Initial D: A lenda na via pública

Initial D: A lenda na via pública

Olá, como estão? A obra de hoje se chama: “Initial D”. Para os que nunca ouviram falar desse lendário manga de drift nos desfiladeiros, ela é do mesmo autor do MF Ghost, apresentado semana passada. A capa já denuncia, mas ela é antiga. O autor: Shigeno Shuuichi, iniciou o Initial D em 1995, pela Weekly Young Magazine e acabou em 2013. Quase duas décadas de obra.

Mas agora temos uma questão. Pq uma obra de carro, não muito veloz, fez tanta fama? Então vamos adentrar no mundo dessa obra?

Sinopse

Drift, técnica utilizada para alterar a direção do veículo sem perder muita velocidade. No Initial D, a obra acompanha o Fujiwara Takumi, o piloto amador do Toyota AE86, que constrói o objetivo de se tornar o “mais veloz em vias públicas” e competem contra pilotos de todas as regiões ao redor de Tokyo, também conhecida como Kanto. 

Outra característica do Inicial D é a expedição extra-provincial da tropa de elite: “Project D”, combatendo as principais equipes de cada área, que dão as “boas-vindas”.

Inicial D AE86 Trueno capa

Inicial D: A lenda na via pública

O que é racha em desfiladeiro? O que é drift? 

Primeiramente, o que é competir em um desfiladeiro? Falando de uma forma bem simples, é um racha com curvas trevosas. Curvas apertadas que se você errar um pouco vai dar ruim. Tipo, muito. Para quem assistiu o nostálgico terceiro filme da franquia Velozes e Furiosos, é a última corrida. 

Nesses desfiladeiros, é crucial que o piloto saiba realizar o drift, uma técnica de derrapagem veicular que reduz a perda de velocidade. Infelizmente (ou felizmente), no Japão é cheio de montanhas e desfiladeiros perfeitos (ou nem tantas) para se divertir com essa prática.

Assim, entre 1980-2000 era muito comum jovens à busca de adrenalina aparecer nos horários não convencionais para competir quem conseguia bater o recorde daquele trecho do desfiladeiro.

Mas qual a graça?

Pois bem, a graça dessa obra é ver o AE 86, veículo dito como velho e não potente, vencer os rivais com veículos bombados e bem equipados em locais realmente existentes, fora o monte Akina-san, que no mundo real é o monte Haruna-san. 

“Ah, mas isso é impossível!!” Em um racha em linha reta seria realmente impossível. Pq nela o que conta é a potência do motor e a grossura do pneu. Mas no caso do drift em desfiladeiro, não é apenas isso que conta. Fatores como sistema de tração equilibrado, controle veicular, habilidade no volante e assim a lista vai crescendo, mas o equilíbrio delas faz com que o resultado seja muito diferente.

Inicial D AE86 Trueno FD-3S RX-7

Mas o que é esse “D”?Mas o que é esse “D”?

Convenhamos que essa lendária obra Initial D tem o título um tanto quanto estranho. Até ter o parecer oficial, teve várias hipóteses do que seria esse “D”. Até que um belo dia, o autor mencionou em uma entrevista que o “D” é do Monky D. Luffy. Mentira. O inicial D é mais velho do que One Piece. Voltando, o Shigeno disse que o “D” é do termo Drift. Embora dentro da obra, um dos personagem pivotante tem a fala que “D” é o “D” de Dream, sonho.

Então provavelmente o Shigeno queria dizer várias coisas com esse “D”. A realidade? Só ele sabe hahahahaha  

Uma geração de “D”

Para finalizar, essa obra contagiou mais de uma geração. Muitos jovens se juntaram nesse mundo dos polirodas por causa dessa obra e se divertiram muito. Outros nem tanto, por fazerem as loucuras não recomendadas.

Aliás, os veículos que foram utilizados nessa obra, já são todos antigos, ao menos uma década de fabricação, mesmo assim, atualmente o valor de mercado continua aumentando e cada vez menos aparecem em boas condições no mercado. 

Resumindo o Initial D: A lenda na via pública 

Bem, essa foi a breve visão sobre o Initial D, literalmente o mangá que faz a lenda na via pública. Uma das obras que tive que cortar muito do que queria falar para ter um texto, razoavelmente, legível.

A obra possui um traço bastante característico, bem distinto do convencional, e com os movimentos do veículo brutalmente vividos. Além do mais, conservaram essa vividez no movimento e o impacto no anime. Sobre as músicas utilizadas no anime nem comentarei para prolongar mais do que já prolonguei.

Os que interessarem na leitura, a versão original já finalizou e está disponível no YanMaga Web, de graça, mas em japonês. Quem quiser o anime também tem. Quem quiser ver o filme em live action, também está a disposição.

Divirta-se e até a próxima!!

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e manga

Yago

Um comentário em “Initial D: A lenda na via pública

Comentários estão encerrado.