Nounai Poison Berry: Divertida-mente adulta

Nounai Poison Berry: Divertida-mente adulta

Olá, como estão? Até que enfim fui assistir o Divertida-Mente 2. Essa obra me fez lembrar de um mangá. Ela se chama Nounai Poison Berry. Em inglês deram a alcunha de Poison Berry in my Brain. Basicamente é como o Divertida-mente, mas de forma mais adulta e cheia de comédia romântica.

Publicaram essa obra entre 2010 a 2015 na revista Cocohana da Shueisha. A mesma empresa do Weekly Shonen Jump. Tem como autora a Mizushiro Setona

Então, sem mais delongas, vamos para a sinopse?

Sinopse

Ichiko Sakurai é uma pessoa tranquila, mas um pouco sensível com medo de ser magoada por terceiros devido às experiências da vida. Agora, o que faz o romance correr são os boys que mexem com o sentimento dela; o Saotome Ryoichi, que faz o tipo dela, mas ao mesmo tempo cansa ela. O outro é o Ochi, que a aparência dele não é das melhores, mas a Ichiko tem a paz no coração quando está junto com ele.

O interessante é o retrato das reuniões infinitas que ocorrem dentro da mente dela, com os sentimentos dela sendo antropomorfizados. Entretanto, essas reuniões se tornam problema, pois normalmente vira uma batalha mental. Claro que as decisões tomadas nas reuniões influenciam o comportamento da Ichiko. Esse romance com muito amor e pânico retrata de forma cômica a reunião cerebral que ocorre dentro da cabeça dela.

Nounai Poison Berry Divertida-mente adulta manga sentimentos

Nounai Poison Berry: Divertida-mente adulta

Batalha mental desequilibrada

Deixando bem claro que essa obra não retrata o transtorno dissociativo de identidade como o Billy Milligan que tinha mais de 20 personagens. No caso as figuras mentais da Ichiko são sentimentos dela que foram antropomorfizados para facilitar. 

Deixando esse princípio bem claro, tem um ponto muito interessante na obra. Todos eles tentam conter o máximo possível do dano que a Ichiko tomará. Claro, eles são o sentimento dela. Então é bem natural. Assim, essa “proteção excessiva a dor emocional” faz com que as conclusões tenham um viés na reunião cerebral, fazendo com que a batalha mental fique desequilibrada.

Nounai Poison Berry Divertida-mente adulta capa manga

A diversão do desequilíbrio

Mas esse desequilíbrio cria a diversão. Afinal de contas, nós somos desequilibrados. Nós, humanos, somos desafortunados. Até aquele que aparenta ser mais equilibrado tem algum ponto que perde a paz mental.

A diversão do Nounai Poison Berry é exatamente o desequilíbrio. Enquanto você aprecia a reunião mental que aparenta estar bem equilibrado. Pois, as 5 figuras colocam os seus pontos de forma coerente. Entretanto, no final das contas, mesmo a pessoa sendo adulta e tendo a mentalidade um pouco mais madura, por ser humano, temos um viés. No caso da Ichiko é “Não querer ser magoada por terceiros”. 

Esse viés cria em uma reunião mental bem coerente, a incoerência. Uma conclusão sem pé, sem cabeça que para a sua mente é coerente, mas ao olho de terceiros nada compreensível. Quem nunca fez algo nada coerente aos olhos de terceiros por colocar o seu sentimento na reta? 

Resumindo o Nounai Poison Berry: Divertida-mente adulta

Bem, essa foi a breve visão sobre a Nounai Poison Berry: Divertida-mente adulta. Uma obra que retrata a mente de uma pessoa beirando os 30, mas como qualquer pessoa, faz as reuniões mentais desequilibrada. Vários momentos em que a reunião mental segue uma direção inesperada e conclusões inusitadas. Fazendo com que a protagonista tenha atitudes incoerentes ao olhar de terceiro, mas coerente para ela mesma. Poder observar como pessoas normais pensam e como vão se desviando é bem interessante. Afinal de contas, a Ichiko não tem nenhum superpoder.

Para quem tiver interesse procure o mangá. Quem quiser tem o filme e o teatro também.

Então, divirta-se!

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e mangá

Yago