Jojo’s Bizarre Adventure Parte 5: Vento Aureo

Jojo’s Bizarre Adventure Parte 5: Vento Aureo

Olá, como estão? Tudo bem com vocês?  Ontem falamos do Jojo’s Bizarre Adventure Parte 4: Diamond is Unbreakable, e já estamos na Parte 5: Vento Aureo, Golden Wind ou Ougon no Kaze. Tem pessoas que gostam de chamar com o título italiano: LE BIZZARRE AVVENTURE DI GIOGIO Parte5: VENTO AUREO. Chamem do que quiser, todas servem. O que importa é a tristeza e o vigor que ele trás.

O Araki Hirohiko, como de costume, acabou a Parte 4: Diamond is Unbreakable e logo após isso iniciou a sua publicação da Parte 5: Vento Aureo em 1995 pela Weekly Shonen Jump. Durou até 1999 e teve no total 155 capítulos em 17 volumes. A história se passa na Itália e retrata o conflito interno da máfia. Pasmem, o personagem principal é Giorno Giovanna, o filho de DIO, o arqui-inimigo da família Joestar. Agora, o tema proposto pelo Araki Hirohiko para a Parte 5: Vento Aureo é a TRISTEZA. Assim, há muito mais cenas de morte do que nos “Jojo” anteriores. Mais um adendo, a partir da Parte 5, foram introduzidos os “Parâmetros dos Stands”, o que facilitou a compreensão dos Stands.

Bem, como sempre terá alguns spoiler das partes anteriores, então já sabem. Quem ainda não leu, separa a aba e corre lá. Certo?

Sinopse 

A história acontece na Itália em 2001, e o personagem principal é Giorno Giovanna. Pasmem, ele é o filho do DIO, o vampiro. O Giorno cresceu sem o amor de seus pais (Porque será né?), assim, anseia tornar-se um mafioso, pois eles ensinaram a ele a dignidade humana quando ele era criança. Agora, como está um pouco mais grandinho, se juntou aos Passione. Embora ele seja o filho do DIO, Giorno possui o “espírito dourado” da linhagem Joestar. Com isso, deixa os companheiros da equipe dele fascinado com o carisma herdado do DIO e a honra da alma vinda pela linhagem do Joestar. Demonstrando a bravura e a mentalidade forte, ele cresce como um gângster dia após dia. Mas quando ele conhece a verdade por trás da máfia, ele é pego de surpresa pelo destino cruel.

A propósito, a história na Parte 5 é brutalmente intensa. A história é descrita em 17 volumes, mas dentro do manga são aproximadamente 9 dias (no máximo, 10 a 12 dias). Garanto que você não vai querer perder nenhum momento.

Independencia

Os personagens do Jojo’s Bizarre Adventure frequentemente aparecem em outras partes. Por exemplo, o Kujo Jotaro, o protagonista da Parte 3, e o Hirose Koichi, um aliado da Parte 4, aparecem no início da história da Parte 5: Vento Aureo. Mas, logo se desvincularam, e novos personagens da Parte 5 foram surgindo. Tá. Tudo bem, no final da história, o Polnareff, o lindo aliado da Parte 3 torna-se um dos personagens marcantes. Mas ele é quase exceção. Pois bem, ao contrário das outras partes do JoJo, a Parte 5 é quase uma história isolada. Deve ser por isso que a comunidade recomenda fortemente essa parte para aqueles que nunca leram a JoJo’s Bizarre Adventure. Outro ponto interessante na Parte 5 é a sua popularidade mesmo após o final da história principal.

Amor inusitado

Uma das razões pela qual a Parte 5 de JoJo ser tão amado de forma inusitada é o fato do filho do DIO, o arqui-inimigo da família Joestar, ser um dos protagonistas. Outra razão são os aliados e os inimigos sendo extremamente únicos, porém familiares. Temos mais ainda, como a variação desenfreada e a complicação estratosférica dos Stands. Mas, por outro lado, não pode ser negado que haviam muitos fãs que tiveram problema com o fato de que o filho do DIO, um dos maiores inimigos, é o protagonista.

Dando foco para os personagens, um dos personagens principais da Parte 5 é o Bucciarati. Ele é excepcional em inúmeros aspectos desde o início até o final da Parte 5, mas há muitos fãs que dizem que a popularidade dele fez com que a do quinto JoJo (GioGio em italiano): Giorno ficasse fraca. (Mais uma prova de que não dá para agradar todos os fãs. Cero?) Entretanto, sem o Bucciarati, o Giorno não seria capaz de se encontrar. Digo mais ainda, sem ele o Giorno não conseguiria elevar o seu Stand para Réquiem. Assim, o Bucciarati ainda é, e sempre será, um dos protagonistas indispensáveis da Parte 5: Vento Aureo.

Por fim o “destino”

Por fim, vamos falar do “destino”. Ou melhor, quem sou eu para fazer a palavra do Araki Hirohiko, como se fosse a minha. Certo? Bem, resumindo bastante ele diz no prefácio da Parte 5 o seguinte:

Se seu destino está predeterminado e sua morte é o futuro inevitável, então o que importa é o processo de viver até esse ponto. 

Basicamente e esta é a essência da história da Parte 5: Vento Aureo. O final da Parte 5 mostra a importância da ação. Giorno, Bucciarati e a equipe arriscaram suas vidas para seguir o caminho em que acreditavam, o que levou ao final.

Bem, em resposta a esta estranha e refrescante história de maldade com justiça, foram lançadas duas spin-offs em formato de novel; Golden Heart/Golden Ring e o Purple Haze Feedback.

Agora, querem o Manga? Oficialmente ainda não foi lançado. Pois a Panini vem lançando desde 2018 os Jojo’s , mas, por enquanto só tem até a Parte 4: Diamond is Unbreakable!

Querem o Anime? Temos no Crunchyroll! Pois esta a Netflix não cobre mais.

Como sempre amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir?

Bem, então, até a próxima!!

Todas as manchas de anime e manga

Yago