Fruits Basket

Fruits Basket

E aí meu povo! Tudo sussa? Quinta-feira é dia de mancha de anime, e lhes apresento uma obra antiga que sua primeira temporada foi refeita, em 2019, e terminou esse ano. Eu me refiro a Fruits Basket, também conhecido por Furuba.

Se assim como eu, você também assistiu a versão original de 2001, vai saber a felicidade que foi ver o anime voltar, com um traço MUITO superior a primeira versão. Mas vou continuar isso mais para frente.

Fruits Basket nasceu originalmente como manga, com história e arte por Natsuki Takaya. A publicação do manga aconteceu entre 1998 e 2006, finalizando no total de 23 volumes.

Sinopse

Tohru Honda é uma garota que, desde pequena, ouvia a história do Zodíaco Chinês de sua mãe, e cresceu fascinada por isso. Mas uma tragédia acontece, e sua mãe falece após um acidente, deixando Tohru completamente sozinha.

O primeiro entre Kyo e Tohru

Sem ter muito dinheiro e não querendo dar trabalho para a família, Tohru começa a viver sozinha em uma tenda, sem saber que sua levantou a tenda na propriedade da rica família Soma.

Um dia ela encontra com dois membros da família, o primo mais velho Shigure e o “príncipe” de seu colégio, Yuki, e diz que mora por perto. Mas não demora para que eles descubram a verdade sobre ela estar vivendo em uma tenda. E em meio a pena e bondade, os dois acolhem Tohru em sua casa, e ela passa a viver com eles.

Mas as coisas ficam ainda mais agitadas quando o primo estressado de Yuki, Kyo, aparece na casa e o ataca. E na tentativa de parar a briga, ela acaba abraçando Kyo, apenas para descobrir que quando alguns membros da família Soma são abraçados por alguém do gênero oposto, eles se transformam nos animais do zodíaco chinês.

Agora Tohru vai continuar vivendo com os três, tendo que manter o segredo da família Soma. E sua vida vai passar a cheia de comédia, drama e romances.

A maldição do zodíaco

Quando se fala de Fruits Basket, com certeza um dos pontos principais é toda a questão da maldição da família Soma. E a maneira que o gato é introduzido no enredo é muito bom.

“Ah, mas tem o gato no horóscopo original?”. Então, eu fui dar uma pesquisada, porque não sou um expert nisso. Porém, ao que tudo indica, sim, houve a citação do gato na história original. Mas há várias versões da história, e a única coisa em comum em todas elas é que o gato não faz parte dos doze signos devido a problema com o rato.

Seja porque o rato enganou o gato, ou uma versão que o gato comeu o rato. Mas a grande parte o rato engana o gato de alguma maneira.

E em Fruits Basket, o gato é colocado como o excluído, e que naturalmente sente muito ódio do rato por isso. O que da a abertura para o conflito entre Kyo e Yuki.

Mas o mais interessante da maldição é que, de maneira sutil, o anime vai mostrando como cada membro sofre por causa disso. Não pode abraçar o sexo oposto, que muitas vezes faz que não consigam abraçar a própria mãe. E algo que não vou dar detalhes, mas a ligação que possuem com Akito, e os mantém presos em uma relação tóxica.

E eu poderia falar mais sobre, porém estaria dando spoilers. Então vou deixar que descubram quando assistirem o anime.

A volta de um clássico

Bem, como eu falei no começo, Fruits Basket que saiu em 2019 é um remake do original que lançou em 2001. Infelizmente, na época que eu assiste a versão original, por volta de 2007 ou 2008, o anime havia parado na primeira temporada. Terminou no mesmo ponto que a primeira temporada de 2019, mas ficou por isso mesmo.

Antigo e o atual

Sem continuação, ou qualquer sinal de algo novo por muito tempo, acho que eu posso dizer que não era o único sem qualquer esperança de Furuba voltar a vida.

Quando o anime voltou em 2019, particularmente, eu quase tive uma crise, de tanta felicidade. Com animação atualizada, um traço lindo, trilha sonora incrível, Fruits Basket veio dando uma voadora em outros shoujos, pegando sua coroa e lugar de direito como um dos grandes clássicos.

E o remake acertou muito. Com três temporadas, uma por ano, a história de Fruits Basket foi finalizada, e eu garanto que isso foi uma viagem intensa, cheia de lágrimas e felicidade. A primeira temporada é bem engraçada, mas com o tempo a parte sombria aparece, e a seriedade aumenta e muito. Mas a comédia ainda consegue achar espaço aqui e ali. Isso eu garanto.

Fruits Basket

É difícil me despedir dessa obra maravilhosa. Assistir Fruits Basket, ver todo o caminho da Tohru, o sofrimento dos membros do zodíaco e como tudo se arruma durante a história foi algo inexplicável. Havia momentos que eu chorava por tristeza, e outros que as lágrimas eram por felicidade.

fruits basket

O anime te envolve de maneira que você se importa realmente com os personagens. Há um desejo para que tudo de certo com eles. Porque eles merecem.

Lágrimas e risadas se tornaram minhas companheiras durante toda a jornada que foi Fruits Basket. E eu respiro fundo para falar em alto e bom som: valeu a pena cada segundo.

E eu fico por aqui. Aquele abraço, e vai assistir Furuba. Agora. Faça esse favor a si mesmo.

Kasa

Até a próxima!

Manchas de anime e manga

Mancha anterior

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (abril 2021)

Bruno Arade