Futsu no Keion-bu: O clube da mediocridade
Olá, como estão? Mais um ano começou e a obra que abre esse ano seria uma obra tranquila e cheia de sonhos, chamada Futsu no Keion-bu. Em inglês traduziram como Girl Meets Rock!, mas fazendo uma tradução entre japonês e portugues, seria algo do tipo: Clube de música leve comum.
Essa obra retrata o cotidiano de uma menina em um clube de música leve, onde entende se como música leve as músicas que não são clássicas. Tem como autor o Kuwahali e a arte desenvolvida pelo Ideuchi Tetsuo e publicada pela Jump+ da Shueisha.
Então, sem mais delongas, vamos para a sinopse?
Sinopse
Hatono Chihiro é a garota do ensino médio de Osaka e gosta de rock japonês (j-rock) um pouco mais indie. Infelizmente, ela tem um complexo em relação à sua própria voz, devido a um certo incidente no ensino fundamental.
Depois de entrar no ensino médio, Chihiro entra para o clube de música leve com uma Fender Telecaster vermelha e conhece vários outros membros do clube de música leve. Como a Uchida Momo, uma garota extrovertida de sua sala. A Kouyama Rin, que quer formar uma banda com a Chihiro, e a Fujii Ayame, guitarrista de uma outra banda do mesmo clube. Com o decorrer do tempo, elas se conhecem e crescem por meio de muitas experiências.
Futsu no Keion-bu: O clube da mediocridade
É brutalmente jovem, sem o brilho juvenil
Sinceramente, não sei como expressar, mas essa obra não tem o brilho do grande palco. Como por exemplo, o famoso K-On! tem um brilho enorme das meninas extrovertidas. No BECK, por ser uma obra Seinem, retrata a figura humana de forma mais nua e crua, entretanto há os milagres para o sucesso em palco. Agora, no Futsu no Keion-bu, sinto a natureza humana tão explícita como o BECK, mas com características de jovens do ensino médio.
Não to dizendo que uma é melhor do que a outra por ter brilhos artificiais característico de ficção. To dizendo que cada um tem os seus pontos positivos. No caso do Futsu no Keion-bu o ponto positivo dela é a falta desses milagres da ficção. Se você olhar do ponto de vista: “o que aconteceria se uma estudante impressionantemente mediano se juntasse a uma banda”, acredito que seria ocorrível. Para o mundo do mangá não tem o brilho adequado, mas são realidade ocorríveis no mundo real.
Nada dá certo de primeira
Como a protagonista Chihiro, ela tem a clara noção que não está do lado das meninas mais populares. É notoriamente introvertida e fala muito mais com a própria alter ego do que com as outras pessoas. Só que, também tem atitudes brutalmente irracionais, característico de jovem com o córtex pré-frontal em desenvolvimento, e sim, depois fica remoendo da tal atitude tomada. Os outros personagens também são claramente “jovens do ensino médio japonês”, desde as razões das tretas internas, até os tipos de fofocas que rolam entre eles. É tão comum e mediano que dá até vontade de categorizar como uma obra de slice of life com toque musical.
Para deixar mais mediano, nem a protagonista, nem as outras personagens conseguem realizar o que deseja de primeira. Por exemplo, treina guitarra, mas não desenvolve como deseja, e as habilidades comunicativas também são limitadas. Até nas apresentações erram feio e deixa aquele clima de desânimo enorme. Mas vão caminhando juntas pouco a pouco. Começando com a Chihiro, ela erra e passa vergonha, mas não vacila e segue em frente. Treina sabendo que não vai acertar tudo, mas continua porque gosta do rock.
Resumindo o Futsu no Keion-bu: O clube da mediocridade
Bem, essa foi a breve visão sobre o Futsu no Keion-bu: O clube da mediocridade. Uma obra que retrata um clube de música leve e o desenvolvimento da Chihiro. Onde a protagonista não é nada brilhante, mas gosta de rock e treina pra divertir mais o que gosta. Mas as relações humanas dentro da escola é aquele caos juvenil, com personagens com caráter de qualidade brutalmente duvidosos. Cenários que remetem o lema da Jump; “perseverança, amizade, vitória”? Sinceramente não há nos primeiros capítulos e provavelmente não terá tendo. Mas é normal e comum não ter mesmo. Então o título: “Futsu no Keion-bu”, é claramente um spoiler enorme da obra. Mas essa sinceridade é tudo nessa obra.
Assim, tudo bem, tem uma personagem, bem amiga da Chihiro que não é nada normal, mas isso é detalhe. Vocês vão conhecendo lendo a obra.
Tem como acompanhar no Manga Plus. Dê uma oportunidade para ela, e vamos acompanhar o desenrolar!