Chi: Chikyu no Undo ni Tsuite: A tolice do homen que acreditou no heliocentrismo

Chi: Chikyu no Undo ni Tsuite: A tolice do homen que acreditou no heliocentrismo

Como vocês estão? Estão todos bens? Hoje, queria falar de um mangá sobre história. Assim, ele não é exatamente o que aconteceu. Claramente uma ficção. Mas em vários fatores segue a história. Ela chama Chi: Chikyu no Undo ni Tsuite. Tendo como autor o Uoto (acredita se que pode ser referido no masculino, mas não se sabe) e publicado pela revista Big Comic Spirits. Aliás, em uma entrevista, o autor mencionou por que deu este nome: Chi a obra. Pois, pode significar, “conhecimento”, “sangue” ou até mesmo “terra”, por serem homófonos em japonês. Falando um pouco mais, Chikyu no Undo ni Tsuite seria algo do tipo, sobre o movimento da terra.

Pois bem, pra quem já está com medo de spoilers, fique tranquilo. Além do fato que se trata de Heliocentrismo, não será spoilado. Fique tranquilo!

Não achei uma palavra melhor pra descrever, mas o Chi. é um manga incrivelmente divino. Apesar do tema ser bastante humilde, como geocentrismo, ela tornou tão conhecida no Japão que chegou a ganhar o segundo lugar no Grande Prêmio Manga de 2021!

Então, começaremos com uma breve sinopse. Vamos lá?!

Sinopse

Na Europa do século XV, o menino prodígio Rafal sempre tomou as decisões de forma racional.

Mas um dia, um homem misterioso aparece em sua vida, e ele pesquisava a ideia herética: “verdade heliocentrica”. Uma história fictícia das vidas e crenças daqueles que arriscaram as suas vidas para pesquisar a verdade sobre a proibida ideia heliocêntrica!

Uma epopeia dos rebeldes que acreditaram e foram a fundo sobre o heliocentrismo.

Daria a sua vida para a sua convicção? Esta certeza deixaria todos e todas contra você?

Provavelmente, este seria o slogan da história: Chi: Chikyu no Undo ni Tsuite, e o manga se trata exatamente disso!

A  esmagadora curiosidade, o tamanho da vontade e a convicção é incrivelmente legal.

Em um mundo onde o geocentrismo é a norma e qualquer estudo heliocêntrico, que desafia os ensinamentos de Deus, é punível com extrema rigorosidade (tipo a morte), acreditar na possibilidade heliocêntrica não ocorreria sem convicção.

Se você fizer uma leve pesquisa, automaticamente será submetido a torturas inimagináveis.

Para nós que vivemos no mundo moderno, continuar a acreditar em tal possibilidade é preciso uma determinação muito maior do que imaginamos, uma vez que já vivemos em um mundo que aceita o heliocentrismo. Se bem que tem outras que está difícil de avançar. Mas bem, deixemos isso para uma outra oportunidade. 

Isso significa que o Rafal não é apenas um excêntrico ou algo nesse nível.

Se você acompanha One Piece, você deve ter se assustado quando queimaram a cidade natal da Robin, Ohara, por pesquisar história inconveniente para o governo. Este manga lembra bastante deste trecho do One Piece. 

Tinha comentado anteriormente que este manga mostraria a convicção dos envolvidos. A capacidade do autor de nos fazer imaginar a “convicção”, e esta é a porte mais incrivel desta obra!

Resumindo: A tolice do homem que acreditou no heliocentrismo. Chi: Chikyu no Undo ni Tsuite 

Esse foi o meu ver sobre o “Chi: Chikyu no Undo ni Tsuite”. Realmente, fui de cabeça. É tão herético, nada ortodoxo. Me deu arrepios, foi tão grave que ainda sinto calafrios enquanto escrevo.

Ah esqueci de mencionar, mas o tema, “Para que vivemos?” é um assunto que está sempre presente, e os temas religiosos como;

  • Curiosidade e intuição vs. Fé
  • Céu / Paraíso vs. Mundo Real

Também são abordados de forma brutalmente interessante.

Pessoas como eu, que gostam dos aspectos filosóficos das obras, também vão gostar dele.

Como não é uma fantasia em completo, mas há elementos históricos entrelaçados, acredito que surgirão fãs profundamente fervorosos!

É uma obra-prima que transmite a idéia de “manter as próprias crenças tão fortemente quanto uma pedra”. O primeiro capítulo inicia de uma forma bastante brutal, mas peço-lhes que prossigam até o final do primeiro volume!

Se você ainda não leu, por que não dar uma olhada em “Chi: Chikyu no Undo ni Tsuite”?

Então o seguinte, querem o Manga? Não garanto nem em inglês, nem em português, mas “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Bem, então, até a próxima!!

Recomendação anterior
Todas as manchas de anime e manga

Yago