Natsume Yuujinchou

Natsume Yuujinchou

Após duas semanas falando de Avatar, e logo vai acontecer de novo, devido ao live action, acho que é justo falar de um anime mais calmo. Mas ainda com uma pegada sobrenatural, eu lhes apresento Natsume Yujin-cho, uma obra incrível que já recebeu 6 temporadas de adaptação. Isso sem contar filmes e especiais, e o fato da sétima temporada ter sido confirmada.

Natsume Yujin-cho nasce como manga, com autoria de Midorikawa Yuki, o manga é publicado pela LaLa, uma revista focada em shoujos. Mas para você, jovem mancebo, que tem preconceito com shoujo, é hora de abrir a cabeça e ver que shoujo não é só romance lento e meloso.

Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente importa!

Sinopse

Natsume Takashi é um adolescente como qualquer outro. Exceto pelo fato de que ele consegue ver espíritos. Durante toda sua vida passou por várias adoções, até que finalmente foi acolhido, mas ao custo de manter essa habilidade em segredo.

Um dia, Takashi acabou por liberar um espírito antigo, chamado Madara. E Madara percebe que Takashi é neto de Natsume Reiko, uma mulher que ficou conhecida por tomar o nome de espíritos e fazer o Livro dos Amigos. E esse livro, agora, está com Takashi.

Com o objetivo de tomar o livro para si, Madara vai atrás de Takashi, e eles fazem um acordo. Madara irá agir como guarda-costas de Takashi, e quando Takashi falecer, o Livro dos Amigos será de Madara. Mas até que isso aconteça, Takashi vai devolver os nomes para seus respectivos donos. Seja quantos forem.

O Livro dos Amigos

Algo que gosto muito de Natsume Yujin-cho é toda essa pegada sobrenatural. Bem, é o foco principal do anime. Mas o melhor é a ausência de lutas para tudo. A maioria das vezes, Takashi resolve os problemas de forma pacífica, ou quem luta realmente é o Madara. E em meio a isso tudo, há diversos momentos os quais ele se conecta com outros espíritos, além de, aos poucos, se abrir com as pessoas.

Sinceramente, é uma obra que, em uma pequena parte, me lembra xXxHolic. Mas com um traço muito melhor. E história também, porque cada episódio me mantinha mais e mais preso. Aquela sensação de “eu preciso saber o que acontece!”

Além disso, Natsume Yujin-cho é incrivelmente leve. Até que, sem que realmente esteja esperando por isso, algo intenso acontece. Mas é intenso, não acelerado. Dá aquela tensão que, em alguns casos, filmes de terror conseguem causar.

Natsume Yuujinchou

Uma obra simplesmente incrível, Natsume Yujin-cho tem tudo que precisa. Um bom roteiro, personagens cativantes, animação de qualidade, uma ótima trilha sonora. Tudo isso, somado com a pegada espiritual da obra, a tornando um dos melhores títulos do gênero que eu já assisti.

Sinceramente, é uma obra que eu recomendo a toda pessoa que quer algo leve e gostoso. Mas ainda com toda uma história, super bem trabalhada, e mostrando uma visão diferente da relação entre humanos e espíritos.

Mas é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!

Mancha anterior (Avatar: A Lenda de Aang)

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (Outubro 2023)

Bruno Arade