Kotonoha no Niwa

Kotonoha no Niwa

As vezes um encontro inesperado pode fazer muita diferença. E o anime de hoje começa dessa maneira. Bem, anime, mas também um filme, com uns 40 e poucos minutos. Eu venho lhes falar de uma das animações mais lindas que eu já assistir, Kononoha no Niwa.

Também conhecido pelo nome The Garden of Words, Kotonoha no Niwa é um filme dirigido por Makoto Shinkai. Mas quem é Makoto Shinkai, você se pergunta? Ah, um cara qualquer aí. Só o diretor de um filme um pouco conhecido. Sabe aquele Kimi no nawa? Your name? Então, esse mesmo.

Mas chega de enrolar e bora ao que importa!

Sinopse

Nas manhãs chuvosas de Tóquio, Akizuki Takao sempre mata aula e vai para um parque privado, onde ele passa a manhã fazendo designs para sapatos, buscando se tornar um sapateiro no futuro. Mas um dia, quando ele chega ao parque, encontra uma mulher desconhecida no lugar onde sempre fica.

Kotonoha no niwa

Inicialmente os dois apenas ficam ali, cada um cuidando da própria vida, até que eles conversam pela primeira vez, e ele descobre que Yukino Yukari sempre está ali nos dias chuvosos, e Takao se oferece para fazer um sapato a misteriosa e bela mulher.

E sem perceber, os dois começam a se aproximar, ajudando a aliviar as tensões um do outro nesses pequenos encontros. Mas os problemas pessoais não desapareceram por isso, e a relação dos dois será coloca a prova com o final da época de chuva.

A beleza na simplicidade

Kotonoha no niwa não é aquela obra cheia de desenrolares, plot twists o tempo todo. A maior parte do filme é naqueles banquinhos, durante a chuva, com os dois conversando. Essa simplicidade, somado a animação mais linda que eu me lembro de ter visto, faz que kotonoha no niwa seja, facilmente, uma das obras mais belas até o momento.

As conversas entre eles fluem maravilhosamente, com toda a naturalidade esperada. E a relação vai se desenvolvendo aos poucos, a cada manhã que eles passam juntos. Não há uma tentativa de marcarem um encontro. Eles apenas esperam ansiosos pela próxima manhã de chuva, sabendo que irão se encontrar naquele mesmo lugar de sempre.

Chega a ser terapêutico ver os dois juntos. Poucas palavras são necessárias entre os dois, apenas conversas cotidianas. E isso gera um aconchego no coração. Não apenas dos personagens, mas também de quem está assistindo.

E tudo fica ainda mais bonito quando a conversa deles começa com um simples poema. O momento que Yukino fala Takao as seguintes palavras:

“Como um vago trovão

No céu nublado, trazendo a chuva…

Se for, faz-me companhia?”

Aí a expressão confusa de Takao, sem entender o que a mulher lhe fala, e logo depois a vendo ir embora, é algo que marcou com muita força. E então, a resposta dele, no final, ao completar o poema:

O som leve do trovão

Mesmo que a chuva não venha…

Ficarei aqui… Junto de você”

E sim, isso é um spoiler. Mas só isso não é o suficiente para realmente saber como tudo terminar. Acredite em mim quando eu digo isso. Vai além de apenas esse poema. Mesmo que ele signifique muito na obra.

Kotonoha no Niwa

Quando eu digo que kotonoha no niwa é a obra mais bonita que eu já assisti, eu falo sério. Emocionante, tocante, bela, simples em sua maior parte, mas intensa quando necessário, The Garden of Words é algo que me fez chorar, e não apenas por sua parte triste. Mas sim pela sua beleza.

Kotonoha no niwa

Assim sendo, eu não só aconselho, mas imploro a todos que ainda não assistiram Kotonoha no Niwa, para que assistam esse maravilhoso filme. E depois assista também os outros do Makoto Shinkai, porque o cara é realmente um gênio. Não tem um filme dele que não seja fascinante.

Kasa

Mas por hoje é isso aí. Aquele abraço e até a próxima!

Mancha anterior

Especial Sword Art Online

Impressão Final da Temporada (Outubro) – Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Bruno Arade

2 comentários sobre “Kotonoha no Niwa

Comentários estão encerrado.