Fate Kaleid

Fate Kaleid

Tem vários animes de garotas mágicas. Sakura Card Captors, Sailor Moon, e mais uma penca que saiu depois. E normalmente as garotas tem a “escolha” de se tornarem garotas mágicas. Mas agora, imagine que você tá de boa, tomando um banho, e um báculo mágico te engana a fazer um pacto e te força a ser uma garota mágica. Pois é o que acontece em Fate/Kaleid Liner Prisma Illya, ou para facilitar, Fate Kaleid.

“Mais um post de Fate?” Sim, mais um. Eu adoro Fate, então pode ter certeza que esse não vai ser o último. De qualquer forma. Fate Kaleid é um… Spin-off? Bem, é, mas ao mesmo tempo não é. Eu vou deixar para explicar isso outro dia. Mas é quase um spin-off da série Fate/Stay Night. Fate Kaleid foi primeiro feito em manga, mas o anime ganhou muito público.

Bem, é Fate. Óbvio que ia crescer. Por sinal, tem outros dois posts sobre Fate. Um do Unlimited Blade Works e outro do Heaven’s Feel. Mas chega de enrolar, e bora falar sobre Fate Kaleid.

Sinopse

fate kaleid

Rin Toosaka e Luviagelita “Luvia” Edelfelt são enviadas para o Japão a ordens da Associação de Magos, para capturar as sete cartas de classes, artefatos que permitem utilizar os poderes de espíritos heroicos. E para tal, cada uma delas recebe um báculo, Ruby e Saphire, que as dá mais poder mágico, ao transformá-las em garotas mágicas.

Porém, Rin e Luvia não se bicam, e estão sempre brigando. Porém, em uma dessas brigas, elas usam os poderes de Ruby e Saphire uma contra a outra, e os báculos consideram que as duas não são merecedoras de serem suas mestras. E por isso, os báculos abandonam as duas e vão atrás de novos mestres.

Enquanto isso, Illyasviel “Illya” Von Einzbern, uma garota de 10 anos que gosta muito de garotas mágicas, é escolhida por Ruby como sua nova mestra. E é manipulada por Ruby a se tornar uma garota mágica. Nessa situação toda, Illya se vê forçada a lutar contra a manifestação de espíritos heroicos e assim capturar as cartas de classe. Mas essa luta vai ser muito maior do que ela imagina.

Garotas Mágicas

Fate Kaleid da muito a impressão, no início, que vai ser mais um desses animes de mahou shoujo. Sabe, aquela coisa fofinha, poderes coloridos, ninguém se machuca de verdade, todo o mal é vencido pelo poder do amor. E os primeiros episódios é basicamente isso. Illya leva tudo na brincadeira, pois o poder de Ruby é muito grande. E seus primeiros desafios são simples.

fate kaleid
Uma vida pacífica

É tudo feito para dar risada, com a Illya correndo em desespero, a Rin, antiga mestra da Ruby, olhando a distância, torcendo para a Illya vencer. Porém, isso tudo começa a mudar logo nos primeiros episódios, com o aparecimento da nova mestra da Saphire, Miyu Edelfert, e situações muito maiores que o esperado.

Fate Kaleid consegue ser mais adulto que o esperado. Mas aí tem as partes fofas, como a Illya louca de amores pelo Shirou, o meio-irmão mais velho dela, as empregadas que vivem brigando, ou suas amigas do colégio, que são completamente insanas. O que faz um conjunto bem interessante, sendo sincero.

Ainda um título da série Fate

fate kaleid
Clara referência ao archer

Então, agora vamos a parte que ligamos Fate Kaleid com a série Fate. Eu poderia encaixar dentro do Nasuverse, mas novamente, isso vai ficar mais pra frente. Sim, eu quero fazer um post com todos os animes da série fate, explicando o Nasuverse nos animes.

Mas agora, relações. Primeiro, personagens. Obviamente a Illya, que no Fate/Stay Night é a mestra do berserker. Aí tem o Shirou, que enquanto protagonista da linha principal, em Fate Kaleid ele é um personagem secundário. Ainda adotado por Kiritsugu, ele é o meio-irmão mais velho de Illya. Ou nem meio-irmão. Essa informação nunca foi confirmada no anime.

Porém, sabe magia? O Shirou não usa. Sério, nada. Tem uns vídeos de Fate Kaleid que mostra o Shirou usando magia, mas isso é coisa da terceira temporada. Pra evitar spoilers, eu só digo que acontece, mas não do jeito que a gente espera. O Shirou de Fate Kaleid é só um irmão mais velho normal. Tanto que ele ainda está no clube de arquearia em Fate Kaleid.

E aí tem as cartas de classe, que claramente se percebe a referência aos heróis de Fate/Stay Night. No início nem sequer falam os nomes dos heróis, mas é óbvio. Assim, MUITO óbvio.

Porém, o que realmente permite esse mundo é o fato da Guerra do Cálice Sagrado não acontecer. Por que não acontece? Assiste, que isso é explicado só pela segunda temporada, e todos sabemos o que achar de spoilers: errado.

Fate Kaleid

Fate Kaleid é um anime da série que engana, mas ainda é bem mais leve que as séries principais. Ainda mais se for comparar com o Heaven’s Feel. Perto desse, Fate Kaleid é um anime infantil.

E Fate Kaleid é fofo até certo ponto, mas nem tanto. Assim como é de se esperar da série Fate, a animação é incrível, porém a trilha sonora não foi tão impactante, infelizmente. É o que acontece quando algum estúdio, que não seja a Ufotable ou Studio Deen, pega uma série Fate. Falta em algo, infelizmente. Mas a história é muito boa, então tá valendo.

Porém, um aviso. Eu não sei porque, mas resolveram fazer as meninas se pegarem em certos momentos. E assim, é só fan service. Ver a Illya louca de amor pelo Shirou é engraçado, até porque não acontece nada. Mas as cenas com as meninas… É desnecessário, no mínimo. Essa é a parte mais difícil, na minha opinião. Felizmente essas cenas costumam ser rápidas.

Assim sendo, considero que Fate Kaleid merece uma nota 7 de 10. Não ganha 10 pela trilha sonora, que eu achei meio merreca, e pelo fan service desnecessário. Mas Fate Kaleid foi tão famoso que já conta com três temporadas, três filmes, além de especiais. E um dos filmes lançou recentemente, mas ainda não achei para assistir, infelizmente.

PV da primeira temporada

Para quem quiser assistir, tem quase tudo na Crunchyroll. Menos filmes. Isso aí, é aquele esquema que a gente conhece muito bem.

E por hoje é isso. Aquele abraço e até a próxima!

Kasa

Manchas de anime e manga

Mancha anterior

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (julho 2021)

Bruno Arade