Dorohedoro: Magia×Gore×Comédia!
Como vocês estão? Estão todos bens? Hoje queria falar de um manga chamado ”Dai Dark”. Mas percebi que ainda não tinha falado sobre o “Dorohedoro”. Ambas são da autora Hayashida Q. Escreve Q e lê “kyuu”. Como os gringo chama a letra Q. Ela passou do Weekly Big Comic Spirits IKKI, Monthly IKKI, Hibana, Monthly Shonen Sunday, ou seja, por 4 revistas da editora Shogakukan, e no total foram 18 anos de publicação em 23 volumes.
Independentemente da sua ficha técnica, digo que os 10 anos que acompanhei valeu a pena. O Dorohedoro foi explosivamente divertido. Então, gostaria de escrever as minhas impressões sobre.
É claro que não quero estragar a experiência, então vai ser sem spoiler. E para não ficar muito longo, resumirei somente em quatro pontos. O.K.?
- Um mundo de fantasia sombria com fundos misteriosos
- Comédia pop e grotesca
- Escolha de palavras e ilustrações diabólicos que fazem você querer bater palmas
- História imprevisível e caótica
A propósito, Fujimoto Tatsuki, autor do Fire Punch e do Chainsaw Man (que já apareceu nesse blog algumas vezes), disse em uma entrevista:
“A empresa de produção de anime de Dorohedoro e Jutsu Kaisen vai fazer o Chainsaw Man, que é quase uma plagio do Dorohedoro e Jutsu Kaisen?!”
Twitter ORICON NEWS【アニメ】
Ou seja, quem curte Chainsaw Man sentirá uma sintonia BRUTAL!
Posso dizer com confiança que se você gosta de fantasia negra, esta é uma obra-prima. Talvez, leitura obrigatória. Então, por favor, vá e leia até o fim!
Sinopse
A história de Caiman, um homem cuja cabeça foi transformada magicamente em lagarto, que luta contra bruxos com seu parceiro Nikaidou a fim de encontrar seu verdadeiro rosto e suas memórias.
O gênero é uma trifo de Fantasia sombria, Ação e Comédia!
A fantasia sombria! Um mundo nefasto infestada de desigualdade
O que atrai primeiramente no “Dorohedoro” é o seu mundo, o seu cenário, pois é uma massa de caos! Na qual, atrai os amantes da fantasia sombria.
O manga se passa principalmente em dois cenários.
Uma é o mundo onde as pessoas não sabem usar magias, chamado de “Buraco” e o mundo dos feiticeiros. (Aliás, há também um “Inferno” onde vivem os demônios).
O Buraco é um mundo cheio de ruínas, sempre escuro, pobre e sujo, quase o fim do mundo. Simetricamente, o mundo onde vivem feiticeiros, lá o ar é limpo e o ambiente é ensolarado.
Os “humanos” que vivem no Buraco são frequentemente usados como “animais de teste” para “feiticeiros” treinarem os feitiços. A disparidade é brutalmente clara.
Mas, há uma casta considerável entre os feiticeiros, e os fortes e os fracos estão claramente separados.
Eu esqueci onde foi, mas havia um comentário que me marcou.
Este mundo é dominado e dirigido por aqueles com magias poderosas.
Feiticeiros como nós estão morrendo sem sequer ganhar a vida decentemente.
Esta disparidade, como uma pessoa despreocupada e sorridente mostrando os dedos do meio, são apenas uma pequena parte do caos que compõem este manga.
Há um mundo em Dorohedoro que é tão caótico que é difícil de descrever. Não que seja difícil, mas me fez perder vocabulários.
É um mundo tão decadente e tão único que facilmente cria uma amargura indescritível.
É uma fusão do real e do surreal em uma qualidade excepcional, que de alguma forma me fascinou ao ponto de querer mostrar para vocês! Foi ótimo.
Comédia x Gore
Esqueci de dizer, mas este manga é repleto de gore! Pode ser bastante difícil para aqueles que não gostam de gore, pois nas cenas de lutas tem de sobra.
O assassinato acontece normalmente, há muitas cenas onde o Tarantino ficaria enojado. No entanto, acontecem as cenas de comédia, pop, e este equilíbrio é lindo!
Por razões do tipo “comédia”, há muitas vezes em que a história não avança. Mas, faz parte, né?! Acredito que a comédia ajuda a reduzir o peso do gore, e também ajuda a evitar que a história se torne muito sinistra.
Além do mais, os traços da Hayashida Q faz com que os personagens não sejam malignos. É bem equilibrado e bem interessante. Juntando esse fato, e a histórias deles, os personagens se tornam mais atraentes. Os elementos lúdico são realmente ótimos. Assim, mesmo os ossos e as carnes sendo desenhadas de forma bastante realista e as partes grotescas sendo extremamente grotescas, as cenas de leves tornam o produto final menos traumático. O equilíbrio entre gore e o alívio cômico cria uma visão de mundo única.
Senso seleção verbal que faz você querer lê-la em voz alta
A escolha das palavras em Dorohedoro é desesperadora. Pois são, excepcionais. Os diálogos representam claramente o quão caótico é esse mundo! Fico com muita dó dos tradutores, deve ser horrível traduzir as brincadeiras de palavras que ela faz.
Outro ponto, a propósito, há sempre uma seção no final do livro chamada “O que descobrimos no volume”, e ela sempre termina com: “Isso é… Dorohedoro!”. Parece que o comprometimento dela se apresenta alí.
É a escolha inconfundível de palavras e as habilidades artísticas criam esse mundo único e diabólico.
História imprevisível e caótica
Como muitas vezes acontece com as clássicas fantasias sombrias, não dá para prever como ela se desdobrará. Realmente, a história toda está no caos!
É um mundo tão desordenado que personagens são mortos ininterruptamente, então tudo pode acontecer. Portanto, são surpresas atrás de surpresas. A recomendação é: deixar todas as expectativas de lado e focar na história. Hahahah
Afinal de contas, Dorohedoro é uma compilação, com a história progredindo a partir da perspectiva de diferentes personagens. Mas, basicamente, contando como o personagem principal, Cayman, ganhou-se uma cabeça de lagarto. Você vai descobrir quando ler até o final, portanto não tenha pressa. Vai lá ler com calma.
Acredito que a Hayashida Q inseriu essa poli-visão propositalmente, para deixar mais caótico o que já está caótico. Mas, tudo bem. De uma maneira boa ou não, os desenvolvimentos unem as partes importantes.
Resumo: Magia×Gore×Comédia! Dorohedoro
Se você ler o Dorohedoro, você vai entender porque o Fujimoto Tatsuki disse que o “Chainsaw Man” teria bebido da fonte chamado “Dorohedoro”, incluindo as semelhanças nas portas e nas comidas!
É realmente um manga que deve ser lido por qualquer um que goste de Chainsaw Man, ou mesmo de fantasias sombrias.
A única coisa de que tenho certeza é a diversão garantida.
É tudo o que tenho a dizer sobre Dorohedoro! Já falei muito, mas obrigado por ler até aqui. Divirta-se com essa obra-prima;
- De fantasia sombria clássica
- Repletas de comédia x gore
- Brinca com as palavras e as ilustrações
- Enredo imprevisível e caótico
Se você não tem problema com GORE, definitivamente deve usar o seu tempinho para essa obra-prima publicada por 18 anosl!!
Então o seguinte, querem o Manga? Oficialmente, em Pt está sendo circulado pela Panini.
Querem o Anime? Meu caro, tem na Netflix.
Bem, então, até a próxima!!