Moyashimon – Ciência agrária, microorganismo e alguns humanos perdidos
Hey hey! Como estão? Tudo bem? Mais uma vez estamos nós com trabalho inédito. Moyashimon relata a vida de um menino que fala com microorganismos em uma faculdade de ciência agrária, estuda fermentação e sempre tem uns humanos perdidos por perto. Então vamos lá!
Sinopse da obra
Este mangá foi escrito por Ishikawa Masayuki, publicado nas revistas Evening, e posteriormente no Monthly Morning Two. Antes de entrar em detalhe preciso fazer uma pergunta. Vamos lá!
O Sawaki Souemon Tadayasu é filho de uma família que tradicionalmente cultivam fermentos para dake, miso e outras comidas japonesas, e ingressa em uma faculdade de ciência agrária em Tokyo, com o amigo dele Yuki Kei. E ele tem a habilidade inédita de poder ver microorganismos, como fungos, vírus e bactérias. Na universidade conhece o Dr. Itsuki Keizo, amigo do avô dele. E assim inicia a vida universitária de Sawaki e o Moyashimon.
Pois bem, o que você lembra com a palavra “fermentação”?
Pão, queijo, natto, miso, picles, baunilha, molho inglês (também conhecido como molho Worcestershire), tabasco, vinho e cerveja? Deve ter mais, mas vamos parar por aqui mesmo. OK? Provavelmente, em alguma delas tenha pensando: “Oh, até isso era fermentado?” É uma boa evidência que mostra a inseparabilidade dos alimentos fermentados e o assustador hábito alimentar humano.
Poder da fermentação
Tenho certeza de que haverá pessoas com a resposta na ponta da língua para ambas as perguntas sem o Googlar, e deixando claro o poder da fermentação, mas imagino que não seria a maioria dos casos.
As respostas estão no Moyashimon. Mesmo sendo um tema bastante estranho de se levantar, é genial. Pois baseiam-se em pesquisas acadêmicas e de base, e assim ficou bem denso. Claro que as pesquisas são da época que lançava o mangá. Pode estar até desatualizada em partes. Tenhamos bom senso, sabemos que nenhuma obra levita no tempo. OK? De qualquer forma, sem querer, você aprende com bastante detalhes sobre o processo de fermentação. Por exemplo, os tipos de fungos e seus ecossistemas e o que nós usufruiremos dele. Lançaram até um livro separado sobre alimentos fermentados.
Mesmo a temática sendo extremamente pontual, os personagens não humanos são desenhados de uma forma muito fofa. Tenho quase certeza que não imaginariam que os micro-organismos pudessem ser representados de formas tão fofas.
São 13 volumes de mangá, 1 volume separado sobre alimentos fermentados, e 2 temporadas de anime! Dê uma procurada!
Como sempre, amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir? Bem, então, até a próxima!!
Um comentário em “Moyashimon – Ciência agrária, microorganismo e alguns humanos perdidos”
Comentários estão encerrado.