Kentaro Miura

Kentaro Miura

Olá a todos. Normalmente, hoje seria dia de mais uma mancha de anime. Porém, devido a acontecimentos de ontem, estarei trazendo algo diferente. Todos os amantes de anime e manga tiveram uma grande perda, pois o autor do conhecidíssimo Berserk, Kentaro Miura, faleceu.

O anúncio sobre o falecer do autor aconteceu ontem, pelo Twitter da equipe da revista Young Animal, revelando que Kentaro Miura faleceu no dia 6 de maio, vítima de uma dissecção da aorta.

Twitt oficial

Então, hoje não iremos falar apenas de um anime. E sim sobre Kentaro Miura, um dos mangakas que ficará lembrado como autor de um clássico dos animes e mangas.

Um pouco de sua vida

Kentaro Miura nasceu em Chiba, no ano de 1966. Com 10 anos fez seu primeiro manga, Miuranger, que os amigos da classe publicaram. Continuou a melhorar suas técnicas, e em 1982 teve sua primeira publicação em uma revista.

No mesmo ano, Miura começou a fazer aulas de artes, e junto com alguns amigos, publicavam seus trabalhos em livretos estudantis que eles mesmos produziam.

Aceito na Universidade Nihon em 1985, apresentando a obra Futanabi. A obra recebeu a nomeação de Melhor Obra por Novos Autores no mesmo ano. Miura também publicou outra obra, chamada Noa. Mas devido a desavenças entre o autor e um dos editores, a obra foi descontinuada completamente.

kentaro miura

Desde então, Miura não conseguiu publicar nenhum outro trabalho. Até que, em 1988, nasce Berserk, com o título Berserk Prototype, o que garantiu a Miura um prêmio da Escola Comi Manga.

Após conseguir seu doutorado em 1989, se juntou ao autor de Hokuto no Ken, Buronson, e deu início ao projeto Ourou, publicado pela Animal House, e recebendo uma continuação na Young Animal, chamado Ourouden.

No ano seguinte, Berserk volta como um projeto solo, publicado na Animal House. Porém, não fez muito sucesso. Miura fez outra parceria com Buronson, dando vida a obra Japan. Contudo, sua fama cresceu em 1992, quando Berserk foi serializado na Young Animal.

Com a publicação de Berserk, Miura decidiu se dedicar exclusivamente a obra, sendo considerado um dos grandes autores contemporâneos. Deste ponto em diante, Berserk fez cada vez mais sucesso, recebendo adaptações em anime, jogos, além de vários outros produtos baseados na obra.

E mesmo com toda a fama de Berserk, Miura continuou a fazer outros trabalhos. Entre 2013 e 2014 nasce Giganto Makhia, e em 2019 a publicação de Duranki começou, mas não teve final.

Referência para muitos

Ao falar de Kentaro Miura, com certeza vamos lembrar de sua maior e mais conhecida obra, que obviamente é Berserk. Um título de peso, que teve influência muito grande para a empresa de entretenimento.

Só para começar, temos Dark Souls. Sim, a grande e aclamada série de jogos, que deu origem ao gênero Souls. Começamos por equipamentos, como bestas de tiro rápido, ou a Greatsword que é praticamente igual a Dragon Slayer. Seguindo com referências a inimigos, como o Wheel Skeleton (Esqueleto roda), o Taurus Demon e o Snake Lord, que são praticamente idênticos a Nosferatu Zod e aos homens serpente, além de muitas outras referências que iriam ocupar um post inteiro.

Outro jogo que também é cheio de referências a Berserk é Dragon’s Dogma. E eu poderia falar mais, porém vou me limitar, para evitar spoilers. E é óbvio a influência de Berserk. Só de considerar que duas armaduras inteiras são idênticas as usadas por Guts e Griffith, além de similaridades entre personagens.

Obviamente há também referências em animes e mangas, como Goblin Slayer, que é possível encontrar um desenvolvimento parecido dos protagonistas de ambas as obras, ou pequenas referências em outras, como Black Clover e a espada enorme de Asta. Existem outras? Com certeza. Mas isso é assunto para outro momento.

Kentaro Miura

É com grande pesar que recebemos a notícia. É sempre triste quando um autor ou autora, que marcou tantos fãs com seu trabalho, nos deixa.

Sinceramente, eu não sou, em particular, um grande fã de Berserk. Porém, é necessário saber reconhecer quando um trabalho tem qualidade, e dar crédito a quem merece. E Kentarou Miura com certeza é alguém que mereceu todo o crédito que recebeu por sua obra.

Ele vai fazer falta para todos. Contudo, há uma certeza que podemos carregar em nossos corações. Kentaro Miura foi eternizado nas memórias de muitos, e acima de tudo, podemos dizer com toda a confiança do mundo que seu trabalho não será esquecido, e que muitos outros autores que estão para vir, irão fazer referência a Berserk e nos lembrar o quão incrível foi Kentaro Miura.

E acima de tudo, eu e toda a comunidade de animes e mangas sabemos: Kentarou Miura morreu fazendo o que ele queria.

berserk

Manchas de anime e manga

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (abril 2021)

Bruno Arade

2 comentários sobre “Kentaro Miura

  1. Muito boa a publicação.
    Com certeza o legado que o Miura deixou não será esquecido.

Comentários estão encerrado.