vezes, é necessário se desvincular do passado, para conseguir seguir em frente. Segundo, que nem sempre o novo é melhor, mas vale a pena dar uma chance a novas experiências. E terceiro, que antes de pensar em estar com alguém, busque cuidar de si mesmo.
E isso é apenas parte do que torna essa obra fascinante. Por isso, eu digo que Yesterday wo Utatte, sem sombra de dúvidas, está entre os mais marcantes de 2023.
One Piece Live Action
Agora é hora da treta. Afinal, falando de anime, do nada aparece um live action, ainda da Netflix? Pois é, exatamente isso. E eu vou explicar o motivo de colocar o live action de OP como um dos mais marcantes.
Como é costume, otaku é extremamente preconceituoso com adaptações em live action. E isso faz sentido, afinal a maioria dos live actions são horríveis. Ao ponto de conseguirem estragar uma obra de arte, como Full Metal Alchemist. Mas, aí apareceu o live action de OP, e Gomu Gomu no Pistol em todos os live actions ruins do passado.
Foi 100% fiel ao original? Lógico que não. Mas que foi muito bom, isso é inegável. Com pequenas adaptações no enredo, atores que entregaram um trabalho incrível, o cenário impecável, One Piece: a Série, ficou simplesmente incrível. E desculpa aos fãs puristas, mas sacomé. Quando o próprio Oda estava na produção e aprovou, quem é você para falar que é ruim, não é mesmo?
Mas além disso tudo, esse live action veio para mostra que sim, é possível fazer uma boa adaptação. E isso foi reforçado com a do Yu Yu Hakusho, que saiu recentemente. Super recomendo, por sinal. Então sim, o live action de One Piece, sem dúvida, entra nos mais marcantes de 2023.
E é isso aí!
Com isso, deixou 2023 completamente no passado, porque agora é um ano novo, e quem vive de passado é museu.
Nós do Mancha no Cel desejamos a todos um ótimo ano, com muito anime, manga, e adaptações boas em live action. E que todos os nossos planos se concretizem!
Aquele abraço e até a próxima!