Jojo’s Bizarre Adventure Parte 4: Diamond is Unbreakable

Jojo’s Bizarre Adventure Parte 4: Diamond is Unbreakable

Olá, como estão? Tudo bem com vocês? Ontem falamos do Jojo’s Bizarre Adventure Parte 3: Stardust Crusaders. E aqui está sobre a Parte 4: Diamond is Unbreakable. Em comparação às 3 partes anteriores, tem como característica a forte tendência de suspense.

Nessa época, quem acompanhava o Jojo por muito tempo, já estava acostumado com a frenesia do Araki Hirohiko. Esta Parte 4: Diamond is Unbreakable também iniciou em sequência, sem nenhum hiato. Assim, a publicação iniciou em 1992 e durou por 3 anos. Resultando em 174 capítulos em 19 volumes.

Essa Parte 4: Diamond is Unbreakable foi uma das partes mais fissurantes. Pois com o avanço do tempo, os leitores também cresceram. Assim, os possíveis temas a serem tratados pelo autor: Araki Hirohiko, também foram mudando. Digamos que até a parte 3 era batalha de músculos e virilidade. Agora, além disso, temos a parte humana sendo introduzida no mundo de Jojo. Então vamos dar uma olhada na sinopse!

Sempre bom avisar, para não ter reclamações, pode ser que tenha algo que considere como spoiler da parte anterior. Caso não tenha lido, vai ler. O aviso está dado.

Sinopse 

A Parte 4: Diamond is Unbreakable acontece em 1999 no Japão, e é um suspense que acontece nas limitações do Morioh-cho. Uma pequena cidade fictícia no mundo de Jojo. Um espaço bem limitado. Pois bem, o Kujo Jotaro, o protagonista da Parte 3: Stardust Crusaders, visita a cidade para procurar um estudante chamado: Higashikata Josuke, que mora em Morioh-cho. 

Quando o Jotaro encontra o Josuke, ele estava quase brigando com outros mal amados, mas ele bate neles usando o seu Stand. Após ver esta cena, Jotaro notifica o Josuke que ele é o filho bastardo do Joseph Joestar e que ele é um dos herdeiros.

Durante a conversa, Jotaro toca no assunto sobre o cabelo de Josuke, e isso é a causa de uma batalha usando Stand. O Stand do Josuke: Crazy Diamond tem mais força do que o Star Platinum do Jotaro. Por pouco, o Jotaro ia perder, mas depois de parar o tempo, ele consegue contê-lo o Josuke.

Então Jotaro diz que ele tinha mais um assunto para resolver. Quando o Joseph realizou clarividência sobre o Morioh-cho, utilizando o Stand dele: Hermit Purple, ele encontrou uma imagem semelhante a um fantasma. Jotaro estava lá para desvendar, e caso necessário, resolver esta questão. Se bem que pelo que o Joseph tinha visto, a cidade estava em perigo. Após se despedir do Jotaro, Josuke encontra o Stand da foto. O Stand identifica o Josuke como usuário de Stand e o reconhece como um inimigo.

Assim, Jotaro e Josuke observam que o número de usuários de Stand está aumentando significativamente em Morioh-cho. Agora, eles serão capazes de desvendar a causa do aumento de usuário de Stand? E quem é o inimigo que está entre Josuke e Jotaro?

Aliás, na Parte 4: Diamond is Unbreakable muitos personagens únicos e vários Stand surgem, incluindo o famoso personagem que tornou-se até spin-off: Kishibe Rohan.

Forte teor de suspense

A história na Parte 4 é um suspense. A batalha entre “aqueles que cometem assassinatos bizarros e aqueles que arriscam suas vidas para detê-los” é um dos pontos mais legais e emocionantes na Parte 4: Diamond is Unbreakable. 

Muitas vezes, quando querem criar tensões nesses casos, tendem a inserir forçosamente elementos horríveis em todo o plano. Entretanto, na Parte 4 não há inserção forçada de tensão. Ela ocorre de forma natural, o que é pior para a nossa emoção. Pois a vontade de ler “só mais uma página” cresce muito mais.

Além do mais, o Jotaro é legal como sempre, e realmente dá vontade de ser amigo do Josuke e do Koichi. A história está muito bem escrita, ao ponto de não conseguir “não gostar” do Kira Yoshikage. Ele é extraordinariamente astuto e um pervertido que só quer levar uma vida tranquila. Não sei, mas, o desespero ao ler a luta contra o Kira é inigualável.

Talvez a existência do Stand, que surgiu na Parte 3, seja extremamente significativa na Parte 4. Pois, o Stand é um superpoder, mas as delimitações delas são nítidas e isso faz com que a batalhas, físicas ou da mente torne a luta extremamente interessante.

Fico me perguntando: “em que momento o autor: Araki Hirohiko, pensou o Stand de cada personagem?”. Pois os cenários e os personagens são tão bem encaixados na história, e as batalhas são emocionantes. Perco até os adjetivos de tanta emoção. Outro ponto, “Pergunto-me se ele pensou na batalha final entre Kira Yoshikage e o Higashikata Josuke desde o início, e se ele pensou os Stands com base no que os personagens fariam naquela batalha”. Se você gosta de manga com suspense e ação, esta certamente é uma que lhe interessaria.

Do mundo maior para o menor

A Parte 4 do JoJo’s Bizarre Adventure é chamada “Parte 4” pois, como você sabe, existem as três partes anteriores. Na anterior, Parte 3, eles se entregaram em uma aventura ao redor do mundo, ampliando o horizonte até onde dava, para derrotar o DIO, e é um verdadeiro manga de ação de aventura.

Depois de ter ampliado tanto o mundo de Jojo, a pergunta que ficava para a Parte 4 é “Até onde iria nessa?”. Entretanto, a história se desenvolve em um mundo pequeno, “apenas em uma cidade”. A variância que ela tem é assustador! Na última parte, a Parte 3, foi uma grande aventura, mas Araki Hirohiko fez exatamente o contrário nessa. Enquanto a anterior é uma grande aventura que percorria o mundo inteiro, na Parte 4 o Araki  Hirohiko teve a abordagem oposta, e ele trouxe o suspense em uma pequena cidade. Mais uma vez, equilibrando de forma esplêndida.

Os personagens de Araki Hirohiko sempre tiveram um jeito sinistro, por isso o mundo da Parte 4 foi um palco maravilhoso para eles. E a história da Parte 4 também é bem feita para atender às expectativas. Recomendo Jojo’s Bizarre Adventure Parte 4: Diamond is Unbreakable porque é uma manga onde você pode sentir a grandeza da composição da história do Araki Hirohiko.

Pois bem. Querem o Manga? A Panini vem lançando desde 2018! Está completo? Não, mas é uma forma OFICIAL de apreciar a obra

Querem o Anime? Temos na Netflix e no Crunchyroll!

Como sempre amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir?

Bem, então, até a próxima!!

Todas as manchas de anime e manga

Yago