Land
Olá, como estão? Tudo bem com vocês? Já pararam algum dia e questionaram algo que todo mundo aceita como “normal”? Ou ao menos, nunca viu ninguém questionar sobre? Então, o “Land” é um manga que nos esfrega isso. Vamos ver como.
O Land foi um manga escrito pela autora Yamashita Kazumi e publicado na revista Morning da Kodansha. Ela publicava mensalmente em uma revista semanal. Trata de questionar e nos mostrar as estranhezas das sociedades. Como assim? Pois bem, vamos para a sinopse.
Sinopse
Nesta aldeia, as pessoas sempre “morrem” aos 50 anos de idade. A tradição entre os aldeões diz que após a “morte”, as pessoas são levadas para além da montanha, em um mundo chamado “Ano-yo”. Em uma tradução bem livre; “Mundo de lá, mundo do outro lado, mundo pós morte”.
A An é uma menina cuja irmã gêmea foi sacrificada por ser gêmea, que sempre tinha várias dúvidas e questionava os adultos. A aldeia em que ela vive é retratada de forma semelhante com a vida da era Edo, mas quem conhece que há várias épocas misturadas. A população local chama esta aldeia de “Kono-yo”, ou “Este mundo, mundo deste lado, mundo dos viventes”, pois as pessoas que usam máscaras de animais e fazem a política local chamam desta forma. Eles cultuam as estátuas dos quatro “Deuses” que estão nos quatro cantos da aldeia, conhecidos por vigiarem os aldeões.
Só acrescento mais uma frase na sinopse para não dar spoiler. O interessante é que no olho da An, há tanto esperança quanto desespero.
Questionar
Lendo esse manga, fiquei em dúvida. Como seria a resposta para este tipo de pergunta feita no Land? Pois, nós percebemos a estranheza no mundo, as ambiguidades e as contradições. Por exemplo, quando vemos uma sociedade distinta da nossa, perguntamos porque eles são desse jeito. Tipo, “Porque os estadunidenses fazem merda pra krl com arma e eles não reveem isso? Porque os chineses tocam o fada-se aos direitos humanos dos povos uigures e não fazem nada? Porque os brasileiros têm uma das maiores taxas de homicídios de gays e trans e não fazem nada?” Viu, conseguimos perguntar. Certo?
Coisas semelhantes ocorrem no manga. Agora, as pessoas que fazem tais perguntas sofrem e pessoas que não se ligam estão vivendo felizes na sua ignorância. Isto não é exatamente o estado do mundo de hoje?
Pode-se dizer que a “falta de interesse” pode ser um dos temas principais do Land. A decepção causada pela indiferença é bem retratada. Será que as perguntas e o desconforto causados ficarão sem resposta por indiferença e nos levarão à decepção?
Acho que a resposta provavelmente depende da pessoa, portanto, por favor leia.
Pois bem. Querem o Manga? Em portugues encontramos na interweb. Imagino que muitas editoras não pegariam ele para traduzir, infelizmente.
Querem o Anime? Éh, sinto muito. Espero que lance, mas infelizmente acho difícil também..
Como sempre amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir?
Bem, então, até a próxima!!