Hen na Ie: A casa anormal

Hen na Ie: A casa anormal

Olá, como estão? A obra de hoje se chama: “Hen na Ie”. Em uma tradução bem livre, seria algo do tipo: A casa estranha. O título lembra um filme de terror da segunda categoria, mas o conteúdo dessa obra é bem denso.

O autor (talvez autora), é o Uketsu. Nas gravações ele aparece com uma máscara branca e com a voz modificada. Assim, fica bem difícil de saber o gênero do autor, mas isso não afeta a obra. Então, vamos seguir.

Originalmente o Uketsu publicou o artigo no Omokoro (em Jp) e logo em seguida o vídeo no YouTube (em Jp também), a seguir e com base nela, organizaram o livro e agora o mangá está sendo serializado pela comic HOWL com a arte do Ayano Kyo. 

Então vamos ver do que se trata essa obra?

Sinopse

Essa é uma planta de uma casa. Ao seu ver, essa casa parece convencional?

Assim, inicia o Hen na Ie, abrindo com questão.

Hen na Ie: A casa anormal

Olhe bem para essa planta

Primeiramente, aqui no Japão é bem comum as imobiliárias disponibilizar as plantas da casa para os interessados. No Brasil também é bastante comum, mas não em todos os lugares. Convenhamos que para quem não está acostumado a ver uma planta, talvez seja um pouco difícil visualizar o ponto em questão.

Olhe bem novamente, o quarto do meio no segundo andar não tem janela, os quartos são mal organizados e há espaços na casa que são incoerentes. Mas qual a razão para fazer isso em uma casa?

Os mistérios crescem

Bem, para não spoilar a história, não contarei mais nada sobre o enredo. Mas em compensação, falarei da estrutura.

De forma geral, por ser do gênero do suspense, as informações são expostas de pouco a pouco, fazendo com que o leitor consiga construir junto a lógica. O ponto genial foi eles utilizarem uma planta de uma casa como base da construção.

Pois, essa planta é utilizada visualmente para explicar as situações, as condições, as suposições. Ou seja, com essa planta eles destrincham os fatos em uma linha temporal. Além do fato das explicações ocorrerem como um diálogo, colocando as perguntas do leitor na boca do personagem “eu”. Sim, identificado apenas como “eu”.

Recomendado para todos

Acredito que essa obra seria interessante para quem não tem o costume de ler suspense. Pois o mistério é profundo, mas a forma que destrincham ela é visual e as pequenas dúvidas são sanadas de forma bastante rítmica, isso faz com que não haja saltos loucos de lógica para ligar um ponto com o outro.

Resumindo o Hen na Ie: A casa anormal

Bem, essa foi a breve visão sobre o Hen na Ie. Obra de suspense cabulosa com informações visuais para nós, leitores, poder acompanhar visualmente e não se perder.  Bastante legal pois não forçamos o recurso cerebral para a imaginação do cenário, e sim no enredo. Em comparação, é uma obra que não seria muito compatível com audiobook.

Para quem quiser a literatura, tem no Omokoro (clique aqui), aos que desejam o mangá tem no Cmoa. Aos que desejam anime ou filmes, paciência. O filme será lançado em 2024.

Então senta e aguarde semanalmente, pois lá vem a história. Divirta-se e até a próxima!!

Recomendação anterior


Todas as manchas de anime e manga

Yago

Um comentário em “Hen na Ie: A casa anormal

Comentários estão encerrado.