Dr.Stone: Do pré-histórico ao futuro

Dr.Stone: Do pré-histórico ao futuro

Olá, como estão? A obra de hoje se chama: Dr. Stone. Uma obra que inicia a ciência do zero e leva para o presente. Sim, isso mesmo. A obra voltou e será publicada por mais 3 semanas. Agora, contando o epílogo da obra, o “futuro”. Alias, Dr. Stone juntou o Inagaki Riichiro do “Eyeshield 21” e do “Trillion Game”, e o Boichi do “Sun-Ken Rock” e do “ONE PIECE episode A”. Duas figuras que brilham no que faz.

Mas assim, com que uma obra inicia a ciência do zero e chega aos nossos tempos? E como ela pode seguir ao futuro? Então, vamos lá!

Sinopse

Um belo dia, o céu brilha e toda a humanidade é petrificada e tornam-se estatuetas. Após 3700 anos, o protagonista Ishigami Senku (Sai desse corpo que não lhe pertence 1º série.) volta da petrificação. O amigo dele, Oki Taiju, também retorna da petrificação.

Assim, inicia a jornada dos dois para restaurar a civilização moderna. Tudo bem que temos dois cheats. Um com conhecimento enciclopédico de ciência e outro um trator humano.

Dr.Stone: Do pré-histórico ao futuro

Tentativa e erro

Primeiramente, antes de falar os pontos divertidos do enredo, devo dizer que a análise científica feita pelo KuRaRe no decorrer de Dr. Stone é linda. Pois, são precisos.

Como assim precisos? Como a palavra diz. As análises e os processos tomados são coesos. Historicamente, nenhum pouco. Mas pelo ponto de vista físico, químico e matemático, são muito bem trabalhados.

Até o fato da tentativa e erro foram colocados. Tudo bem que o Senku é uma Wikipedia ambulante. Mesmo assim, ver ele e o Taiju tentando e errando, aprendendo com os erros e avançando na ciência, me deu vontade de chorar. Pois é muito a vida de quem faz ciência de base. Nessas condições, quando dá certo, quando obtém o resultado desejado, a felicidade é imensa. Inexplicável. E claro, quando dá errado, sempre há um aprendizado, além de pontos a serem alterados para obter o desejado.

E isso traz o próximo ponto. A ciência não é magia.

A ciência desenhada

O que me deixa brutalmente triste é quando alguma pessoa vira e fala algo como: “Ah, matemática é difícil, é matemágica”. Tudo bem, a ciência tradicional e acadêmica realmente não parece ser para todos, mas afeta a vida de todos a todo momento.

O Dr. Stone, literalmente, desenha aquela dúvida que nós tivemos em algum momento da vida, mas não teve uma alma legal de professor que soube trabalhar com isso.

Como todo bom shounen, cada vez que o enredo avança, surgem adversários mais poderosos, e com isso ocorre a tradicional inflação de poder especial. O interessante é que não há poder, mas o conhecimento científico empírico.

O Senku e a trupe, sempre enfrentam os problemas como nós da atualidade enfrentariamos. Chorando no Twitter (Me nego chamar de “X”.)? Não! Tentando, errando e corrigindo.

E assim, com grandes trancos e barrancos, consegue restaurar aspectos da civilização moderna. Como uso de navegação, aviação e comunicação à rádio.

Para o futuro

Esse último tópico terá spoilers explícitos. Então quem não está pronto, pula direto para o resumo final. Ok, avisado.

Assim, o Senku e o Taiju desenvolveram uma linha de ciência de uma civilização. Reconstruiram tecnologias da antiguidade até o presente. Ok, teve muita ajuda da sorte, lê-se ajudinha do autor para a história fluir, e no finalzinho uma imaginação científica bem fértil? Sim, sem sombra de dúvidas. Entretanto, o objetivo da obra não é seguir a ciência à risca. 

Aliás, nos 3 novos capítulos que lançará, a ideia é mais futurista e mais fantasiosa ainda. Pois, estão construindo a máquina do tempo. Em um dos testes chegou do futuro mensagens do pai do Senku, o Byakuya. Como se desenrolará? Não sei. Mas espere, pois está vindo coisa divertida.

Resumindo o Dr.Stone: Do pré-histórico ao futuro

Bom, isso foi o resumo do Dr. Stone. Uma obra que faz uma varredura na ciência e junta somente a nata. Mostrando que a ciência não é uma magia, mas consequência de uma linha infinita de tentativa e erro de uns macacos com pouco pelo. Os homosapiens. Alias, isso não é minha fala, mas do Senku. OK? 

Então, divirta-se com essa obra shonen magnífica que cativou o coração de inúmeros Otaku e quem é da ciência.

Recomendação anterior

Todas as manchas de anime e mangá

Yago