Hyouka – Mistérios e preguiça

Hyouka – Mistérios e preguiça

O que acontece quando um jovem que quer gastar o mínimo de energia possível, e é muito bom resolvendo mistérios, se encontra com uma garota muito curiosa e que consegue fazer ele agir como ele nunca fez? Pois esse anime mostra isso.

Hyouka é adaptado da light novel Koten-bu series, e é o título da primeira novel, escrita por Honobu Yonezawa. O material original possuí seis volumes no total, além de uma adaptação para manga.

Sinopse

Hyouka conta a estória de Houtarou Oreki. Um jovem que gosta de conservar energia ao máximo e tem como lema “eu não faço o que não preciso fazer, e o que preciso eu faço o mais rápido possível”, que se junta ao clube de literatura de seu colégio a pedido de sua irmã, supostamente como o único membro do clube, e assim garantindo que o clube não será desfeito.

Houtarou em toda sua preguiça

Ao chegar a sala do clube, ele se depara com Eru Chitanda, uma garota muito curiosa e que, por algum motivo, consegue fazer que Houtarou se empenhe em desvendar os mistérios que ela se sente curiosa sobre.

Os dois, juntos com o amigo de Houtarou, Satoshi Fukube, que possuí muitas informações sobre diversos assuntos, e se auto denomina um banco de dados, e Mayaka Ibara, uma garota apaixonada por Satoshi, se tornam membros do clube de literatura para descobrir porque a antologia do clube, Hyouka, recebeu tal nome a 45 anos atrás, e continuar a tradição anual de criar uma antologia para o festival cultural.

Como um “preguiçoso” resolve mistérios

Houtarou não é um gênio nem nada do tipo. Porém, a maneira que ele desvenda os mistérios, a lógica que ele utiliza, como ele junta os fatos e descobre diversos segredos, é apresentado de maneira magistral durante todo o anime.

Junto com isso, a mudança do personagem, de um adolescente que nunca faz nada que considera desnecessário, para alguém que começa a desvendar seguidos mistérios por não conseguir negar os pedidos de Eru, é simplesmente incrível.

O primeiro encontro de Houtarou e Eru

Junto com isso, a mudança do personagem, de um adolescente que nunca faz nada que considera desnecessário, para alguém que começa a desvendar seguidos mistérios por não conseguir negar os pedidos de Eru, é simplesmente incrível.

A relação entre Houtarou e Eru, que obviamente, vai tomando um rumo mais romântico, é apresentada de maneira leve e cativante, com pequenas mas notáveis mudanças no comportamento dos dois, que se torna comum conforme os dois se tornam mais próximos.

E não se limita a eles. Todos os personagens se desenvolvem. Satoshi, que sempre diz “um banco de dados não alcança conclusões”, tentando vencer Houtarou em desvendar mistérios, ao mesmo tempo que tenta manter uma relação saudável com Mayaka, mesmo sabendo dos sentimentos que ela nutre por ele.

Mayaka, que tenta sempre se tornar mais e mais próxima de Satoshi, e que inicialmente parece desprezar Houtarou, mas que torna a amizade com o protagonista algo único. E como ela não apenas reconhece a capacidade de Houtarou, mas passa a respeitar a habilidade dele, é notável.

Tudo isso é visto no anime com fluidez e leveza, acompanhado de uma animação magnífica e cativante, fazendo a vontade de assistir o próximo episódio crescer mais e mais.

Hyouka é um anime esplendido, e que, de coração, eu recomendo a todas as pessoas, assistir. Seja pela relação dos personagens e seu desenvolvimento, ou pelos mistérios solucionados durante o anime. Ou melhor ainda, pelo conjunto de ambos. Que torna a obra mais que digna de ser apreciada.

E por hoje é isso. Logo trarei recomendações de outros animes, que como Hyouka, são gostosos e convidativos a assistir.

Abraços, um feliz natal a todos e até a próxima!

Fontes:

https://myanimelist.net/anime/12189/Hyouka

https://myanimelist.net/people/15803/Honobu_Yonezawa

Bruno Arade