JoJo’s Bizarre Adventure Parte 2: Battle Tendency

JoJo’s Bizarre Adventure Parte 2: Battle Tendency

Olá, como estão? Tudo bem com vocês? Ontem iniciamos a maratona do Jojo Bizarre Adventure e aqui está sobre a Parte 2: Battle Tendency. Então vamos lá. A Parte 1: Phantom Blood, iniciou no final de 1986 e acabou em 1987, e no mesmo ano o Araki Hirohiko iniciou esta Parte 2 e publicou ela até 1989. Foram no total, 69 capitulos em 8 volumes.  

De maneira geral, em comparação com a Parte 1, os personagens são mais atraentes e a história tem mais profundidade, mas o poder do músculo prevalece. Como mencionei no artigo anterior, é uma manga difícil de ler, o traço é uma das razões, mas é um trabalho que é amado por muitos fãs. Agora, o JoJo’s Bizarre Adventure Parte 1, finalizou com um gancho enorme para uma continuação, mas o que mudou na segunda parte? Vamos falar sobre isso. Certo?

Não esqueça, a Parte 2: Battle Tendency é uma continuação da Parte 1: Phantom Blood, então se você não leu a recomedação e muito menos a Parte 1, e NÃO QUER “TOMAR SPOILER”, pare de ler agora, combinado? Se você continuar lendo e depois reclamar sobre isso, eu só lamento. Avisei.

Sinopse 

A história se passa em Nova York em 1938. Passaram 49 anos desde a batalha entre Dio e Jonathan. O terror vampiresco desapareceu e o neto de Jonathan, Joseph cresceu sem saber o destino dos Joesters. O Speedwagon, que lutou junto com Jonathan, criou uma fortuna com o petróleo, e no México, ele encontra um número exorbitante de Máscaras de Pedra. Junto, uma criatura misteriosa amorosamente nomeada de: Homem do Pilar. Ao contrário de Jonathan, o Joseph é astuto e brincalhão. Com sua habilidade natural de Ripple e suas táticas baseadas no músculo, ele luta contra os criadores da Máscara de Pedra. As tragédias e batalhas causadas pela Máscara de Pedra foram herdadas para a Part 2: Battle Tendency.

O estilo da Part 2: Battle Tendency é o clássico mangá shonen. Aliás, como é uma história que acontece ao redor da Máscaras de Pedra, para você que já leu a Part 1: Phantom Blood, já está bem inserido nesse mundo. Portanto, agora em diante gostaria de falar um pouco mais sobre como é a Part 2: Battle Tendency.

Alicerce

Comecei a ler a partir da Parte 6: Stone Ocean. Assim, na minha mente, tenho uma imagem de que o real início do JoJo’s Bizarre Adventure está na Parte 3: Stardust Crusaders. Acho que essa impressão vem do fato de que o conceito de “Stand”, icônica habilidade no mundo do JoJo’s Bizarre Adventure, surge nela. Entretanto, quando li a Parte 1 e a Parte 2, tive a impressão de que elas eram necessárias para a formação do mundo JoJo. Como um alicerce deste mundo.

Cars, Wamu e Esidici e o Jojo no cantinho com a pose dele

Falando de uma forma bastante fria, a Parte 1: Phantom Blood ainda parecia um protótipo, mas, na Parte 2: Battle Tendency me deu a impressão de que tinha se refinado. Vamos pensar junto. Vamos lá.

Antes de tudo, o personagem principal: Joseph Joestar, é chamativo. Basicamente, os protagonista do mangá shonen e de ação, tende a ser um personagem com um forte senso de justiça e objetividade, como o Jonathan, o avô do Joseph. Mas o Joseph sempre age como se pensasse: “Como vou enganar ele (adversário)? Como vou me livrar dessa?” Ele tem esse tipo de astúcia. O equilíbrio entre esta astúcia e o senso de justiça é bem equilibrado.

Isso fez que, em comparação com a Parte 1, os tipos de batalhas fossem ampliadas e a história fosse aprofundada. Claro, o Speedwagon: que apareceu na Parte 1: Phantom Blood e o César: que tem o sangue de Zeppeli, fizeram ótimo trabalho. Embora o Dio: o maior inimigo da família, não apareça, a aparição dos três chefes inimigos: Cars, Wamu e Esidici foram glamorosos. Tudo isso fez com que as batalhas fossem ainda mais intensas e interessantes do que na primeira parte.

Com isso, nós podemos perceber que o autor Araki Hirohiko está gradativamente elevando o nível para a Parte 3: Stardust Crusaders, que as línguas por aí dizem ser a melhor parte. Gosto é gosto, cada um tem um. 

Classica obra da Jump

Amanhã falarei da Parte 3: Stardust Crusaders, mas o chamado estilo Jojo e a sensação estranha vem à tona nela. Particularmente, acho que a Parte 2: Battle Tendency é um manga com o estilo clássico da Jump. Dentro do mundo de JoJo’s Bizarre Adventure, a Parte 2: Battle Tendency é das poucas, senão a única obra “clássica do Jump”.

Pois bem. Querem o Manga? A Panini vem lançando desde 2018!

Querem o Anime? Temos na Netflix e no Crunchyroll!

Como sempre amarrei com muita força, mas conseguiram se divertir?

Bem, então, até a próxima!!

Todas as manchas de anime e manga

Yago