Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni: O normal de cada um

Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni: O normal de cada um

Olá, como estão? A obra de hoje é sobre desenvolvimento. Desenvolvimento pessoal, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento humano e assim por diante. Essa obra se chama Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni. Em uma tradução livre, seria algo do tipo: Para caminhar no espaço contigo. Em inglês traduziram como: Spacewalking with You.

Tem como autora a Doronoda Inuhiko e está sendo publicada pela plataforma digital “&Sofa” da Monthly Afternoon. Um ponto interessante da autora é o fato dela também usar máscara de animal, tal qual a Itagaki Paru (Autora do Beastars) que usa uma de galinha e a Yamaguchi Tsubasa que usa uma de sapinho. No caso da Doronoda Inuhiko é de cachorro, afinal de contas no nome da autora está “Inu”, termo utilizado para caninos.

Então, sem mais delongas, vamos para a sinopse?

Sinopse

O trágico e o emocionante andam de mãos dadas. Pois, é uma história de amizade entre dois opostos que não conseguem viver “normalmente” na sociedade japonesa, mas lutam para viver felizes apesar dos obstáculos que enfrentam.

Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni: O normal de cada um

Drama

O Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni é mais uma daquelas obras de drama. Bem tradicional drama humano. Não é gritante, não é esplendoroso e não é glamuroso. Mas é uma obra que recomendo para pessoas um pouco mais maduras. Pois necessita de uma postura e certa abertura de mentalidade. Tanto que ganhou o “Grande Prêmio de Mangá de 2024”. Tenho a impressão de que são selecionados trabalhos modestos, mas autossuficientes.

Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni manga cap 1 caderno
O caderno do Uno para ele se manter “normal e funcional”

Cada um tem a sua luta

Digamos que essa obra é simplesmente modesto. Sinto que as obras selecionadas no Grande Prêmio de Mangá, tendem a ter vários fatores atraentes e que na sua totalidade faz com que o leitor fique imerso na obra.

Em comparação, essa obra senti que é mais pontual, e assim, foca no emocional dos personagens. Digamos que é uma obra que complica a vida dos tradutores. Pois, há vários diálogos, mas muitas “falas” delas estão na entrelinhas de cada quadro. Fala muito verbalmente, mas fala muito mais de forma não verbal. Esse retrato acontece inúmeras vezes. O retrato dos dois protagonistas, Uno e Kobayashi, que aparentam ser opostos, mas possuem dificuldades semelhantes no cotidiano, a forma que eles vão lidando e como verbalizam o interno achei lindo. Cada um tem a sua luta e crescendo com elas. Pode ser coisa da minha cabeça, mas senti até o conflito interno da autora.

Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni manga espaço
“Quando tenho algo que não entendo, me sinto sozinho no espaço”

Polaridade

Acredito que isso não seja coisa da minha cabeça, mas senti que o Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni polariza leitores. Pois, vão ter um número de leitores que vão compreender fortemente e empatizar, mas ao mesmo tempo, para pessoas que não sofrem dessas dificuldades será uma leitura somente comovente. Eu senti algo semelhante com o Koe no Katachi. Só quem vive entende profundamente. 

Quando as pessoas que têm o conhecimento lerem perceberão e identificarão rapidamente o que o Uno tem. Realmente, não é fácil, mas retratar como uma “pessoa que possui dificuldade”, ficou muito mais inclusivo do que retratar como “especial”.

Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni: O normal de cada um

Bem, essa foi a breve visão sobre a Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni: O normal de cada um. Uma obra que retrata pessoas com dificuldades vivendo, aprendendo e crescendo como humanos. Mas faz isso de forma muito cuidadosa e com esmero. Mesmo sendo uma temática sensível, não é cabeção. Não fica nos dando sermão de vida.

Então, divirta-se! 

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e mangá

Kimi to Uchuu wo Aruku Tame ni comemoração

Yago