Kono Oto Tomare

Kono Oto Tomare

Semana passada falei sobre Haruhi, que é um anime de comédia um tanto que insano. Então pra essa semana, acho que vale falar de algo um tanto que mais sóbrio. Mas, o principal disso, é poder falar sobre um anime de música. Porque, sinceramente, tá difícil achar anime de música que vale a pena. E Kono Oto Tomare! é um desses!

Também conhecido por Sounds of Life, Kono Oto Tomare nasceu como manga, com autoria por Amyuu Sakura. Até o momento o anime tem duas temporadas, com um total de 26 episódios. Infelizmente não teve nada sobre uma terceira temporada até agora. Então é ter esperança que venha em algum momento.

Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente importa!

Sinopse

Koto, um instrumento tradicional japonês, muito popular entre mulheres. Kudo Gen, que trabalha produzindo kotos, acredita que, em algum momento, seu neto delinquente, Chika, vai entender o quanto o koto é especial.

Após Gen falecer, Chika decide se unir ao clube de koto de seu colégio, com o objetivo se aproximar mais de seu avô. Nisso, ele conhece Kurata Takezo, o atual presidente do clube de koto, e o primeiro a acreditar que Chika não é o delinquente do qual tanto falam sobre.

Agora os dois vão lutar para manter o clube vivo, e alcançar o objetivo que os membros que se formaram não alcançaram.

O som da alma

Uma das coisas que mais se fala em Kono Oto Tomare é, sem dúvida, sobre o som de cada pessoa. Como, obviamente, o anime é sobre o koto, então em diversos momentos vem as questões de como cada pessoa toca. Mas, se você tem algum contato com música, entende que isso vai muito além do instrumento.

O que torna interessante é ver que, cada integrante do clube, vai evoluindo conforme eles descobrem mais sobre o próprio som. E obviamente, o foco é no Chika. O que pode ser meio confuso de início, já que não fica muito claro nos primeiros episódios quem é realmente o protagonista. Mas é claro que o foco é nele. E o quanto ele cresce durante o anime. Sinceramente, as cenas as quais ele está tocando e tem as epifanias dele são lindas.

Kono Oto Tomare!

Em busta do som da própria alma, Kono Oto Tomare! nos mostra que, independente de quem seja, e qual o método, as pessoas crescem quanto mais se conhecem. O crescimento dos personagens é constante, e isso é um dos melhores fatores da obra. Além disso, as apresentações de koto são incríveis. Mesmo para quem nunca ouviu, eu garanto que vai ser bom de assistir.

Porém, tem algo que me incomodou muito, que foi como, durante a obra, o foco era no grupo, mas foi mudando muito apenas para o Chika praticamente. Tudo é sobre ele, e outros personagens, mesmo o Takezo, acabam se tornando secundários a maior parte do tempo. Houve um desenvolvimento legal de início, e algumas poucas outras cenas. Mas, sinceramente, não é o suficiente para dizer que todos os personagens receberam o carinho merecido.

E mesmo assim, ainda recomendo que todos assistam Kono Oto Tomare! Pode não ser um anime perfeito, mas com certeza ele é incrível.

Mas é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!

Mancha anterior (Suzumiya Haruhi no Yuuutsu)

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (Outubro 2024)

Bruno Arade