Mahouka Koukou no Rettousei
E aí povo! Tudo bem? Hoje trazendo mais um anime, Mahouka Koukou no Rettousei, ou pela tradução, O irregular na escola de magia. “Mais um isekai?”. Não, nada de isekai. Mas já explico.
Mahouka Koukou no Rettousei é uma adaptação da light novel de mesmo título, escrita por Tsutomu Satou e ilustrada por Kana Ishida. A adaptação de anime foi feita pelo estúdio Madhouse, responsável também por outros grandes título, como Death Note, One Punch Man e Overlord.
Sinopse
Ao final do século 21, magia deixou de ser apenas um mito, e se transformou em um sistema tecnológico, e magos passaram a ser treinados pelos países e utilizados como armas.
O Japão criou nove grandes escolas de magia, e a primeira delas usa um sistema de distinção entre os estudantes considerados mais e menos capazes, os dividindo entre dois cursos: o primário e o secundário, respectivamente conhecidos vulgarmente por bloom (flor) e weeds (erva daninha), o que cria uma clara segregação entre os alunos dos dois cursos.
Mahouka Koukou no Rettousei conta sobre os irmãos Shiba. Tatsuya, o irmão, possuí conhecimento técnico extraordinário, porém considerado magicamente inapto, se torna um weed, enquanto Miyuki, a irmã, é aceita como uma bloom devido a sua excelente capacidade mágica.
Porém, mesmo Tatsuya sendo considerado magicamente inapto, ele possuí habilidades físicas e mágicas únicas não replicáveis por outros, fazendo dele o irregular na escola mágica.
A magia do futuro
Mahouka koukou no rettousei é um anime, no mínimo, único. Já começa com a ideia de magia relacionada com tecnologia, o que é habilmente utilizado na série. Não é necessário muita explicação para entender que magia se tornou algo compreensível, sendo considerado como ciência.
No lugar de varinhas e báculos, foi desenvolvimento um sistema de programação e registro para magias, chamados CAD. Com os mais diversos formatos, como pulseiras, algo parecido com um smartphone, ou até mesmo armas de fogo. E são utilizados para que o mago apenas seja responsável por suprir a magia, enquanto todo o processo de conjuração é feito pelo CAD.
Mesmo magias tradicionais, como o onmyou, a qual falei mais sobre no artigo de Tokyo Ravens, receberam melhorias devido a tecnologia. Além que, conceitos como magia e espíritos são muito bem explicados, em seus devidos momentos, durante o anime.
O irregular
Ao se falar de Mahouka Koukou no Rettousei, não se pode deixar de falar sobre os irmãos Shiba. Não, não apenas sobre o Tatsuya, que é claramente o protagonista. Sua irmã, Miyuki, é de extrema importância em todo o anime.
Começamos ao olhar para ambos irmãos, possuidores de poderes inigualáveis. Sim, eu sei, a sinopse fala sobre Tatsuya ser inapto, e por isso irei explicar melhor. Inapto não no quesito poder bruto, mas sim nos requisitos testados pela primeira escola.
Tatsuya possuí uma habilidade literalmente única, que é conseguir fazer o processamento de uma sequência mágica instantaneamente, enquanto ela está sendo processada pelo CAD. Algo que deveria ser impossível para uma pessoa normal. E obviamente há muito mais que isso. Mas não vou estragar a experiência de ver por conta.
Seguindo com Miyuki, que não possuí nenhuma habilidade única e exclusiva que apenas ela pode usar. Bem, talvez apenas ela possa usar, mas isto é devido a quantidade de poder que ela possuí é simplesmente absurda. É tanto poder que, se ela não controlar seu humor o tempo todo, a magia dela começa a afetar seus arredores. E isso que faz dela tão incrível.
A relação dos irmãos
Porém, o mais marcante dos dois definitivamente não são seus poderes. E sim sua relação. Em muitos momentos eu questionei se eles realmente eram apenas irmãos. Os dois são extremamente unidos, e fazem tudo que precisar pelo outro. E isso é algo apontado pelos outros personagens constantemente.
Contudo, a diferença que eles possuem, ou a maneira que os dois se relacionam, não os impede de fazerem amizades. E Tatsuya, por ser “apenas um weed”, é mal visto por muitos do curso principal, devido a ele se relacionar com outros blooms. Ao ponto de ignorarem o fato de Miyuki ser a irmã dele.
Porém, o preconceito que Tatsuya sofre acaba por ser apenas um pequeno obstáculo no anime.
A vida em uma escola de magia
Mahouka Koukou no Rettousei é uma obra incrível. Começamos só pelo fato de ter sido adaptado pela Madhouse. A qualidade das obras deles é incrível, sendo que os títulos citados antes são apenas alguns.
Junto a isso, o anime apresenta uma ideia de magia como nunca havia visto antes. Não é algo abstrato, como acontece em muitas outras obras. Se entende que magia não é uma coisa sobrenatural, e sim algo que a ciência precisou de mais tempo para compreender.
A relação entre os personagens é muito interessante. Não é aquela coisa fofinha de colegial. Todos eles tem algum tipo de treinamento militar ou algum tipo de contato do gênero, e é óbvio pelas reações.
E devo dizer, apesar disso, há um certo encanto na relação entre Tatsuya e Miyuki durante o anime.
E vale a pena?
Este é um anime que eu muito recomendo. A Netflix e a Crunchyroll exibiram a primeira temporada. Tem também uma segunda temporada e um filme, que infelizmente as duas plataformas não disponibilizaram.
Há, e a cronologia do filme e da segunda temporada é meio estranha. Por algum motivo, o filme ele começa, literalmente, após o final da primeira metade do episódio 11 da segunda temporada. Confuso né? Calma, me deixa explicar melhor.
Assista o episódio 11 da segunda temporada até o intervalo. Nesse momento, pause o anime e vá assistir o filme. A primeira cena do filme é logo após esta parte do episódio 11 terminar.
Eu sei que é estranho, eu concordo. Também não entendo porque fizeram isso. As vezes pessoas fazem escolhas erradas na vida.
E eu fico por aqui. Espero que tenham gostado. E semana que vem tem post especial.
Abraços, e até a próxima!