Darling in the FranXX

Darling in the FranXX

Eu sei, essa é uma obra que muitos não esperava ver. Até porque, as reações para esse anime, sinceramente, são bem extremas. É amor ou ódio. Não existe um meio termo para Darling in the FranXX. Mas, ao menos para a minha felicidade, eu faço parte do grupo que ama. Por isso, hoje é dia de falar do anime de mechas com algumas… Peculiaridades.

Darling in the FranXX é um anime original, licenciado pela Funimation, e produzido pelos estúdios A-1 Pictures em conjunto com a Trigger e CloverWorks. O anime também recebeu uma versão em manga, e o anime está completo na Crunchyroll.

Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente interessa!

Sinopse

Em um futuro distante, a humanidade quase foi levada a extinção, devido a monstros nomeados Klaxosauros. E essa situação forçou a humanidade a viver nas Plantations, imensas cidades fortaleza. Crianças criadas nas Plantations são treinadas para pilotarem robos gigantes, conhecidos como FranXX. A única arma que consegue lutar contra os Klaxosauros. Mas eles só funcionam com dois pilotos, normalmente sendo um garoto e uma garota.

Hiro, um dos pilotos em treinamento, perdeu toda sua confiança de conseguir se tornar realmente um piloto, devido a ter falhado em um teste de aptidão. E enquanto fugia de sua cerimônia de graduação, ele vai até um lago, onde encontra uma garota com um par de chifres, que se apresenta como Zero Two. Nome de uma piloto conhecida por matar todos seus parceiros.

Durante o encontro, a Plantation é atacada, e Zero Two luta contra os Klaxosauros. Porém, seu parceiro acaba morto, e seu FranXX caído próximo de Hiro. Nesse momento, ela chama Hiro para pilotar com ela. E juntos, eles vencem os Klaxorausos facilmente. Agora Hiro tem uma oportunidade de se redimir, mas talvez o custo seja muito alto.

Dois pilotos

Uma das coisas de Darling in the FranXX que mais reclamaram, foi como funciona os mechas. Porque, sinceramente, é uma clara insinuação a sexo. Nem vou tentar defender isso, porque é bem óbvio. Mas, por algum motivo, isso é o motivo do ódio da maioria dos haters. Eu entendo aqueles que não gostaram do final, porque, sinceramente, não é o tipo que agrada a todos, mas só por algo assim, chega a ser banal. Porque, o mesmo cara que reclama de Darling in the FranXX por isso, não viu problema algum assistindo High School DxD.

Mas saindo desse ponto, o foco de serem dois pilotos, é o fato de precisar ter um nível mínimo de confiança e entrosamento entre eles. E as crianças não são criadas para saber o que é sexo ou coisas assim. Então não existe malícia em relação a isso. Porém, isso é uma das coisas que, conforme se assiste o anime, faz sentido as crianças não serem ensinadas tais coisas. E não me refiro apenas a questão de sexualidade. Vai muito além disso. Há diversas questões que ficam em aberto. Como o fato de todos serem órfãos. E porque a cidade é tão grande, mas o espaço deles é tão pequeno. Muitos detalhes que, quando se presta atenção, fazem se perguntar em qual é o verdadeiro problema ali.

Darling in the FranXX

Um anime de mechas que, para os fãs do estilo Gundam, não vai ser interessante. Mas se você gosta de algo mais “cartoonesco”, por assim dizer, vai ser algo que vai agradar. Além disso, toda a questão social, aos poucos se explica o que levou a humanidade, realmente, a aquele ponto, e o que são os Klaxosauros. E até mesmo qual é a verdadeira situação das crianças. Tudo isso, junto com cenas de ação muito bem feitas, fazem Darling in the FranXX um ótimo anime.

Mas, como disse antes, muitos não vão gostar do final. Não vou nem tentar esconder. O final de Darling in the FranXX não é o que se chama de final feliz. Há algo “fofo”, por assim dizer, ao final do anime. Mas, sinceramente, se você espera que tudo seja perfeito ao final, não vai ser assim. O máximo que posso dizer é, ao menos para mim, foi o final que mais fez sentido. E isso fez ser ótimo, em minha sincera opinião.

Mas é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!

Mancha anterior (Ushio to Tora)

Especial Sword Art Online

Recomendações da temporada (Outubro 2023)

Bruno Arade