Gen Pés Descalços:  Viva forte como um trigo

Gen Pés Descalços:  Viva forte como um trigo

Olá, como estão? Hoje, estou um tanto quanto frustrado com influenciadores que mal assistem as obras e fazem “conteúdo informativo”. Em um reels ela menciona que o Hotaru no Haka conta história de 2 irmãos que são assolados por bomba nuclear. Nessa afirmação, há alguns erros crassos. Primeiro, o Hotaru no Haka conta sobre irmãos que foram assolados pela guerra e a teimosia de se isolar da sociedade. Segundo, o bombardeio na obra não é de bomba nuclear, mas de bombardeio em tapetes para civis. A obra que fala sobre bombardeio nuclear é o Hadashi no Gen, em portugues traduzido como Gen Pés Descalços. E hoje, falarei dela. 

Aliás, o Gen Pés Descalços é da autoria do Nakazawa Keiji e serializado entre 1973 a 1987. Ou seja, a obra iniciou meio século atrás, e o mais incrível foi o fato dela ter começado na Weekly Shonen Jump e passando para outras revistas.

Sinopse

A história tem como protagonista Nakaoka Gen, um menino que mora com sua família em Hiroshima. Na época, o Japão estava ativo na segunda guerra mundial e os Estados Unidos eram um dos maiores inimigos.

No dia 6 de agosto de 1945, em um belo dia de sol, o fruto do Oppenheimer explode na cabeça da Família Nakaoka e da população de Hiroshima. Com isso, o pai, a irmã mais velha e o irmão mais novo do Gen vem a óbito, junto com os aproximadamente 90.000 – 160.000 habitantes de Hiroshima. 

Mesmo nessas condições o Gen faz o que está ao alcance para viver com dignidade.

Gen Pés Descalços:  Viva forte como um trigo

A realidade nua e crua

Mesmo tendo esta sinopse forte, onde mostra o peso do bombardeio atômico, o autor Nakazawa menciona que não criou o Gen Pés Descalços como uma obra contra a guerra. Mas, tentou retratar nela, o amor humano. Mesmo a realidade sendo brutalmente agressiva com os meros mortais.

A questão é, ele não retrata isso de forma fofa em nenhum momento. Ok, tudo bem, década de 70 e 80. Ainda o ABBA estava no auge, o Queen batendo million hit e John Lennon lançando o Imagine como se ele não tivesse rios de problema. Digamos que era uma época onde pudor só existia no dicionário e realidades eram ditas de forma mais direta.

Assim, mesmo na versão em portugues, as expressões usadas são fortes. Isso inclui textos e gráficos. Como a seguir. Só cuidado com gore.

O impacto

O impacto do Gen Pés Descalços foi um tanto quanto estrondoso. Pois, até então não tinha nenhum material que retratasse tão de perto, e com uma acurácia, a vida de uma pessoa que tinha sido assolado pela bomba atômica.

E para dizer mais, como o Nakazawa não retratou de uma forma leve o que ele vivenciou, visualmente carregou mais informações impactantes. Isso não só após o bombardeio nuclear, mas na restauração da vida cotidiana e a manutenção dela.

Literalmente, desenhou para as gerações posteriores, o quão difícil é viver uma pós-guerra.

Resumindo o Gen Pés Descalços:  Viva forte como um trigo

Bem, essa foi a breve visão sobre o Gen Pés Descalços:  Viva forte como um trigo. Uma obra que retrata a vida do menino Gen que viveu a guerra sendo chamado oprimido por ter pai que não concordava com a guerra, sobreviveu à bomba atômica e para variar pisoteado após a guerra como alguém sem perder a dignidade.

Acredito eu que não conheço outra obra de mangá que retrata tanto a desolação humana de forma nua e crua. Me chocou brutalmente e na época tinha uns 10 anos. Mas periodicamente leio para relembrar o quão trágico é uma guerra. A famosa frase, quem cria guerra são a minoria e a maioria da população sofre, deveria ser destinada a essa obra. Ok, talvez essa citação anterior não esteja correta na íntegra. Mas a sua essência se mantém. Guerras não deveriam mais ocorrer no mundo real. Deveriam ficar nas literaturas de história, ou somente em ficção.

Aos que tiverem interesse, publicaram os mangás em portugues pela Conrad e também tem um filme de 1983. Infelizmente não é uma obra para poder dizer: “Divirta-se!”, mas devo lhe dizer: “Aprecie”!! 

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e manga

Gen Pés Descalços capa portugues
Versão em Pt

Yago