Dantalian no Shoka
Há diversas referências a bibliotecas nos animes, as quais contém quantidades inimagináveis de conhecimento. E hoje vos apresento um anime focado na ideia de uma biblioteca do tipo, em um cenário vitoriano, antes de existirem TVs, e os livros eram considerados de grande valor a maioria das pessoas. Conheçam Dantalian no Shoka.
Nascido como Light Novel, com história por Gakuto Mikumo (autor de Strike the Blood), e arte por G-Yuusuke, a novel possuí 8 volumes apenas, com 50 capítulos no total. O anime está disponível pelo nome The Mystic Archives of Dantalian na Funimation, e além do anime, com 12 episódios e um OVA, também deu origem a diversos spin-offs. Mas chega de enrolar e vamos ao que realmente importa!
Sinopse
Hugh Anthony Disward, também conhecido por Huey, é um lorde que recebeu uma carta de seu avô, o colecionador de livros raros, Sir Wesley Disward, que faleceu a seis meses atrás. E nesta carta, constava que Huey havia sido escolhido para receber a herança, mas como condição, ele deveria cuidar de sua biblioteca, e de uma misteriosa garota, chamada Dalian.
Um antigo rival de Wesley marca um encontro com Huey, e ele vai ao encontro de tal homem, acompanhado de Dalian. Apenas para descobrir que seu avô foi morto por tal rival, que também possuí um livro fantasma, um livro místico que Wesley tentou selar.
Em meio ao perigo causado pelo livro fantasma, Dalian revela que ela é a Biblioteca Mística de Dantalian (Dantalian no Shoka), a qual contem 900.666 livros fantasmas selados, e ela faz um pacto com Huey, permitindo que ele acesse a biblioteca, e utilize os livros fantasmas para lidar com outros livros fantasmas que causem problemas. E Essa parceria vai ser manter por muito tempo.
Um anime diferente
Dantalian no Shoka é um anime diferente em diversos sentidos. Primeiro, pela ambientação vitoriana, o que é bem raro. Mas o que realmente torna raro é ver que, Dantalian no Shoka, é um dos poucos animes os quais se tem o maneirismo da época. Os diálogos demonstram muito isso, mas também pequenos detalhes, como o Huey tendo que rodar a manivela de seu carro, algo que normalmente é apenas ignorado.
Além disso, há a questão que, além das cenas de ação em si, que são muito bem feitas, os momentos de citações de livros, enquanto o Huey lê os livros fantasmas, trás uma coisa realmente gostosa ao anime. O que, particularmente, foi uma das características que eu mais gostei em Dantalian no Shoka.
Há, também tem a questão de um suposto romance. Mas é difícil dizer realmente qual é a relação entre o Huey e a Dalian. Ela é uma tsundere, isso com certeza. Porém, não tem nada claro sobre isso. É implícito em certos momentos, mas não passa disso. Não torna o anime pior, mas para quem gosta de algo mais explícito, pode ser um problema.
Dantalian no Shoka
Esse é um anime curto, mas que é uma delícia de assistir. Dantalian no Shoka tem ótima animação, um enredo interessante, e passa a ideia de contos, o que é ideal com o foco que o anime tem em livros. Além disso, os personagens são carismáticos, algo que tenho sentido falta atualmente. Porém, o Huey, a Dalian, são realmente marcantes. O que eu considero ótimo.
Assim sendo, eu sinceramente aconselho a todos que assistam Dantalian no Shoka. Ah, e já deixando claro, o OVA não é uma continuação em si. Na realidade, não da pra saber se acontece antes ou depois do último episódio. Mas ele é irrelevante na história. Não se enganem, o OVA é bom. Mas ainda irrelevante.
E é isso aí! Aquele abraço e até a próxima!
Mancha anterior (Higashi no Eden)
Impressão Final da Temporada (Janeiro 2022) – Parte 1 | Parte 2 | Parte 3
Um comentário em “Dantalian no Shoka”
Comentários estão encerrado.